Como Assentar Bloco de Vidro – Guia Completo

Em nosso artigo de hoje  você vai aprender como assentar bloco de vidro sem ter um custo elevado de mão de obra. E o melhor: de um jeito simples, prático e sem criar muita sujeira. Pois apenas com alguns cuidados, um toque de força de vontade e alguns materiais, você poderá transformar aquele ambiente que precisa repaginar em sua casa. Acompanhe e aprenda.

 

como assentar bloco de vidro

 

Como assentar bloco de vidro?

Respondendo rapidamente: acredite, é muito mais simples do que você imagina. Isso mesmo, você mesmo poderá fazer este tipo de trabalho na sua casa. No entanto, você precisa seguir o passo a passo exato. Caso contrário, o dinheiro que você poderia economizar com mão de obra, no final, sairá o dobro. Pois a chance de ter que executar um retrabalho é grande. E não queremos isso, não é mesmo?

Assim sendo, vamos aprender como assentar bloco de vidro. A primeira coisa a fazer, é providenciar todos os materiais e ferramentas necessárias. Você precisará do seguinte:

  • Blocos de vidro;
  • Massa específica para assentar bloco de vidro;
  • Colher de pedreiro;
  • Espaçadores para bloco de vidro;
  • Recipiente para fazer a massa;
  • Nível;
  • Martelo de borracha.

Basicamente, é isso que você precisará para iniciar o trabalho. É importante que você separe tudo e deixe tudo a mão. Assim seu trabalho seguirá um fluxo muito mais organizado e direcional. Pois de nada adianta querer fazer um trabalho sozinho para economizar, e levar dias para fazer por conta de desorganização, não é mesmo?

Como projetar o local que a parede de vidro será instalada?

Antes mesmo de sair para comprar os blocos de vidro, é importante você saber quantos comprar. Entretanto, não se torna difícil de saber isso quando você souber o tamanho dos blocos. Existem diversos modelos e, em média, o tamanho deles é de 20x20cm. Mas este tamanho pode variar.

Assim sendo, o mais importante é você preparar a área que os blocos serão instalados de uma forma que não precise cortar nem quebrar os blocos. Assim seu trabalho será muito facilitado, visto que estes blocos precisam ser instalados inteiros.

Se você for instalar os blocos em uma janela de qualquer tipo, por exemplo, basta pegar as medidas do bloco de vidro e abrir o buraco da janela em um tamanho par, que caiba uma quantidade exata de blocos. Tanto na horizontal, quanto na vertical. O mesmo serve para uma parede ou um balcão.

 

como assentar bloco de vidro

Pessoas foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

 

Que massa comprar?

Agora que você já está ciente do projeto inicial, deve levar em consideração outra coisa importante. A massa também precisa ser específica. Sim, você não poderá usar qualquer massa para entender como assentar bloco de vidro. Por vários motivos. Entre eles, o principal: a massa certa tem a aderência necessária para este tipo de material.

Além de que, comprando a massa certa, você já garante o acabamento perfeito para uma estrutura com blocos de vidro. Exemplo disso, é que esta massa específica já serve também como rejunte. Isso mesmo, além de ajudar na colagem, ela também já é acabamento.

Assim sendo, tudo parece razoavelmente simples a partir de agora, não é mesmo? E acredite, é mesmo. Todavia, uma atenção será necessária para ter a certeza que tudo ocorrerá do jeito certo. Vamos lá:

1- Preparando a massa

Geralmente, o aspecto da massa perfeita é um formato homogêneo. Além disso, ela não pode ser nem muito dura, nem muito mole. Para prepará-la, vá adicionando água no recipiente e mexendo com a colher de pedreiro. Como a massa é branca, cuidado para não cair sujeira ou usar ferramentas sujas.

Caso contrário, estas sujeiras poderão ficar altamente visíveis quando a obra estiver pronta. Pois, como falamos, a massa servirá também como rejunte. E você não quer que fique sujo, não é? Portanto, faça com calma e com cuidado. Assim que a massa estiver pronta, já podemos iniciar o assentamento na área projetada.

2- Iniciando o assentamento

Como você pode perceber, existe muita semelhante entre assentar tijolo e como assentar bloco de vidro. Afinal, o conceito é exatamente o mesmo. Ir subindo a parede aos poucos até começar a criar forma. Entretanto, leve algumas coisas em consideração. Acompanhe.

Antes mesmo de iniciar o assentamento, você precisa alinhar o local para ficar perfeito. Se for uma janela, não precisa, pois é só assentar no vão aberto que você já mediu anteriormente.

No entanto, caso for uma parede, é importante certificar-se de que ela subirá reta e alinhada. Para fazer isso, basta usar o nível para fazer as marcações no chão. Coloque o nível no chão de forma que a ferramenta de medição dele fique centralizada. Agora, basta riscar e demarcar uma linha reta. É nesta linha que sua parede deverá seguir.

 

como assentar bloco de vidro

 

Coloque o primeiro bloco com uma quantidade de massa de aproximadamente 3 a 4 centímetros. Assente-o na área demarcada e, com a ajuda do nível e de um martelo de borracha, vá colocando o bloco até estar 100% alinhado e reto. Após o primeiro estar certo, os outros seguirão o mesmo caminho. Entretanto, a cada bloco colocado, use o nível para verificar se estão, de fato, alinhados e retos.

3- Cuidado com os excessos

Sendo assim, agora basta limpar a massa que sobrar dos lados e colocá-la de volta no recipiente. Você poderá reutilizá-la e, assim, evita desperdícios. Após os dois primeiros blocos assentados, você deverá colocar o primeiro separador. Este objeto servirá para manter a distância exata entre um bloco e outro.

Você encontrará facilmente estes separadores exclusivos para blocos de vidro em lojas de materiais de construção. Eles serão seu principal auxiliar de alinhamento e tem a mesma serventia que separadores para cerâmica. A diferença é que aqui, a própria massa servirá de rejunte.

Agora, é só curtir o ambiente novo

Criar um ambiente novo na nossa casa é fundamental para nos sentirmos renovados. Afinal, este tipo de reforma ou mudança sempre trás energias renovadas. Ainda mais quando temos a chance de deixar nosso lar ainda mais confortável e bonito.

Assim sendo, hoje você aprendeu como assentar bloco de vidro de uma maneira simples e prática. Economizou em mão de obra e aprendeu uma nova habilidade. Aproveite as dicas do Tudo Construção e boa sorte na obra!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.