Como calcular a inclinação do telhado

Como calcular a inclinação do telhado? O procedimento, a princípio, parece simples, mas sem conhecer a fundo determinados conceitos, o profissional responsável pela obra pode cometer alguns erros que irão resultar em atraso e mais gastos para a conclusão do serviço.

Como calcular a inclinação do telhado
Como calcular a inclinação do telhado (Foto: Pixabay)

Antes de começar o desenho do telhado, o projetista precisa saber como realizar o cálculo para deixar o telhado com uma inclinação regular, pois isso permitirá saber, por exemplo, a quantidade correta de telhas que deverão ser utilizadas na cobertura.

Além disso, o procedimento também ajuda a definir o comprimento do pendural e a altura correta da cumeeira. Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil planejar a obra e evitar o desperdício de materiais.

O que levar em conta

Precisando calcular corretamente a inclinação de um telhado? Antes de começar o processo em si, é necessário ficar atento a algumas definições básicas importantes, para levar em conta na hora do cálculo. E a primeira delas é em relação ao tipo de telha.

Como calcular a inclinação do telhado
Um dos fatores é o tamanho da telha (Foto: Pixabay)

Independentemente do material da telha (metal, concreto, vidro, galvanizada, etc.), essa especificidade é o primeiro fator para se iniciar o cálculo da inclinação de um projeto de telhado. Fique atento também ao tamanho da telha: quanto maior ela for, menor será a inclinação, e vice-versa.

Outro ponto importante a se ressaltar é o cuidado com as unidades de medida. Como o cálculo envolve diferentes unidades, o profissional pode acabar se confundindo e calcular a altura da cumeeira de forma errada. O ideal é adotar apenas uma unidade de medida, como o centímetro ou o metro.

Calculando a inclinação do telhado

Suponhamos que você precise calcular a altura final da cumeeira de um telhado com duas águas, que tenha a largura total de 8 metros e inclinação de 30%. Nesse caso, a cumeeira estará no meio da cobertura, ou seja, nos 4 metros.

Para essa situação específica, na qual o telhado apresenta 30% de inclinação (30/100 = 30 cm), temos 30 cm de altura a cada 1m de largura. Proporcionalmente, a cada 4m de largura teremos 120 cm ou 1,20m de altura.

Outra maneira de efetuar o cálculo é usando a fórmula de Pitágoras:

H (altura) = 4m x 30% = 1,20m

Esse mesmo raciocínio serve para todos os telhados com diferentes inclinações de telha, bastando substituir as medidas pelas do caso em questão.

Como calcular a inclinação do telhado
O tipo de telha também interfere no cálculo (Foto: Pixabay)

Lembretes importantes

Viu como calcular a inclinação de um telhado não é algo muito complicado? Uma dica importante para facilitar ainda mais o seu trabalho é perguntar ao fabricante da telha qual a inclinação correta para aquele material que está sendo utilizado.

É dever do fabricante informar esse dado, para evitar erros nos cálculos, e por isso, sempre que for comprar telhas, não se esqueça de perguntar qual é a inclinação recomendada para aquele tipo e tamanho de telha.

Outro lembrete importante é que a inclinação da telha é medida sempre em porcentagem (%) e não em ângulo (º). Essa informação pode parecer banal, mas alguns projetistas iniciantes chegam a confundir as medidas, e por isso devem ficar atentos para não errar.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *