Piso para varanda e garagem: Qual escolher, modelos e dicas

Um piso para varanda e garagem precisa ser adequado para o ambiente e igualmente resistente para inúmeros fatores relacionados ao clima. Afinal, intempéries não podem fazer com que o piso estrague, pegue umidade ou mesmo fique com o acabamento feio.

Neste artigo, o Tudo Construção vai te ajudar a entender mais sobre piso para varanda e garagem. Continue lendo para entender em detalhes sobre alguns dos melhores modelos.

Veja também tipos de cobertura para garagem.

Qual o melhor piso para varanda e garagem?

Esses aqui são alguns dos melhores pisos para varanda e garagem que você pode considerar para o seu projeto de reforma ou construção:

  • Piso cerâmico liso;
  • Piso de porcelanato;
  • Piso moeda emborrachado;
  • Concregrama;
  • Ladrilho hidráulico;
  • Piso de concreto;
  • Pedras portuguesas;
  • Piso epóxi;
  • Madeira.

Continue lendo para saber mais sobre cada um deles.

Piso cerâmico liso

Piso cerâmico liso

Uma das melhores opções de piso para varanda e garagem é o piso cerâmico liso, aquele modelo comum que você encontra com um valor bem justo em qualquer loja de materiais de construção.

O piso cerâmico pode combinar com vários estilos de decoração, já que você encontra inúmeros modelos, cores e texturas no mercado. Escolha modelos que combinem com a sua fachada, pintura da parede e talvez até com o piso que você tem dentro de casa, se houver um tipo de janela ou porta panorâmica. Inclusive, você pode ver a tabela de preço para assentamento de piso cerâmico.

Piso de porcelanato

Piso para varanda e garagem porcelanato

O piso de porcelanato é também uma boa opção para varanda e garagem, mas esse deve ser escolhido com um pouco mais de parcimônia, ou seja, com um pouco mais de seleção, já que alguns modelos brilhantes podem não ser uma boa opção para áreas externas. Até fica bonito, mas eles podem ser bem escorregadios em dias de muita umidade, por exemplo.

No entanto, o valor agregado do piso de porcelanato é realmente muito maior do que o piso cerâmico comum. Especialmente aqueles com peças grandes, que cobrem uma grande quantidade de área útil do espaço.

Piso moeda emborrachado

piso moeda

O piso moeda emborrachado é uma das melhores opções para quem precisa de um piso antiderrapante e não está muito interessado na estética. Esse tipo de piso é ideal especialmente para garagens, onde há um grande benefício também para os pneus do veículo, que ficam isolados do concreto.

Para varandas, esse piso não é tão bonito. Mas é muito seguro especialmente para ambientes com pessoas idosas, para evitar acidentes com escorregões, por exemplo.

Concregrama

Piso para varanda e garagem concregrama

Esse tipo de piso é melhor para garagem do que para varanda. Ele é um tipo de piso “dois em um”, onde você pode ter um piso bem bacana de concreto, mas ao mesmo tempo, com grama aparecendo. Afinal, o pisograma, como também é chamado, permite que tufos de grama cresçam em seu interior de modo que haja um meio termo entre natureza e concreto.

Para varanda, o concregrama não é uma opção interessante, pois ele não tem uma superfície totalmente limpa, já que a grama cresce entre o concreto. Por isso, se você tem uma varanda e garagem “juntas”, esse tipo de piso não é o mais indicado, pois a estética vai ficar muito diferente de um lugar para o outro. Escolha pisos fechados e lisos, como os que mencionamos anteriormente ou os que vamos abordar a seguir. Continue lendo!

Ladrilho hidráulico

ladrilho hidráulico

Você já ouviu falar sobre ladrilho hidráulico? Esse é um tipo de piso ideal para quem procura uma superfície antiderrapante tanto para varanda, quanto para garagem. Portanto, é uma boa opção de piso para varanda e garagem. O ladrilho hidráulico é uma das melhores alternativas para procura um tipo de piso diferente, com estampas diferentes e que causam um impacto bem legal.

Piso de concreto

piso de concreto

Para quem busca um tipo de piso mais barato e simples, o piso de concreto pode ser uma ótima alternativa para varanda e garagem. Afinal, esse tipo de piso é uma excelente forma de garantir uma redução de custos, já que é só preparar o concreto para colocar no ambiente designado.

No entanto, o concreto puro pode não trazer a estética que você mais gosta. Afinal, o concreto bruto pode ter uma textura com ranhuras e até pedras aparecendo. O ideal, nesse caso, é que você faça um acabamento. Uma das formas de realizar esse acabamento é polindo ou mesmo fazendo um acabamento estilo industrial, que ficaria bem elegante.

Pedras portuguesas

pedra portuguesa

As pedras portuguesas também são boas alternativas para quem está precisando revestir varanda ou garagem. Esse tipo de pedra é elegante, diferente e deixa o ambiente bonito e com um estilo único. A pedra é muito espessa e, por isso, é uma ótima opção para áreas externas, especialmente garagens, onde está o peso do carro. No entanto, outro benefício é a sua impermeabilidade, fazendo com a pedra não deixe passar umidade.

Piso epóxi

Você já ouviu falar sobre o piso epóxi? Na verdade, esse tipo de piso para varanda e garagem é também conhecido como “porcelanato líquido”. Você o encontra em várias lojas de material de construção e ele é uma das opções preferidas, também, por quem precisa revestir ambientes de locais públicos, já que é um tipo de piso muito durável e seguro.

Madeira

Piso para varanda e garagem de madeira

E por fim, não podemos deixar de mencionar a opção dos pisos em madeira, que muitas vezes será uma alternativa muito interessante para o tipo de garagem ou varanda que você está planejando. No entanto, a madeira precisa receber um tratamento adequado e precisa ter um fundamento rígido para não quebrar, especialmente se for colocada na garagem, embora nessa área a madeira não seja tão recomendada.

Opte por usar um deck de madeira na varanda e traga o charme que só a madeira pode trazer para esse tipo de ambiente. A madeira é natural, cria uma sensação de conforto e bem-estar.

Escolha o piso para varanda e garagem de acordo com o seu orçamento, mas também de acordo com a durabilidade do material para cada aplicação. Alguns revestimentos são melhores para garagem, outros são melhores para varanda, já que cada tipo de piso tem uma composição específica.

Mãos à obra!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.