7 madeiras indicadas para telhados

Na hora de construir ou reformar, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual tipo de madeira usar na cobertura da casa, já que há diversas opções no mercado, cada uma com suas características, vantagens e desvantagens.

madeiras indicadas para telhados
7 madeiras indicadas para telhados (Foto: Reprodução internet)

Além disso, há alguns tipos de madeiras mais caras, e a sua utilização pode acabar inviabilizando a obra, dependendo do orçamento disponível. Diante dessas circunstâncias, é preciso saber escolher bem, para evitar dores de cabeça.

Se você está na dúvida sobre qual a melhor alternativa, não deixe de conferir a lista com 7 madeiras indicadas para telhados, que vamos mostrar a seguir, trazendo algumas das principais opções para usar na construção da cobertura.

1- Maçaranduba

Também chamada de Piraju, a Maçaranduba está entre as madeiras mais indicadas para construção de telhado. Conhecida pela alta resistência e dureza, ela se destaca também pelo preço mais acessível.

Por outro lado, pode ser um pouco difícil de trabalhar e exige alguns cuidados a mais com os parafusos de fixação.

madeiras indicadas para telhados
Madeira maçaranduba (Foto: Reprodução internet)

2- Cambará

Essa é outra madeira muito utilizada na construção de telhados. Bastante resistente à umidade, sendo indicada para regiões onde chove em demasia, ela é bem dura, mas fácil de trabalhar. Destaque também para o preço mais em conta.

madeiras indicadas para telhados
Madeira Cambará (Foto: Reprodução internet)

3- Garapeira

Conhecida pela grande resistência às ações da umidade e de cupins, a garapeira oferece excelente acabamento, aparecendo como ótima escolha para ficar aparente, como nos casos de telhados de garagens sem forro e varandas, por exemplo.

madeiras indicadas para telhados
Madeira Garapeira (Foto: Reprodução internet)

4- Sucupira

Na lista das melhores madeiras para usar no telhado não pode faltar a Sucupira, que apresenta muita resistência à umidade e às ações de cupins e fungos. Ela é relativamente fácil de ser trabalhada, podendo resultar em diferentes tipos de acabamentos.

Apesar da boa usabilidade, ela é difícil de encontrar no mercado, exigindo bastante pesquisa por parte do interessado.

Madeira Sucupira (Foto: Reprodução internet)

5- Eucalipto

O uso do eucalipto no telhado exige cuidado, pois trata-se de uma madeira que pode rachar com facilidade. Por isso, fique atento ao comprar, verificando se ele está totalmente seco, tratado e armazenado em estufa.

É importante ressaltar ainda que o eucalipto é bastante suscetível ao ataque de cupins, característica que leva muitas pessoas a desistir da sua utilização. Porém, o preço baixo do eucalipto é uma vantagem.

madeiras indicadas para telhados
Madeira de Eucalipto (Foto: Reprodução internet)

6- Angelim

Leve e resistente, o Angelim é outra das madeiras boas para telhados, aparecendo bem em diferentes projetos de construção. Suas características também o fazem uma boa escolha para a fabricação de portas e esquadrias, entre outras estruturas.

madeiras indicadas para telhados
Madeira de Angelim (Foto: Reprodução internet)

7- Peroba do Norte

Dura e sem presença de nós, a Cupiuba, como ela também é conhecida, tem alta resistência a fungos e cupins, consistindo em outra boa escolha para a construção do telhado.

madeiras indicadas para telhados
Madeira de Peroba do Norte (Foto: Reprodução internet)

Agora que você já conhece as 7 madeiras indicadas para telhados, vale lembrar que na hora da compra é preciso ficar atento às características do material, verificando se ele apresenta podridão, se já foi atacado por insetos e se tem boa aparência, entre outros detalhes.

Leve em conta também o tipo de telha que será usado (telhas mais pesadas exigem madeiras mais fortes e resistentes) e tente encontrar um meio termo entre preço e qualidade.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *