Como Montar Uma Biblioteca Em Casa – Passo a Passo e Fotos

Saber como montar uma biblioteca em casa gastando pouco é essencial para quem é amante da leitura. Afinal, nada melhor do que proporcionar para si mesmo um cantinho especial para este momento tão delicioso e aconchegante em nosso dia a dia.

Pensando nisso, no entanto, criamos um guia completo de como montar uma biblioteca em casa, para que você possa criar este ambiente incrível em sua casa, de um modo fácil e simples. Acompanhe, portanto, a seguir, todas as informações que preparamos para você:

 

(Foto: Pinterest)

 

Como montar uma biblioteca em casa – passo a passo

Para saber como montar uma biblioteca em casa, você precisa se atentar a alguns pontos importantes e essenciais para o resultado ser interessante.

O que não pode faltar na sua biblioteca

Existem diversas possibilidades de se criar uma biblioteca em casa. Porém, todas elas precisam considerar alguns pontos que não podem faltar de jeito algum. Veja quais são para não errar na hora de produzir o seu cantinho especial:

Almofadas

Não importa se a sua biblioteca é grande, média ou até mesmo bem pequena, as almofadas precisam fazer parte da composição. Afinal, nada melhor do que propiciar um ambiente super aconchegante e confortável para o momento da leitura, não é mesmo?

Sendo assim, não hesite em adquirir diversas almofadas, de diferentes tamanhos e “texturas” (mais macia, mais robusta, mais firme, etc). Dessa maneira você estará montando um canto mais aconchegante, onde você poderá ler sentado, deitado, de lado, etc. É importantíssimo, desse modo, criar alternativas confortáveis para a sua estadia na biblioteca.

Mesa

Se você é do tipo de pessoa à moda antiga, que adora uma pesquisa em livros, então saiba que uma mesa na sua biblioteca é mais do que essencial. Afinal, é nela que você poderá pesquisar, anotar, apoiar o seu café durante as sessões… Portanto, aproveite para criar um cantinho com uma boa mesa e uma cadeira confortável, que sejam propícias para uma boa pesquisa todos os dias.

Estofados e cadeiras

É óbvio que não pode faltar aquela poltrona macia e aquela cadeira giratória na sua biblioteca. São eles que lhe darão a possibilidade de relaxar ainda mais enquanto estiver na sua sala.

Assim você poderá esticar as pernas e se perder por horas e horas dentro de histórias incríveis. Aproveite pra escolher cores mais neutras, assim você terá a atenção totalmente concentrada no que estiver lendo.

 

(Foto: Pinterest)

 

Tapete

Um tapete felpudo e confortável também se torna uma ótima pedida para quem quer saber como fazer uma biblioteca em casa. Considerando que, desse modo, você poderá colocar as suas almofadas favoritas diretamente no chão e, quem sabe, se deitar ali mesmo para relaxar na hora da leitura, certo?

Uma rede?

E por falar em deitar e relaxar, que tal investir em algo mais diferenciado e incluir uma rede na lista de compras para a sua biblioteca? O resultado será apenas um: conforto, bem estar, e muitas horas viajando em diversos livros.

Iluminação natural e artificial

Quando você for ler durante o dia, é necessário pensar em um ponto muito importante: a iluminação natural. Se a sua biblioteca, por exemplo, for montada em um cantinho da sua casa apenas, não hesite em colocá-la próxima de uma porta grande ou de uma janela larga.

A iluminação natural é, sem dúvidas, uma das melhores opções para lermos sem “cansar” os nossos olhos. Além, obviamente, de trazer um conforto e um bem estar incrível, que só a entrada do sol em nossa casa é capaz de proporcionar.

E quando for de noite, portanto, invista em uma iluminação artificial de qualidade. Dê ênfase a abajures e luzes no teto que proporcionem uma boa distribuição. Afinal, nada mais desconfortável do que ler com uma luz pobre, não é mesmo?

E muitos livros!

Por fim, o ponto chave da biblioteca: os livros! Eles são, sem dúvidas, a passagem para diversos mundos e universos. Portanto, não hesite na hora de adquirir um livro novo: todos eles sempre serão bem vindos.

Complementos para a sua biblioteca

Agora que você já conheceu os itens que não podem faltar na sua biblioteca, é hora de conhecer aquelas possibilidades que proporcionam um toque ainda mais especial.

