Fibra de Carbono: O Que é e Por Que Utilizar

Você já ouviu falar em fibra de carbono? Sabe o que realmente é e para que serve este tipo de material? Então acompanhe o nosso artigo para conhecer um pouco mais sobre este produto.

Sendo uma ótima alternativa de reforço para o concreto armado, a fibra de carbono vem sendo cada vez mais utilizada, em construções dos mais diversos portes. Para conhecer a real importância desta fibra, acompanhe a seguir o nosso guia:

 

fibra de carbono
Foto: Reprodução

 

O que é fibra de carbono?

A fibra de carbono, em linhas gerais, é uma solução utilizada para reforçar construções já existentes. Ou seja, ela proporcionará uma força maior para estas estruturas. Caracteriza-se como uma fibra sintética, com uma composição de finos filamentos. Cada filamento é composto, no entanto, pela união de milhares de fibras de carbono.

Em suma, são átomos de carbono unidos a fim de formar uma cadeia longa. Uma fibra de carbono, ao ser comparado a um fio de cabelo humano, é praticamente 3x mais fina.

Por que utilizar fibra de carbono?

A fibra de carbono torna-se um fator importante no momento em que planejamos o reforço de uma obra já construída. Pois sabemos que, apesar de as estruturas de concreto apresentarem uma interessante e longa vida útil, as mesmas podem ser impactadas por efeitos de uso, mudança da utilidade da edificação, tempo, clima, etc. Além disso, muitas delas podem ficar abaladas com severas patologias na estrutura em si.

O que fazer? Simplesmente destruir a construção como um todo e iniciá-la totalmente do zero? Claro que não! Este tipo de fibra vem como uma alternativa de suporte para estes casos que acabamos de especificar.

Apesar de apresentar um valor mais elevado, do que quando comparado com as demais opções de reforço estrutural apresentado no mercado, este tipo de fibra apresenta uma aplicação mais rápida, tornando o serviço facilitado e com um acabamento mais agilizado.

 

Foto: Reprodução

 

Como é feita a instalação da fibra de carbono na estrutura abalada?

Apesar de afirmamos que a sua execução é mais rápida que muitas outras opções do mercado, isso não necessariamente irá significar que o trabalho é simples e “qualquer pessoa” possa fazê-lo. Contudo, é muito importante que você contrate profissionais especializados no serviço, a fim de trazer o resultado que você espera e, dessa forma, evite contratempos e dores de cabeças. Afinal, o barato pode sair caro, nesse caso! Ou seja, querer economizar com a mão de obra pode ser muito arriscado para a estrutura do edifício, ok?

Visto isso, a instalação da fibra é feita a partir de que a mesma é fixada na estrutura, sendo essa à base de resina. Porém, é importante ressaltarmos que, antes da instalação em si, é muito importante que a estrutura seja pré-preparada para receber a fibra, a fim de garantir a melhor fixação e o melhor resultado com o uso do produto.

A partir da preparação adequada – que o profissional deverá lhe explicar durante o procedimento – a sua estrutura estará apta para ter a fibra de carbono instalada. E você poderá, feito isso, usufruir de uma estrutura reforçada e com uma vida prolongada por muito mais tempo. Aposte nesta alternativa!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.