Manacá da Serra: O que é?

Uma das plantas mais lindas que podemos ter em nosso jardim é o Manacá da Serra. Essa planta tem flores coloridas, vibrantes, delicadas e que dão um toque especial para a sua casa. De modo geral, a flor nasce branca e vai mudando de tonalidade, chegando ao roxo no seu último estágio de vida.

Entenda como cultivar o Manacá da Serra (Foto: Divulgação)

Uma das vantagens dessa planta é que ela se torna uma árvore de pequeno ou médio porte e se acomoda em qualquer canto do seu jardim. O Manacá pode ser bem colorido, pois dá flores de tons diferentes em um mesmo galho, deixando o seu ambiente melhor.

Manacá da Serra

  • Nome mais conhecido: Manacá-da-serra
  • Mais nomes: cuipeúna, jacatirão, jaguatirão, flor-de-maio, pau-de-flor, flor-de-quaresma, jacatirão-de-capote, jacatirão-de-joinville
  • Categoria: Árvore Ornamental
  • Família: Melastomataceae
  • Clima preferido: Tropical, Subtropical e Equatorial
  • Origem da planta: Brasileira
  • Como ela se propaga: Através de muda
  • Luz solar: Meia sombra, sol pleno
  • Como regar: Água média
  • Quando floresce: Na primavera / verão

O Manacá da Serra é típico da Mata Atlântica nacional, sendo bem comum em áreas litorâneas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Essa planta vinga quando tem solo com nutrientes e contato com o sol ao menos em parte do dia.

Essa planta tem uma variedade anã, que alcança 3 metros, podendo ser cultivada em vasos, o que facilita a sua movimentação em seu quintal, podendo ser cultivado até em apartamentos com sacadas.

Como plantar?

Para fazer o plantio é necessário colocar no solo uma parte de terra vegetal, uma parte de composto orgânico e duas partes de areia. Misture bem e terá uma mistura similar a de origem de “morada” dos Manacás nativos do litoral.

Como já mencionamos, deixe a planta em um local que pegue sol. O Manacá gosta muito de água, precisando ser regado com frequência, no verão. Na época do ano mais fria, com clima ameno, verifique se a terra está úmida antes de regar novamente.

Veja abaixo um vídeo para você aprender a cultivar sua Manaca da Serra Anã:

Quando o Manacá da Serra floresce?

O Manacá da Serra floresce entre os meses de novembro a fevereiro. No mês de março aparecem pequenos frutos duros que lembram os coquinhos das palmeiras. Esses frutos, se abertos, terão uma sementinha ao meio, bem fina, como grão de areia.

É possível fazer a germinação do Manacá da Serra por meio das sementes, mas é bem trabalhoso. Se poder, pegue um galho e faça o plantio por meio de estacas. Você pode pegar mudas em casas de jardinagem, floriculturas e afins. Plante em áreas abertas ou se for a modalidade menor, aposte em plantios em vasos.

Leia também:

4 Comentários

  • Bom dia Elida, vi outro post seu sobre piso vinilico… Você comenta que o mesmo não mancha e que pode ser aplicado na cozinha e no banheiro… Gostaria de mais informações, Você tem como ajudar?

  • COMPREI UMA MUDA DE MANACA ESTAVA LINDA TODA FLORIDA COM MAIS DE 200 BOTÕES VIM PRA CASA TODA FELIZ PLANTEI NO VASO COM TODO CARINHO NÃO DEICHEI FALTAR AGUA ELA CAIU AS FOLHAS TODAS E NÃO TIVE I PRAZER DE VER UMA SÓ FLOR ABRIR ,AGORA CAIRAM TODAS AS FOLHAS E FLORES DEI UMA PODADINHA DE LEVE SERA QUE ELA VAI BROTAR DE DE NOVO E DAR FLOR ,SE POCIVEL MANDA RESPOSTA PARA MIM PELO MEU FACE OBRIGADA

    • oi Maria das Graças gostaria de saber se seu manaca deu certo se depois de cair todos os botoes reviveu novamente porque o meu ficou igual??????

  • O meu tbm … O seu deu certo ?

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.