Pias Para Cozinha – Tipos, Modelos e Como Escolher

Escolher dentre os mais diversos modelos de pias para cozinha talvez não seja a tarefa mais rápida e fácil. Afinal, com tantas possibilidades de acabamentos e materiais que vemos por aí, torna-se realmente difícil decidir qual opção encaixa em todos os nossos pré-requisitos. Desse modo, a melhor saída é, portanto, conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas alternativas.

E, pensando nisso, criamos o nosso guia de hoje. Nele você aprenderá a como escolher o melhor tipo de pia para a sua cozinha, considerando diversos pontos. Mas, antes disso, você poderá conhecer os modelos incríveis que trouxemos para te inspirar. A partir disso, certamente você fará a melhor escolha possível e o resultado será aquele que você sempre sonhou para o seu lar. Portanto, acompanhe a seguir as informações e aprenda a como escolher dentre os modelos de pias para cozinha:

Pias para cozinha – Tipos de pias

Existem diversos estilos de cozinha e decoração para este ambiente. E, portanto, a pia não poderia ficar de fora dessa composição, não é? Acompanhe a seguir os modelos mais lindos e escolha aquele que mais combine com você:

Granito

A pia de granito é uma das mais utilizadas em todas as casas brasileiras. Isso porque ela traz beleza, segurança e praticidade. Uma vez que a sua durabilidade é imensa e a sua combinação de cores é capaz de deixar qualquer cozinha mais elegante e aconchegante. Podendo, dessa forma, encontrar aquela tonalidade que mais se encaixe com os objetivos decorativos de sua cozinha.

Além disso, não podemos deixar de mencionar a praticidade de limpar este tipo de pia. Uma vez que você não precisará ficar esfregando para ter um resultado satisfatório na limpeza diária e profunda. Basta uma esponja com sabão neutro, água limpa e um paninho macio para você ter uma limpeza impecável.

Entretanto, este tipo de pia é o que mais combina com modelos de cozinha mais vintage, já que considera tonalidades mais suaves para compor o ambiente como um todo.

 

(Foto: Pinterest)

 

Corian

O modelo de pia Corian pode ser um pouquinho mais caro do que as opções que estamos acostumados a encontrar no mercado. Afinal, estamos lidando com um material importado, e por isso há um encarecimento no seu custo final. Porém, ele traz o benefício de ter nenhuma absorção de líquidos, como ocorre no aço inox. Assim, você não precisa se preocupar com o fato de que a sua pia possa “inchar” ou absorver até mesmo “sujeira” demais.

Além disso, você também terá a facilidade de limpar a peça, uma vez que não há absorção e a limpeza pode ser bem simples e rápida. Trazendo sempre o conforto de agilidade para quem tem vida ativa e corrida.

 

(Foto: Pinterest)

 

Aço Inox

O aço inox é certamente o tipo de pia mais conhecido por todas as pessoas. Talvez possamos inclusive dizer que é um dos mais econômicos. Uma vez que a aquisição do produto em si não é tão cara quando comparado com outras possibilidades de pia para cozinha.

Pontos que precisam ser considerados sobre este tipo de pia:

  1. Praticidade na limpeza: Sim, a limpeza deste tipo de material pode ser bem rápida, mas, eventualmente, irá requerer uma limpeza mais demorada. Para isso, será necessário “arear” a sua pia, para garantir que o brilho e a beleza do inox se mantenham por tempo indeterminado. Caso contrário, com o passar do tempo a sua pia poderá ficar muito fosca e “sem vida”, dando margem ao aparecimento de manchas no inox.
  2. Valor: Porém, sabemos que o valor para adquirir este tipo de pia é muito menor do que o de outras possibilidades. Tudo dependerá também do quanto de tempo ou dinheiro você está disposto a investir na sua cozinha.
  3. Durabilidade: De modo geral, este tipo de pia conta com uma ótima durabilidade, não necessitando de trocas recorrentes.
  4. Decoração: Por fim, um fator que talvez torne esta pia uma opção menos atrativa para você: o que diz respeito à decoração. Afinal, estamos falando de um material comum e bastante simples, que não complementa a decoração com um toque especial. Porém, se você caprichar no restante da decoração da sua cozinha, certamente este será apenas um mero detalhe na composição como um todo.

