Cama embutida: O que é, modelos e como escolher

Você quer ter uma cama embutida mas não tem muita certeza se vale ou não a pena comprá-la? Então, este artigo é perfeito pra você. Hoje, vamos entender absolutamente tudo sobre o assunto.

Você vai entender quais são os principais benefícios de ter uma cama embutida e, principalmente, quais são os malefícios (sim, há malefícios!) de instalar esta peça em casa.

Então, continue lendo e, quem sabe, você sai daqui com uma decisão tomada ainda hoje.

Cama embutida: O que é e quais os benefícios e malefícios?

cama embutida

Para quem busca otimização de espaço em casa, sabe o quanto móveis retráteis podem ajudar. Afinal, quando a estrutura da decoração é pensada de maneira criativa, é muito comum conseguirmos usar o mesmo espaço para inúmeras atividades diferentes.

Se você está planejando a troca da mobília da sua casa e não sabe muito bem por qual caminho seguir, veja nossas dicas abaixo e entenda se a cama embutida é ou não uma boa opção para sua casa. Acompanhe!

Não ocupa o espaço físico de um quarto

O primeiro critério bem interessante que as camas embutidas podem oferecer como benefício, é o fator espaço físico. Afinal, ela não é apenas uma simples maneira de deixar a decoração mais criativa. A cama embutida é, definitivamente, uma forma de economizar espaço dentro de casa.

Por exemplo, este tipo de cama é uma ótima opção para quem vive em loft ou studios, visto que o ambiente que é o quarto, a noite, pode facilmente se transformar em um home office ou espaço kids durante o dia.

Afinal, tudo que você precisa fazer para que isto aconteça, é guardar a cama no móvel ou na parede – aqui, vai depender de como é a estrutura do seu móvel. Em alguns casos, a cama pode virar uma linda parede com prateleiras de madeira. Em outros casos, pode ser apenas uma parede lisa. Fica muito legal!

Você aproveita o espaço para criar um móvel funcional

Toda e qualquer decoração pode participar ativamente do seu dia-a-dia. Ou seja, você pode aproveitar os itens que embelezam o ambiente, como uma ótima maneira de aproveitar espaço útil de maneira ativa.

A cama pode ser um móvel funcional, pois você pode montar um guarda roupas ou mesmo alguma parede que receba prateleiras, nichos ou quadros decorativos. É ótimo para quartos que não vão receber pessoas todos os dias, como os quartos de hóspedes.

Além disso, você ainda poupa o desgaste da roupa de cama, fazendo com que ela fique sempre limpinha e cheirosa – sem pegar pó ou sujeira. Afinal, na prática, elas estarão guardadas no armário, não é mesmo?

Não é tão prático quanto chegar no quarto e deitar

Um dos pontos negativos de ter uma cama embutida, é o fato de que ela não é tão prática quanto uma cama comum. Ou seja, se você quer simplesmente entrar no quarto e se jogar na cama, saiba que isto não vai acontecer, pois você terá o trabalho de abrir o móvel e puxar a cama.

Em alguns casos, você vai precisar fixar o pé da cama, prender a estrutura e fazer força para abaixar o colchão. E isto pode ser bastante ineficiente em algumas situações. Justamente por este motivo, este tipo de cama é mais útil em quartos de hóspedes, onde esta função não precisa ser feita todos os dias.

Mas para quem mora em studios ou lofts, não tem muito o que o fazer: a função de abaixar a cama será necessária. Neste caso, você pode optar por um móvel que tenha uma estrutura mais flexível e leve, como aquelas que tem pistão, que ajudam na hora de fazer força.

Alguns modelos podem ser pesados para tirar e guardar

Outro malefício de ter uma cama embutida, é o peso da estrutura. Alguns móveis muito simples ou feitos em ferro antigo podem facilmente dificultar o trabalho de abaixar a cama, pois você terá que fazer muita força, o que torna o processo inviável todos os dias.

Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é contratar um profissional de arquitetura, de forma que ele projete um móvel inteligente e muito fácil de ser usado, com dobradiças leves e algum sistema de amortecimento para que subir e abaixar a cama não seja tão difícil.

Como escolher o modelo ideal de cama embutida?

cama embutida

Agora que já entendemos quais são os principais benefícios e malefícios de uma cama embutida, é hora de esclarecer alguns pontos que precisam ser levados em consideração para que você consiga escolher o modelo ideal. Neste caso, recomendamos duas dicas:

Escolha cores que combinem com a decoração do ambiente

Escolher um modelo de cama embutida que faça sentido para a sua decoração já existente é bem interessante. Afinal, assim você não tem um móvel isolado e que fique solto no ambiente. De preferência, compre cores que combinem com os móveis que já existem. Assim, tudo vai parecer que faz parte do mesmo “pacote”.

Guie-se pelo seu orçamento

E, claro, você não pode abrir mão do seu orçamento. Estipule o máximo que você quer investir neste projeto, para que o arquiteto ou o vendedor possam oferecer a melhor estrutura para o seu cômodo.

Assim, mesmo que o seu orçamento seja baixo, a sua compra vai ser positiva, pois você vai comprar aquilo que é realmente útil e agradável para sua necessidade, sem se endividar mas, também, sem comprar um móvel ruim.

Veja, agora, algumas fotos legais de camas embutidas para que você se inspire.

cama embutida cama embutida cama embutida cama embutida cama embutida

Leia também:

1 comentário

  • Gostaria de ter informações de preço

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.