Cal Para Pintura: Benefícios e Como Escolher

Quando estamos reformando ou construindo, é muito importante que pensemos em todas as opções de acabamento, como no caso da cal para pintura. Pois apenas assim poderemos estabelecer uma escolha coerente com a nossa real necessidade, proporcionando praticidade, benefícios e um bom valor na hora de investir.

Porém, como escolher a melhor opção de cal para pintura? E ainda, quais são as reais vantagens deste tipo de acabamento? Se você tem estas dúvidas, então lhe convidamos a seguir em nosso artigo a fim de sanar todas as suas dúvidas.

 

cal para pintura

(Foto: Pinterest)

 

Como escolher a melhor opção de cal para pintura?

Para escolher a melhor opção de cal para a pintura para a sua reforma ou construção, atente-se primeiramente a estrutura do pó de cal. Ou seja, observe a espessura, pois ela é um fator crucial que irá lhe guiar na melhor opção de cal.

Sendo assim, quanto mais fina for a cal, melhor será o acabamento e a tinta será de mais qualidade. Por esse motivo a cal virgem é, sem dúvidas, o melhor material para utilizar na sua obra. Isso porque ela exige um trabalho minucioso que proporciona a qualidade necessária para o acabamento praticamente perfeito.

Porém, se você busca uma cal para acabamentos mais rápidos e específicos em seu projeto, a cal semi-hidratada poderá suprir as suas necessidades. Enquanto que, em projetos maiores de restauração, a cal hidráulica será o melhor material – o grande desafio é encontrar esta opção na loja de materiais de construção perto da sua casa.

Benefícios da cal para pintura

Agora que você já conheceu as características da cal para pintura, é hora de conhecer os benefícios que este acabamento pode proporcionar para a sua obra ou reforma. Veja a seguir porque a cal pode ser uma boa opção para você:

 

(Foto: Pinterest)

 

Combate fungos e bactérias

Aplicar uma boa camada de cal em sua parede pode proporcionar uma proteção extra para a sua residência. Isso porque a cal é capaz de formar uma “barreira” protetora que irá manter fungos e bactérias longes da sua casa. Desse modo, aquelas temidas “manchas” que podem surgir na pintura da sua casa serão evitadas de forma eficaz.

Ótima aderência

Pintar a parede com duas demãos de cal proporciona uma aderência melhor do que de muitas tintas que vemos por aí. Proporcionando um acabamento mais bonito, bem feito e interessante para o seu projeto de construção ou reforma.

Bom custo benefício

Considerando o investimento para adquirir uma quantidade razoável de cal, somados aos benefícios que esta representa, podemos concluir que o custo benefício deste produto é muito bom. Isso porque o resultado é satisfatório e o investimento nem será tão alto, como no caso de muitas marcas de tintas.

 

Cal para pintura é uma ótima opção, considerando os benefícios e o baixo custo de investimento. (Foto: Pinterest)

 

Não forma bolhas

Se a sua preocupação é que a cal cause bolhas na pintura, não se preocupe, este tipo de empecilho não fará parte do seu projeto. Além disso, a cal possibilita que a sua parede “transpira”, evitando o acúmulo de água que poderia comprometer a estrutura e até mesmo a pintura em si.

Não apresenta composição tóxica como tintas comuns

Todo mundo sabe que muitos tipos de tintas podem desencadear alergias bem como podem apresentar produtos tóxicos em sua composição. No caso da cal para pintura, isso não será problema. Como a cal é, normalmente, de origem animal, não haverá nenhum tipo de risco para a sua saúde ou a saúde de quem conviver no ambiente em que este material é utilizado para o acabamento.

Pintura com cal é sinônimo de economia e acabamento perfeito

Agora que você já conheceu todas as características da cal para pintura, certamente concluirá que esta é, sem dúvidas, uma opção interessante para a sua obra. Afinal, estamos falando de um produto relativamente barato que proporcionará diversos benefícios para a sua obra, desde um acabamento interessante como a proteção das suas paredes.

Desse modo, invista nesta alternativa para aquela área de sua casa que esteja precisando repaginar, bem como para aqueles ambientes em que a umidade sempre acaba “estragando” a pintura comum. Certamente você notará os resultados positivos desta aplicação desde o primeiro momento. Depois é só nos contar nos comentários quais foram os resultados que você obteve!

Add Comment