Como calcular o metro linear (m) – Veja aqui

Como calcular o metro linear (m) é uma dos conhecimentos mais básicos que devemos ter para o dia a dia. Este cálculo pode nos ajudar em uma série de situações e isso automaticamente facilitará (e muito) nossa vida. É claro que para isso você precisará de algumas ferramentas básicas. Mas com o passar do tempo, verá que torna-se praticamente automática esta medição. Acompanhe.

Como calcular o metro linear (m)

Para que possamos aprender a como calcular o metro linear, é importante entender que isso não pode ser feito de maneira visual. Conforme mencionamos anteriormente, com o passar do tempo você conseguirá no olho ter uma ideia (apenas uma ideia) de quanto determinada área pode ter. Entretanto, o uso de ferramentas específicas para estes cálculo é fundamental.

 

como calcular o metro linear

 

Por exemplo, você poderá medir a metragem linear utilizando uma régua, uma trena ou um metro convencional. É importante você atentar-se para as unidades de medida de cada ferramenta. Há algumas que indicarão somente as medidas em polegadas, outras somente em centímetros e outras em metros. Opte por uma que forneça a informação que você precisa. Recomendamos usar sempre metros, pois é uma unidade básica usada no Brasil e faz parte do custo de mão de obra. Nos EUA, por exemplo, as polegadas são muito mais comuns.

O que é o metro linear (m)

Para entendermos o que é o metro linear, precisamos entender a sua unidade básica de medida. Para que possamos ter um metro linear, precisaremos de 100 centímetros ou 1000 milímetros. A partir destes dados você terá a possibilidade de fazer a leitura em mais materiais. Basicamente, o metro linear será aquele em linha reta. Ou seja, a medida saindo do ponto A até o ponto B. Esta distância será o metro linear.

Desta forma, você pode fazer de diversas maneiras este cálculo. Acompanhe para entender.

 

como calcular o metro linear

 

Exemplo de como calcular o metro linear (m)

Para aprender como calcular o metro linear, precisamos utilizar uma das ferramentas mencionadas acima. Para deixar o exemplo mais prático, vamos usar uma trena. E, desta forma, vamos supor que buscamos a medida de um quarto que está sendo construído ou reformado. Mas, qual medida corresponde a linearidade? Isso dependerá do seu objetivo. Pois você pode medir qualquer distância entre o ponto A e o ponto B. Seja uma parede ou um piso, o metro linear sempre estará presente.

Depois de entender qual informação métrica você precisa e de qual lugar, basta traçar a trena de modo que comece no ponto zero e estique-a até o local desejado. Por exemplo, você pode medir a distância do começo de uma janela até o fim de uma parede. A distância será a quantidade de metros lineares. Simples, não é mesmo?

Esta medida pode ser feita também em locais que não sejam retos. Por exemplo, se você estiver calculando a reforma do seu apartamento e encontra uma viga em uma laje, deverá calcular a quantidade de material para o reboco (ou outro acabamento) incluindo esta viga. Ou seja, deverá medir a linearidade de cada parte dela e somar. Assim você terá a quantidade de metros lineares.

 

como calcular o metro linear

 

Onde usar o metro linear (m)

Agora que já ficou claro como calcular o metro linear, é hora de entender onde você pode usar esse cálculo. Conforme mencionamos, qualquer coisa pode ser medida. Desde uma janela, um piso ou uma porta. Estas medidas serão a base para qualquer obra ou reforma. Afinal, é com elas que você poderá definir as quantidades de material necessário e assim poupar (e muito!) seu orçamento.

Além disso, é através também do metro linear que você poderá conseguir outras medidas, como o metro cúbico ou metro quadrado, por exemplo. Pois as informações que você precisará para calcular ambos, terá de vir de uma metragem linear. Ou seja, o metro linear é de suma importância. Por isso, toda vez que for tirar esta metragem, faça com muito cuidado e muita atenção. Pois poucos centímetros a mais ou a menos podem fazer uma diferença enorme na sua obra.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.