Rodapé embutido: Como funciona?

O rodapé embutido tem conquistado cada vez mais as decorações de casas, apartamentos e empresas. É um acabamento que reúne a praticidade e estética para os ambientes e entre outros benefícios relacionados.

Esse é considerado um acabamento bem versátil, podendo ser instalados em diversos cômodos da casa, como cozinhas, salas de jantar, sala de estar, quarto e até banheiros. Disponíveis a partir de variações em materiais, saiba aqui como funciona o rodapé embutido, como instalar, preços e principais benefícios para seu ambiente.

rodapé embutido

Rodapé embutido – Descubra aqui como funciona

Para quem ainda tem dúvidas, o rodapé embutido funciona como um acabamento de extensão do piso no ambiente interno, sendo sua instalação fixada ao reboco da paredeO resultado é um revestimento sobre a estrutura de sustentação do ambiente, porém, não possui um aspecto de nível em um acabamento linear que vem do piso para a parede.

As decorações com o rodapé embutido promovem um acabamento de piso continuado, sendo este um revestimento indicado principalmente para pisos frios como cerâmica e porcelanato. Contudo, também é possível encontrar rodapé embutido de madeira em diversas cores e tamanhos para combinar com sua decoração rústica e provençal.

Aprenda a colocar o rodapé de porcelanato embutido 

De modo geral, o rodapé embutido é instalado logo quando o reboco está sendo realizado, o que permite um acabamento uniforme da parede. A escolha do material e tamanho do rodapé é muito importante, pois elas devem permitir que o efeito embutido seja realizado com sucesso.

Procure dimensões e formatos das peças com bordas retas, apostando em modelos, como por exemplo, o porcelanato que combina com o revestimento do piso e promove um acabamento todo nivelado. Esse processo é preferível ser feito quando o piso já está colocado. Isso ajuda em um melhor acabamento entre os dois revestimentos.

Após essas dicas, confira o passo a passo para colocar o rodapé de porcelanato embutido. 

rodapé embutido
  1. Ainda na fase do reboco, deixe um espaço rente ao piso de 10 a 15 centímetros para instalar o rodapé embutido de porcelanato;
  2. Prefira peças com tamanhos entre 7 a 8 centímetros de comprimento e altura até 30 centímetros para fixar na parede;
  3. Adicione camadas de impermeabilizantes na parede, inclusive no lado externo do rodapé embutido;
  4. Comece adicionando massa (argamassa ou rejunte) em toda a estrutura para a colagem dos rodapés na parede;
  5. Coloque primeiro espaçadores no chão, para servirem de base para as peças de rodapé. Depois esse vão será tampado com rejunte;
  6. Depois de criar um espaço entre a parte o rodapé e o piso, comece fixando as peças uma a uma com muito cuidado;
  7. Faça o nivelamento do rodapé com a parede;
  8. Finalize a parede superior com reboco;
  9. Para finalizar, adicione o rejunte nos espaços depois da secagem do rodapé.

Outra dica para antes de fazer a pintura da parede é utilizar fita crepe nas bordas da peça, assim você evita manchas no rodapé de porcelanato.

Quanto custa o metro do rodapé embutido?

O valor do rodapé embutido varia muito de acordo com o material e local onde está sendo comercializado. De modo geral, você poderá comprar o rodapé em lojas de construção e decoração. As peças podem ser vendidas em valores unitários ou por metro, por isso, é interessante medir o ambiente onde será instalado antes de fazer as cotações.

Nos próprios estabelecimentos, eles podem oferecer o serviço completo de venda dos produtos e instalação do rodapé embutido. O que poderá ser uma vantagem para quem prefere contratar um serviço completo. Em algumas pesquisas encontramos valores diferenciados, mas para ter uma base, nas cotações de instalação de rodapé de cerâmica embutido o custo pela colocação por metro pode chegar a R$ 45.

rodapé embutido

Benefícios de usar o rodapé embutido

Ao apostar na instalação do rodapé embutido você também irá investir em benefícios para sua casa, que envolvem não somente a estética, como também, a funcionalidade para o cômodo em questão.

Acabamento contínuo do piso 

Um dos primeiros benefícios do rodapé embutido é a estética, isto é, este é um acabamento perfeito para projetos que buscam a amplitude do espaço. Para esse resultado, você precisa escolher os mesmos materiais para o revestimento de piso e na parede.

Com a aplicação do rodapé embutido você terá uma parede protegida e poderá acrescentar outros detalhes em decoração, como por exemplo, um espelho em toda a extensão da parede no ambiente.

Melhor otimização do espaço 

Para projetos de residências pequenas, a aplicação do rodapé embutido pode melhorar a otimização do espaço. Com apenas alguns centímetros ganhos em comparação ao rodapé convencional, a aplicação embutida permite que os móveis fiquem mais próximos da parede, além da sensação de espaço ampliado com o efeito de continuação do piso. 

Ideal para quem busca uma decoração moderna 

Além da funcionalidade para o ambiente, os rodapés embutidos são ideais para quem busca uma decoração moderna para casa. A sensação de amplitude do ambiente é resultado da escolha do material do rodapé e efeito em “L”, bem como, o tamanho da peça que pode chegar a 30 cm de altura. 

Por isso, escolha peças em acabamentos modernos como o porcelanato, que é muito utilizado nos projetos de casas contemporâneas.

Rodapé embutido é fácil de limpar 

Outra vantagem de apostar no rodapé embutido é que ele é fácil de limpar. Diferente dos rodapés convencionais, as peças não acumulam sujeira, pois estão rente a parede. A limpeza do ambiente pode ser feita com vassoura, rodo e aspirador de pó, sendo que o cantinho entre o piso e a parede ficará de livre acesso.

Protege a parede da umidade

Em regiões úmidas pode acontecer de as paredes da casa ficarem em contato com a umidade. Para resolver esse problema, além do uso de impermeabilizantes, a parede com rodapé embutido protege desses efeitos do tempo.

Como o rodapé fica nivelado com a parede, se cria mais uma camada de proteção contra umidade, sem necessidade de revestir toda a parede com piso. O rodapé embutido funciona como um acabamento versátil para praticamente todos os cômodos da casa, mas no caso de reforma, o mais indicado é quebrar parte do reboco para a aplicação das peças na parede.

Porém, se a parede é estrutural, o recomendado é não mexer na estrutura. Utilize a reforma com rodapé embutido apenas nas paredes para fechamento.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.