O Que é Soleira? Para Que Serve?

Um dos acabamentos mais procurados no mercado da construção civil, é a famosa soleira. Mas, de fato, você sabe o que é uma soleira e para que serve? Pois no artigo de hoje você vai aprender tudo sobre esta peça de acabamento para, certamente, deixar sua casa ainda mais bonita.

O que é soleira e para que serve?

Pelo nome, a gente já consegue definir mais ou menos sua função: um objeto que vai no solo. Mas você pode achar que essa explicação seria muito simplória, não é mesmo? E realmente é. Pois é muito mais do que isso.

Uma soleira nada mais é do que uma peça de algum material resistente (granito ou mármore) para colocar em portas e janelas. É um objeto que ajuda claramente na composição estética e acabamento dos cômodos.

 

(Foto: Pinterest)

 

Qual a função da soleira?

Além de deixar o ambiente mais bonito, uma soleira tem como objetivo de também dividir visualmente os cômodos. Por muitas vezes, o piso da cozinha é diferente do piso do quarto, por exemplo. E a soleira na porta ajudará a criar uma sensação de finalização e separação.

Além do acabamento estético para sua casa, a soleira nas portas também ajuda a criar uma sensação de estrutura na porta, dando a impressão que a porta está mais firme. Entretanto, isso não quer dizer que sem uma soleira a porta fique solta.

Soleira para janela, existe?

Como falamos, a definição de soleira simploriamente não é válida. E isto deve-se também muito ao fato de ela ser usada, inclusive, em janelas. Não só no solo.

Sim, você poderá encontrar este material também para finalizar e aplicar como acabamento nas janelas da sua casa. Também em mármore ou granito, a peça fica instalada no “balcão” da janela. Ou seja, onde o vidro é aplicado.

Quais os tipos de soleira?

Existem no mercado diversos tipos de soleiras, desde mais baratas até as mais exclusivas e mais caras. Entretanto, a escolha da soleira certa se dá por alguns critérios que você pode levar em consideração. E um deles, é o quesito estético. Para acabamentos estéticos que combinem com os demais materiais da sua casa, é recomendado sempre que você procure um designer de interiores.

Mas algo que você mesmo pode adotar para a escolha da soleira, é o contraste que a peça causará na sua casa. Uma vez que a função dela também é criar a sensação de divisão de cômodos, uma dica é você escolher cores que se destaquem da cor do seu piso. Ou seja, se o seu piso for branco, uma soleira preta certamente se encaixaria na decoração do ambiente.

 

(Foto: Pinterest)

 

Criar contrastes é uma boa ferramenta de destaque. Principalmente para ambientes internos da sua casa. Pois assim, você consegue equilibrar os pesos e não chamará atenção apenas para uma peça. Além de criar um clima de equilíbrio organizacional, é claro.

Mãos à obra!

Agora que você já conhece um pouco sobre as soleiras, está na hora de colocar a mão na massa. Vá a uma loja de materiais de construção de sua confiança, apresente o projeto da sua casa e escolha a soleira que mais combinar com seus ambientes. Se tiver alguma dúvida, por favor, deixe um comentário para que possamos te ajudar.

Add Comment