6 Tipos de energia e principais fontes de energia

O que seria de nós se não tivéssemos a energia? As fontes de energias são recursos que a natureza nos oferece e também podem ser artificiais, porém independente de onde vem, a fonte de energia é utilizada pela sociedade para a produção da energia que serve para muitas coisas, como por exemplo, para deslocar os veículos, gerar calor ou então para a produção de eletricidade para diversos meios. Por esse motivo, trouxemos algumas informações sobre 6 Tipos de energia e principais fontes de energia para você ficar por dentro.

6 Tipos de energia e principais fontes de energia

Principais fontes de energia

Como já dissemos, as fontes de energia são recursos advindos da natureza e também artificialmente. As fontes de energia também se tratam de uma questão ambiental, pois o seu consumo depende da forma como esta está sendo utilizada em diferentes recursos energéticos e se não tomarmos cuidado, graves impactos sobre a natureza podem ser ocasionados. Podemos classificar as fontes de energia conforme a capacidade natural da reposição dos seus recursos, sendo assim elas podem ser chamadas de fontes renováveis e fontes não renováveis.

  • Fontes renováveis de energia

Como o nome já diz, trata-se de uma energia que se renova naturalmente, porém isso não quer dizer que esse tipo de energia seja inesgotável. Algumas fontes de energia são o  vento e a luz solar, que são consideradas fontes permanentes e temos também a água que pode via a acabar, dependendo da forma como o ser humano faz o seu uso.

Tipos de energia produzidos com fontes renováveis

  1. Energia Eólica: Essa energia vem do vento que já dissemos ser um recurso energético inesgotável. A principal vantagem é a não emissão de poluentes na atmosfera e os baixos impactos ambientais.
  2. Energia Solar: É a energia vinda do sol e é comum usarmos esse tipo de energia com aquelas placas de residências, indústrias e empreendimentos.
  3. Energia Hidrelétrica: Essa energia vem do aproveitamento da água dos rios que movimentam as turbinas de eletricidade.
  4. Biomassa: É energia vinda da queima de substâncias de origem orgânica. Um exemplo é o etanol que é produzido da cana-de-açúcar.
  5. Energia das Marés: Aproveita-se a energia da subida e descida das marés. São construídas eclusas e diques que servem para a entrada e a saída da água durante as cheias e as baixas das marés e isso faz com que as turbinas se movimentem.
  • Fontes de energia não renováveis

Tipo de energia produzidos com fontes não renováveis

       6. Energia Nuclear: Também conhecida como energia atômica, esse tipo de energia vem         por intermédio do aquecimento da água que se transforma em vapor e ativa os geradores.

Esses são os tipos de energia e as fontes de energia. Para quem ainda não sabia sobre o assunto, teve a oportunidade de aprender mais e conhecer os tipos e fontes de energia que nos cercam.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *