Como instalar ventilador de teto: Passo a passo

No passo a passo de hoje vamos lhe ensinar a como instalar ventilador de teto e, a partir disso, deixar a sua casa mais fresquinha e com melhor circulação de ar. Para isso, certifique-se de que além desse passo a passo, você também acompanhe todas as instruções dadas pelo fabricante, ok? Assim não haverá erro.

Para tanto, acompanhe a seguir e saiba mais!

como instalar ventilador de teto

Passo a passo de como instalar ventilador de teto

Na prática, o passo a passo de como instalar ventilador de teto é mais simples do que você pensa. Entretanto, cada etapa requer muito cuidado e atenção, para que não haja acidentes mais tarde. De todo modo, você precisará:

  • Desligar a energia do ambiente, para não correr o risco de levar choque;
  • Organizar todos os materiais necessários para a instalação;
  • Seguir corretamente cada etapa.

Vamos lá?

Materiais necessários

  • Furadeira;
  • Chave de fenda;
  • Alicate universal;
  • Trena;
  • Chave teste;
  • Escada;
  • Chave philips;
  • Fita isolante;
  • Passa fios;
  • Buchas e parafusos.
como instalar ventilador de teto

1- Prepare os fios

Para que você possa ligar o seu ventilado na chave de energia, é necessário utilizar cinco fios. São dois fios para o motor, dois para a lâmpada e um fio terra. Assim, se um destes fios não for instalado, você deverá utilizar um fio extra da parede até o teto. Lembre-se que o passa fio pode lhe ajudar.

A melhor forma de evitar demoras e problemas, cheque primeiro a sua fiação, antes de iniciar o processo de instalação. Além disso, a energia no ambiente precisa estar com o disjuntor desligado.

2- Passe os fios

Seguido o passo anterior, você deverá agora pegar os fios das lâmpadas e passá-los dentro do niple, aquele pequeno cano feito de inox. Os fios do ventilador e do lustre precisamente são passados dentro da haste, sequencialmente saindo para fora da base.

como instalar ventilador de teto

3- Encaixe a haste

Agora, com cuidado, você deverá colocar a haste no motor, fixando-a corretamente. Para isso, deixe a abertura maior virada para os fios e, em seguida, prenda o pino de fixação. Passe os dois fios, soquete e motor, por dentro desta mesma haste, colocando o pino de segurança em seguida.

4- Fixe o suporte no teto

Agora chegou uma das etapas mais importantes, por isso, muita atenção! Você deverá usar as buchas e parafusos, além da furadeira para fazer os furos no teto e colocar o suporte.

Prenda o ventilador em seguida e lembre-se de checar se existe alguma folga. O equipamento não pode ficar preso completamente, pois necessita de movimento enquanto não estiver em uso.

Com o intuito de gerar segurança residencial, recomenda-se que o ventilado fique fixo na laje, mas, se o tipo de forro for diferente, utilize um suporte para auxiliar a seguridade do aparelho na laje. As lojas de construção disponibilizam canaleta de alumínio auxiliar e suportes de aço para isso.

5- Ligue os fios no teto

Primeiramente, você deverá conectar os fios fase do tipo de lustre e do motor ao fio fase da rede. Assim, você deverá conectar o retorno da lâmpada ao retorno da chave controle.

como instalar ventilador de teto

Para concluir esse processo, ligue o fio exaustão ao fio de ventilação do motor ao capacitor, encapando tudo com fita isolante depois.

6- Ligue a chave de controle

Com todas as etapas anteriores seguidas corretamente, troque o interruptor pela chave de controle que acompanha o seu ventilador de teto. Feito isso, conecte o fio da chave de controle no retorno da lâmpada.

Assim, você terá que seguir conectando os dois fios da chave aos fios do motor, e o fio de alimentação à energia. Lembre-se sempre de isolar o outro fio, encapando as ligações com fita isolante, para finalizar.

7- Finalização

Na hora de finalizar todo o processo, coloque as lâmpadas e o lustre, utilizando a trena para media a distância que há entre as pás e o teto. Caso uma delas não estiver nivelada corretamente, é preciso que você a movimente, junto à base do motor, para que ela possa se ajustar às demais.

Outro cuidado muito importante é a checagem da firmeza dos parafusos. Assim você cria muito mais conforto e segurança para você e toda a sua família.

Além destes fatores que já citamos, lembre-se de testar com cuidado e, caso perceba qualquer irregularidade ou dificuldade do ventilador, entre em contato com um profissional para que ele verifique a instalação. Pois, embora seja fácil, a falta de conhecimento técnico pode ocasionar pequenos errinhos. Por isso, cuidado!

Agora é só você aproveitar o frescor e os benefícios do seu ventilador de teto.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.