Telhas de Concreto: Como e quando escolhê-las?

A escolha do tipo de telha para usar na reforma ou construção é um passo importante na obra, e por isso deve ser feita com atenção. Entre as várias opções disponíveis atualmente, as telhas de concreto aparecem como uma boa alternativa para diferentes tipos de projetos.

Telhas de Concreto
Telhas de Concreto: Como e quando escolhê-las? (Foto: Reprodução internet)

Composto basicamente por cimento e areia, esse artefato cimentício tem conquistado cada vez mais o mercado, em substituição às tradicionais telhas de cerâmica, trazendo uma série de vantagens e benefícios.

Disponível em diferentes formatos e tamanhos, a telha de cimento valoriza ainda mais a fachada do imóvel, devido à sua versatilidade e facilidade de combinar com os mais variados estilos e design. Confira mais informações sobre o produto a seguir!

Vantagens da telha de concreto

Uma das diferenças entre as telhas de concreto e as telhas de barro tradicionais está na ampla cartela de cores que a versão mais moderna oferece. É possível encontrar desde os clássicos tons de cinza aos mais coloridos, como amarelo, verde, laranja, marfim, branco e vermelho, ampliando as possibilidades de uso.

Além da beleza arquitetônica, o material é mais forte e resistente que as telhas de cerâmica (apresenta resistência mínima de 240 kgf, contra 130 kgf das telhas convencionais), diminuindo as ocorrências de quebra durante o transporte e a instalação.

Telhas de Concreto cores
Elas apresentam uma enorme gama de cores (Foto: Reprodução internet)

E as vantagens das telhas de concreto não param por aí:

  • Possuem maior impermeabilidade, diminuindo a possibilidade de infiltrações;
  • Apresentam um ótimo desempenho térmico;
  • Nas regiões de clima quente, o uso de telhas de cores claras mantém a temperatura da casa mais amena, devido à menor absorção de calor;
  • Já nas regiões mais frias, a escolha por telhas com cores escuras ajuda a elevar a temperatura do imóvel, por causa da maior absorção da luz solar;
  • Garantem um encaixe perfeito e melhor alinhamento;
  • Podem cobrir um telhado com a utilização de menos unidades que as de cerâmica, trazendo economia;
  • Têm manutenção barata.

Como e quando escolher

Está pensando em investir em uma fachada mais moderna para o seu imóvel? Então, a telha de concreto é a melhor opção, permitindo usar cores diferentes no telhado, que combinem com a pintura da parte externa da casa.

telhas de concreto vantagens
Há muitas vantagens em optar pelas telhas de concreto (Foto: Reprodução internet)

Além disso, esse tipo de telha permite ter uma temperatura bem mais agradável no interior do imóvel, conforme comentamos acima, bastando escolher as tonalidades do material de acordo com o clima da sua região.

É importante ressaltar que a versão de concreto geralmente tem um preço maior que a de cerâmica, mas no fim das contas o investimento pode valer a pena, trazendo uma boa economia a médio e longo prazo, devido aos gastos reduzidos com a manutenção.

Inclinação das telhas de concreto

Para que a instalação seja perfeita, é preciso seguir algumas normas técnicas, prestando atenção principalmente à inclinação das telhas de concreto. A inclinação do telhado que tem esse material deve ser de 30%, no mínimo.

Seguindo essa recomendação, é possível evitar problemas como a entrada de água da chuva na edificação e telhas arrancadas pelo vento, entre outros.

Fique atento às recomendações do fabricante e contrate um profissional especializado para a construção do telhado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *