Construção a Seco: Como funciona? Quais as vantagens?

Você sabe como funciona a construção a seco? Bom, esta é uma excelente alternativa para quem busca uma construção leve, eficiente, rápida e barata. Tudo isso parece bom demais para você? A verdade é que de fato as estruturas de construção a seco são incrivelmente boas e trazem um retorno muito positivo.

E é justamente sobre isso que falaremos a partir de agora. Vamos entender o que de fato é uma construção a seco, como ela pode ser feita e como ela é vantajosa, se comparado a uma construção convencional de alvenaria. Acompanhe o texto e entenda!

construção a seco

Construção a Seco: Como funciona?

Uma construção a seco nada mais é do que uma construção que não utiliza água. E talvez isto seja associado diretamente com construções de casas ou projetos de madeira. O que, em parte, é verdade. Mas, não é somente isso. Construção a seco não é somente uma “casa de madeira“. É uma tendência e uma técnica que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

Nos Estados Unidos, por exemplo, este tipo de construção é extremamente popular. É muito comum vermos casas completamente construídas com materiais a seco, entre estruturas galvanizadas e revestimentos sólidos. Isto impacta positivamente em diversos aspectos, que veremos durante o texto.

Entre outros passos, estes são os principais adotados para entendermos como funciona uma construção a seco:

  1. Tudo começa pelo fundamento da sua casa;
  2. Ergue-se uma estrutura de metal ou madeira;
  3. As paredes são compostas por placas de madeira;

Falaremos sobre cada um destes aspectos a partir de agora detalhadamente. Entenda tudo a seguir.

equipamento de proteção individual

1- Tudo começa pelo fundamento da sua casa

Todos os projetos devem começar pelo fundamento. E aqui, vale fazer metáforas com diversos outros assuntos. Afinal, começar pelo telhado nunca funciona, não é mesmo? Pois bem, no caso de construção a seco o fundamento é também a primeira etapa.

E ele pode ser feito de diversas formas. Tudo dependerá de como o projeto for desenhado e a planta da casa estruturada. Na grande maioria das vezes, o fundamento pode ser com cimento (vigas, estruturas, etc). E, a partir disso, a construção a seco em si começa de fato!

2- Ergue-se uma estrutura de metal ou madeira

Depois que o fundamento estiver concluído, começam a ser erguidas as estruturas da casa em si. Estas estruturas são compostas por diversos materiais, desde madeira, até metal ou ferro galvanizado. Tudo para que haja segurança e resistência no médio e longo prazo. Logo mais, esta estrutura dará suporte para as paredes dos ambientes. Ou seja, é de fato uma etapa importantíssima.

3- As paredes são compostas por placas de madeira

Depois que a estrutura estiver devidamente pronta sobre os fundamentos, inicia-se o processo de instalação das paredes. Estas paredes podem ser de madeira ou outros tipos de materiais pré-moldados e secos. O encaixe acontece de acordo com o tamanho do projeto da casa. Em poucas horas, é possível ter a grande maioria das paredes devidamente instaladas e, desta forma, o cliente poderá receber o imóvel em tempo recorde, se comparado com alguma estrutura de alvenaria.

E isto nos leva diretamente ao próximo tópico, onde falaremos sobre as vantagens deste tipo de construção. Continue lendo!

construção a seco

Quais as vantagens da construção a seco?

Você já entendeu que construção a seco é, de fato, uma excelente forma de poupar tempo, não é mesmo? Afinal, podemos perceber isso logo ao entender que uma parede fica pronta em algumas horas. Diferente do que seria em uma construção de alvenaria básica, com tijolos e traço de concreto. Mas, não é somente o tempo como uma vantagem. Existem outros fatores que devem ser considerados, como:

  • Velocidade na obra – Cerca 65% mais rápido que uma obra de alvenaria;
  • Mais garantias na compra de produtos;
  • Capacidade térmica excelente para o ambiente – Menos custos com climatização;
  • Materiais resistentes e leves ao mesmo tempo;
  • Custo extremamente reduzido e fiel ao orçamento;

Legal, não é? Para entender melhor cada um destes pontos, falaremos detalhadamente sobre cada um deles a partir de agora.

Custo extremamente reduzido e fiel ao orçamento

O primeiro critério para considerar uma vantagem na construção a seco, é o custo. Ele é extremamente baixo se comparado com uma estrutura de alvenaria padrão. Afinal, o tempo de mão de obra aqui é muito reduzido. E, como você sabe, a mão de obra muitas vezes faz o valor de uma obra subir muito!

Porém, em alguns locais do Brasil, o valor ainda não é atrativo por diversos motivos. O principal deles, é a falta de mão de obra qualificada para trabalhar. Ou seja, as poucas pessoas que sabem construir a seco são valorizadas, o que torna uma obra neste estilo ainda pouco competitiva por aqui. Enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, já é extremamente barato.

Velocidade na obra – Cerca 65% mais rápido que uma obra de alvenaria

Outra grande vantagem de optar por uma construção a seco, é a velocidade na obra. Conforme mencionamos anteriormente e você pôde notar, uma construção a seco pode demorar cerca de 65% a menos do que uma construção convencional. Por isso, se você precisa de um projeto rápido, considere experimentar uma obra neste estilo. Com os profissionais certos, tudo andará rapidamente.

construção a seco

Mais garantias na compra de produtos

Diferente de produtos convencionais de alvenaria, aqui o consumidor pode ter acesso a muitas garantias. Há empresas que oferecem até 30 anos de garantiras em produtos de construção a seco. Afinal, eles sabem do real valor que este tipo de obra pode oferecer ao consumidor. Produtos de qualidade e segurança tornam a obra mais barata no longo prazo!

Capacidade térmica excelente para o ambiente – Menos custos com climatização

Outro ponto muito positivo deste tipo de obra, é a capacidade térmica das paredes. Dependendo do projeto que você escolher, poderá receber paredes com mais ou menos possibilidades térmicas. E isto, automaticamente, impactará no consumo de aparelhos como ar-condicionados ou aquecedores. A climatização da casa acontecerá de uma forma mais natural. O calor ou o frio ficarão para o lado de fora.

Materiais resistentes e leves ao mesmo tempo

E, por último, uma questão que talvez venha a mente de todos que queiram optar pela construção a seco: a resistência dos materiais. A verdade é que estes materiais são muito rígidos e leves ao mesmo tempo. Logo, sua capacidade de durabilidade é muito boa. Há materiais, por exemplo, que podem suportar ventos de até 300 quilômetros por hora. O que é realmente incrível e nos dá uma boa margem de segurança, não é mesmo?

Encontre os profissionais certos e garanta uma excelente performance na sua obra!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.