 

(Foto: Pinterest)

 

Mármore

O mármore é outra pedra nobre que traz beleza e conforto visual para qualquer ambiente em que é colocado. E, desse modo, não seria diferente na cozinha. Trazendo diversos benefícios, como: praticidade, limpeza fácil, conforto, mesa de apoio para preparar as suas refeições, bem como a beleza é incomparável.

Em contrapartida, talvez uma forma de apontar um ponto negativo deste produto, seja com relação ao seu valor final. Afinal, ele pode encarecer um pouco mais a decoração da sua casa.

 

(Foto: Pinterest)

 

Alvenaria

E quem foi que disse que para ter um acabamento perfeito em sua cozinha você precisa, necessariamente, investir em materiais mirabolantes? Não mesmo! A pia de alvenaria vem como uma prova para isso.

Você pode sim conquistar uma decoração impecável e um efeito incrível apenas com uma cortininha ou com as prateleiras abaixo da pia realmente aparentes. Trazendo mais praticidade, até mesmo para você preparar os seus alimentos, já que tudo estará mais rápido em suas mãos.

 

(Foto: Pinterest)

 

Porcelanato

O porcelanato é outra opção elegante e clean para manter a sua cozinha sempre bonita, com ar de limpeza e delicadeza. Perfeita para quem quer dar aquele toque colorido em outras peças, mas precisa de um equilíbrio para ter um resultado perfeito.

Aposte nesta possibilidade e conte com um acabamento leve, confortável e com uma praticidade incrível na hora de limpar a sua cozinha.

 

(Foto: Pinterest)

 

Mas, como escolher a pia ideal?

Bem, escolher a pia ideal, depois de conhecer tantos tipos de pias para cozinha, talvez seja uma tarefa mais difícil do que antes! Porém, fique tranquilo! Com algumas considerações importantes você certamente encontrará o modelo que mais supra as suas necessidades.

  • Investimento: Primeiramente você precisa pensar no investimento que pretende fazer em sua cozinha como um todo. Afinal, não dá para comprar aquela peça caríssima para a sua pia e esquecer que tem todo o restante da cozinha para comprar, não é? Quando você estipular o valor máximo de investimento para a sua cozinha, você poderá elencar o valor que pretende investir em cada um dos itens. Assim você chega ao valor que pretende pagar em sua pia e poderá elencar as peças que se encaixam neste orçamento. Não se esqueça de considerar o preço da instalação, ok?
  • Praticidade: Depois de elencar aquelas peças que podem se encaixar no investimento inicial, é hora de pensar na praticidade de cada uma delas. Pense no tempo que você terá para mantê-las sempre bonitas e limpinhas. Assim você poderá escolher dentre as opções anteriores aquelas que são mais fáceis de limpar, caso você tenha pouco tempo. Ou se você não se importar com a demora da manutenção, poderá pular para a próxima etapa de escolha.
  • Complemento: O complemento que estamos retratando aqui é com relação a sua decoração. Depois de elencar os tipos de pias para cozinha seguindo os nossos passos anteriores, é hora de considerar quais das que sobraram combinam, de fato, com a decoração da sua cozinha. Assim, novamente, você poderá eliminar aqueles modelos que não poderão fazer parte do seu ambiente.
  • Gosto pessoal: Por fim, considere o seu gosto pessoal para escolher dentre as opções que possam ter sobrado. Afinal, acima de qualquer ditadura decorativa devemos colocar o seu gosto e o seu bem estar. Assim certamente não haverá erro na sua escolha!

Agora é com você

Aposte em todas as nossas dicas, saiba tudo sobre cada um dos modelos e encontre a melhor alternativa para o seu lar. Temos certeza que o resultado será o melhor possível e você poderá desfrutar de uma decoração e praticidade que encaixam perfeitamente no seu lar e no seu dia a dia. Só não se esqueça de contar pra gente, nos comentários, quais foram os seus resultados!

Add Comment