10 dicas para montar sua planta de casa

Quando estamos construindo, sonhamos em ter uma casa personalizada e de acordo com as nossas necessidades, certo? Para realizar esse desejo, o primeiro passo é elaborar uma planta de casa bem feita e que oriente corretamente o responsável pela obra, para que tudo saia perfeito.

10 dicas para montar sua planta de casa

Na internet estão disponíveis inúmeras opções de projetos de casas online, mas nem sempre encontramos modelos que nos agradam. Nesse caso, uma ótima alternativa é criar o seu próprio desenho, de maneira simples e rápida, que servirá de base para o projeto definitivo, que precisa ser elaborado por um profissional especializado.

Para ajudar nessa tarefa inicial, apresentamos 10 dicas para montar sua planta de casa sem grandes dificuldades, de forma que a sua planta seja o projeto de imóvel que você sempre sonhou.

10 dicas para montar sua planta de casa

Além de fazer o desenho à mão, você também pode contar com a ajuda de vários sites e programas na internet para auxiliar na montagem da sua planta de casa. Confira algumas dicas que vão facilitar ainda mais esse trabalho.

1- Use um programa para plantas 3D

Para começar a desenhar  planta de casa, a melhor alternativa é usar um programa como o Floorplanner, que conta com diversas ferramentas para criar a casa dos seus sonhos.

dicas para montar planta de casa

2- Comece pela base

O primeiro passo para criar uma planta de casa é fazendo a base dela, ou seja, definindo o tamanho dela. Para isso, é preciso ter as medidas do terreno e da casa que quer construir.

dicas para montar planta de casa

3- Faça um esboço no papel

Antes de passar o desenho da planta para o computador, é preciso ter um esboço no papel. Desenhe o seu projeto de planta em uma folha, descrevendo cada um dos cômodos.

dicas para montar planta de casa

4- Passe o desenho para o Floorplanner

Passe o desenho que você fez no papel para o programa, colocando todas as medidas e descrições do seu esboço de planta da casa.

Planta de casa floor plans

5- Adicione os móveis

Depois de colocar todas os cômodos desenhados no programa, você poderá fazer uma simulação com os móveis colocados em cada canto da planta, para saber como sua casa ficará quando estiver montada.

dicas para montar planta de casa

6- Simule o piso

Agora, é a hora de acrescentar o piso, para saber se ele combinará com cada cômodo da sua futura residência.

dicas para montar planta de casa

7- Planta de sobrado

Algumas pessoas buscam por construção de sobrados e para isso é preciso desenhar uma planta ao lado da outra (planta superior ao lado da planta inferior).

dicas para montar planta de casa

8- Espaços adicionais

Quando a planta é composta por cômodos adicionais, como por exemplo a garagem e a área de lazer, basta deixar um espaço e acrescentar o desenho desses dois lugares.

Planta de casa

9- Portas e janelas

Não se esqueça de colocar as portas e janelas nos lugares desejados, para visualizar um desenho mais completo.

dicas para montar planta de casa

10- Salvando o projeto

Quando tiver sua planta de casa pronta, anote tudo o que fez e usou no desenho para não esquecer quando for construir sua casa. Salve o projeto no computador ou imprima a planta, para apresentar a um profissional da área, que irá utilizar o esboço para elaborar o desenho definitivo.

dicas para montar planta de casa

Construir a casa

Como dissemos anteriormente, a elaboração da planta de casa online grátis é apenas uma base para o projeto da sua futura casa, servindo de inspiração para o arquiteto ou engenheiro que você precisará contratar para fazer a planta definitiva. O processo inclui ainda a apresentação da planta para aprovação na prefeitura e o pagamento das taxas do CREA, entre outros detalhes.

Para construir a sua casa que ainda é um projeto, pesquise por materiais de construção de qualidade e com preços baixos. Contrate um bom profissional para auxiliar na construção de seu novo imóvel e combine um prazo de entrega.

Leia também:

7 Comentários

  • Qeria reforma mnha casa. Mudar quarto sala e cozinha só q é uma casa germinada de quatro comodos. E o quarto e na frente

  • para se projetar uma residencia apenas com arquiteto, um site como tudo construção deveria valorizar o profissional da arquitetura

  • Disponho de um terreno com 18 de frente, 12 de fundos, 27,50 de um lado e 22 do outro. Pretendo fazer no mínimo 10 quitinetes no mesmo. Podem me mandar alguma sugestão. No terreno existe uma casa pequena com sala, 2 quartos, cozinha e banheiro a qual deverei demolir ou reaproveitar conforme sugestão.

  • Com segurança, é recomendado procurar o profissional de arquitetura, competente para o desenvolvimento de um projeto com qualidade certificada.

  • O uso do espaço é mais importante para quem reside, não é cópia dos que os outros fazem pois para cada projeto tem um pensamento exclusivo e uma infinidade de variáveis para se levar em consideração. É importante contratar profissionais responsáveis e habilitados para tal função. Um Arquiteto traz economia, segurança, qualidade de vida e menos dores de cabeça, contratar um arquiteto para esclarecer tais pontos e projetar é, sem dúvida, a melhor idéia.

  • Ola boa noite estou querendo construir minha casa .mais estou em dúvida de como construir.queria que você me ajundase .como fazer ! Quero com garagem dois quarto dois banheiro e cozinha e a área de sevirço O terreno tem 5 metro de frente e 17 de comprimento me ajunde por favor.

  • Pelo o que entendi, as idéias o site, não são para substituir um arquiteto e sim para que a pessoa interessada em construir, faça um esboço do que pretende e depois levar para um arquiteto e engenheiro, para com os conhecimentos técnicos, colocarem em prática as idéias ali contidas e podendo ainda, orientar mudanças para assim melhorar o projeto.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.