Máquina de café

Quem é que não gosta de tomar um bom café enquanto lê um livro incrível, não é mesmo? Uma máquina de café, portanto, pode ser muito bem vinda e trará ainda mais charme e conforto para a sua biblioteca. Faça um “cantinho do café” e desfrute dessa possibilidade!

Música ambiente

Uma música ambiente também pode ser muito interessante. Todavia, optar por um rádio, ou até mesmo o seu computador, pode melhorar – e muito – o “clima” em sua biblioteca. Pois, convenhamos, principalmente para quem mora em cidade grande, é quase impossível encontrar um momento, durante o dia, que seja silencioso, certo?

Desse modo, optar por uma música ambiente, baixinha, pode proporcionar um efeito muito interessante: o barulho lá de fora fica “amenizado”, e você poderá desfrutar à vontade da sua leitura.

Como montar uma biblioteca em casa gastando pouco

Você já deve ter notado que há muita coisa para se pensar quando cogitamos uma biblioteca em casa, não é mesmo? Portanto, como criar este cantinho especial gastando pouco? Vamos falar sobre isso logo abaixo:

 

(Foto: Pinterest)

 

Compre livros no sebo

Primeiramente, é importante que você tenha em mente que não necessariamente precisa investir “fortunas” nos seus livros favoritos. Existem diversos sebos, inclusive virtuais, que podem lhe auxiliar neste processo. Assim você economiza e ainda ajuda pessoas que já leram algum livro, mas estão dispostas a proporcionarem as descobertas feitas para outras pessoas.

Faça móveis de pallet

Outro ponto interessante que você pode considerar é que, não necessariamente você precisa investir em prateleiras caríssimas para a sua biblioteca. Móveis feitos de pallets, por exemplo, podem lhe ajudar na montagem da sua biblioteca. Além de ser mais barato, você ainda estará tendo uma atitude ecologicamente correta e o resultado será ainda mais lindo do que você imaginou!

Luzes de led

As luzes de led podem lhe auxiliar no processo de iluminação artificial. Além de trazer um acabamento lindo e incrível para a sua biblioteca em casa.

Móveis usados

Por fim, outro fator que pode promover economia para você: a aquisição de móveis usados. Assim você desfruta de um ambiente com uma cara mais antiga, e com um efeito incrível. Aposte nesta alternativa e desfrute de uma biblioteca completa e incrível!

Mas, e a decoração?

Bom, já falamos sobre pontos importantes de economia e organização de modo geral da sua biblioteca. Porém, como pensar em uma decoração que, mesmo simples, seja incrível? Veja o que não pode faltar:

Quadros

Como estamos falando de um ambiente mais inteligente e culto, é muito importante que você pense na estrutura de “arte” do local. Quadros e pinturas, desse modo, são super bem vindos. Escolha algo que tenha a ver com a sua personalidade e o seu gosto, e desfrute de um canto de arte incrível.

Vasos e plantas

Um pouquinho de verde não faz mal a ninguém, certo? Portanto, invista em uma plantinha para sempre purificar e renovar as energias do ambiente. Assim o clima se mantém sempre leve e descontraído.

Cores neutras e mais frias

É claro que você pode colocar um pouco de cor na sua biblioteca. Porém, é muito importante que você enfatize as cores mais neutras e leves. Assim você mantém a sua concentração e a “energia do seu cérebro” sempre voltado para o que interessa: a sua leitura. Não obstante, uma ou outra peça de destaque é interessante para proporcionar equilíbrio e beleza para a sua decoração. Parta do princípio de uma harmonia para a sua biblioteca, ok? Sem exageros!

Peças antigas

Peças antigas como toca disco ou um telefone antigo podem proporcionar um ar ainda mais aconchegante para a sua biblioteca. Trazendo, desse modo, uma sensação de “inteligência” e beleza para o cômodo. Aposte nesta possibilidade!

Inspirações para você!

Agora que você já aprendeu a como montar uma biblioteca em casa, gastando pouco, é hora de conhecer inspirações incríveis. Separamos algumas fotos maravilhosas para você se inspirar e pôr a mão na massa. Veja a seguir:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

É hora de pôr a mão na massa

Chegou o momento mais esperado: a hora de começar a criar a sua biblioteca. Invista em pequenos detalhes e desfrute de um ambiente confortável, bonito e aconchegante. Certamente seguindo todas as nossas dicas, o resultado será apenas um: uma biblioteca incrível e muito convidativa. Boa viagem com os seus livros!

Add Comment