Como mudar voltagem de tomada 110V para 220V e vice-versa

Você sabe como mudar voltagem de tomada? No post de hoje você vai aprender como trocar a voltagem sozinho e converter a tomada para usar eletrodomésticos de determinada voltagem.

É bem comum que várias regiões do país tenham voltagens diferentes para tomadas, alguns lugares são 110v e outros 220v. O problema ocorre quando tentamos ligar nossos eletrodomésticos na tomada errada, resultando na peça queimada por conta da voltagem recebida.

Para não passar mais por esses problemas, veja como trocar a voltagem da tomada em um passo a passo de “faça você mesmo”, com dicas de cuidados de segurança e técnicos para não encontrar imprevistos.

Como mudar voltagem de tomada – Veja as etapas

Como mudar voltagem de tomada

Antes de aprender como mudar voltagem de tomada, saiba que consumo de energia, desempenho e segurança são os mesmos para as duas voltagens. Ou seja, o valor da conta de energia não muda e nem o desempenho dos aparelhos ligados. 

Além disso, o fato de uma tomada ter voltagens 220v não significa que ela não é segura, esses dois tipos de tensão possuem diferenças que vamos explicar no decorrer deste artigo.

Se você precisa usar aparelhos de 110v em 220v será preciso fazer a conversão da tomada. Para facilitar, criamos algumas etapas de como realizar a troca da voltagem. Confira!

Confirme a voltagem da tomada

O primeiro passo antes de trocar a voltagem da tomada é confirmar a tensão exata da tomada, para isso, utilize um multímetro. Esse é um equipamento eletrônico muito usado para medir grandezas elétricas. Você pode adquirir o equipamento em lojas especializadas em produtos elétricos, lojas de construção e também na internet.

Desligue a energia elétrica

O segundo passo para converter a tomada em 110v ou 220v é desligar o disjuntor, isso permite dar mais segurança no processo de troca das tomadas. Com a energia elétrica desligada você poderá fazer a próxima etapa, sem correr o risco de levar uma descarga elétrica.

Como mudar voltagem de tomada

Desmonte a tomada

Para o desmonte da tomada você vai precisar de chaves de fenda, Philips e chave teste para testar quais os condutores da fase. As chaves precisam ser de qualidade para que não ocorra imprevistos na hora de trocar a tomada, portanto, não utilize equipamentos piratas.

Use as chaves para desparafusar os parafusos da tomada e utilize o multímetro para confirmar que não existe ligação com a energia elétrica.

Verifique o tipo de fio da tomada

Depois que a tomada estiver desmontada, use o multímetro para averiguar quais os tipos de fios da tomada, identificando qual é o neutro e os que possuem fases.

Religue o disjuntor para realizar essa verificação e, feito isso, identifique os fios colando uma fita isolante de cada cor. A identificação dos fios é a seguinte: para voltagens de 220 serão dois fios ligados à energia e outro, o fio neutro, sem fase nenhuma.

No caso de 110, um fio é ligado à energia e o outro é ligado com o neutro para distribuir a tensão.

Troca de tomada para 220 volts e vice-versa

Na troca de tomada para 220 volts e vice-versa você vai encontrar três tipos de fios: dois ligados e um solto. Para converter de 110v para 220v, basta ligar as duas fases e deixar um fio “neutro” solto.

Agora, para trocar tomada para 110 volts, precisa dividir a tensão, portanto, ligue um fio na fase e outro com o neutro, assim teremos uma potência total.

Corte os fios usando um alicate adequado para fazer uma ponta que vai unir os fios e siga para a próxima etapa.

Como mudar voltagem de tomada

Remonte a tomada

Pronto, depois de converter a tomada elétrica é hora de remontar o ponto de conexão, instalando os fios corretamente para não haver problemas. Depois ligue o disjuntor para fazer o teste com o multímetro.

Quais as diferenças entre voltagem 110v e 220v? 

As diferenças entre voltagem 110v e 220v estão relacionadas à história do Brasil, mas precisamente no final do século 19 e começo do século 20. 

Como não havia empresas nacionais de componentes elétricos, a exportação era a solução para atender as demandas. Foi aí que empresas norte-americanas e europeias passaram a trazer produtos com voltagem em 110v e 220v. 

Sendo assim, as diferenças estão apenas na forma de consumo do produto em nossa história, por isso, hoje temos acesso à essas duas voltagens aqui no Brasil.

No caso do aparelho e as diferenças das voltagens, o mercado também se adaptou a essa disponibilidade, existindo assim aparelhos com voltagem em 110v e 220v.

A potência tem grande influência, pois ao ligarmos um aparelho 220v em uma tomada 110v o desempenho do equipamento pode ser menor, já no caso inverso, poderá ocorrer sobrecarga e queimar o utensílio.

Veja também 9 tipos de energia e principais fontes de energia.

Como converter tomada fácil? 

Caso você tenha mudado e possui muitos aparelhos em um tipo de potência, existe uma solução mais fácil de converter as tomadas da casa. Basta fazer uso de transformadores para prevenir que seus aparelhos queimem.

Os transformadores são equipamentos que alteram a tensão elétrica, podendo aumentar para 220v ou diminuir para 110v. Este é um equipamento para anexar à tomada elétrica sem precisar alterar a fiação, sendo necessário conectar o transformador entre a corrente de energia e o equipamento. Feito isso, conecte o aparelho sem medo de queimar.

Você vai encontrar o transformador de 110v para 220v ou vice-versa em lojas de componentes elétricos, materiais de construção e lojas de departamento como Amazon e Americanas.

Contudo, dependendo do aparelho ou transformador, uma desvantagem é que esses equipamentos podem apresentar riscos, diminuindo a vida útil do eletrodoméstico. Porém, esse fato poderá acontecer caso seu aparelho seja um ar condicionado ou geladeira que possuem uma vida útil mais longa que esses transformadores.

Como mudar voltagem de tomada

Cuidados ao mudar voltagem de tomada sozinho 

É imprescindível que você tome os devidos cuidados ao mudar voltagem de tomada de 110v para 220v e vice versa, pois estará lidando com uma corrente elétrica. 

Portanto, esteja utilizando equipamentos adequados para essa finalidade, como chaves exclusivas para esse tipo de trabalho, luvas, alicate para cortar e desencapar. O multímetro e o transformador precisam ser adequados para o tipo de trabalho.

Não se esqueça de desligar o disjuntor geral ou parcial de uso das tomadas para realizar a troca de voltagem das mesmas.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.