10 tipos de plantas de casas de madeira

As casas de madeira são uma ótima opção de construção para os dias atuais. Além de contribuírem para a preservação do meio ambiente e para uma vida mais saudável, elas proporcionam uma sensação diferente das residências de alvenaria tradicionais, são mais aconchegantes e transmitem tranquilidade.

10 tipos de plantas de casas de madeira

Tipo de imóvel muito utilizado em épocas passadas no Brasil, a casa de madeira acabou perdendo espaço para as casas de alvenaria, com o passar do tempo , devido a vários fatores. Porém, projetos arquitetônicos mais recentes têm colocado essa matéria-prima de volta no cenário, aparecendo como uma das principais tendências em imóveis.

O uso da madeira na construção de residências é mais comum em fazendas, sítios e outros tipos de habitação no campo, mas nada impede que as casas de madeira sejam construídas nas cidades, como acontece nos projetos de casas americanas e em outros países.

Construção das Casas de madeira

As plantas de casas de madeira consistem em projetos que facilitam a construção de imóveis, trazendo a quantidade de cômodos, o tamanho de cada ambiente, a divisão entre eles e a organização do espaço, entre muitas outras informações relevantes.

10 tipos de plantas de casas de madeira

Mas se você pretende investir em uma construção ecologicamente correta como essa, deve prestar atenção a alguns detalhes. Antes de pensar em construir uma casa de madeira, analise o terreno e veja se nele não há relevos.

Em caso de terrenos com relevo, construa um alicerce bem alto para deixar a estrutura da casa mais plana. É bom também verificar a procedência do material utilizado na construção, para não correr o risco de adquirir madeira de desmatamento ilegal.

Benefícios e malefícios das Casas de madeira

Consideradas construções sólidas e confiáveis, as casas de madeira são muito acolhedoras e remetem ao passado, agradando principalmente a quem gosta de decoração rústica. Uma das principais vantagens das casas de madeira está na beleza, fazendo com que elas sempre chamem a atenção.

10 tipos de plantas de casas de madeira

Além disso, elas têm um custo menor que o das casas de alvenaria, principalmente se a escolha for uma casa pré-moldada, modelo que dispensa o uso de cimento, tijolos e tintas, entre outros materiais, podendo resultar em uma economia que chegue a mais de 50%.

Confira outros benefícios das casas de madeira:

  • Menor tempo de construção (algumas construções podem ser erguidas em dias);
  • Oferece um ótimo isolamento térmico e acústico;
  • Têm grande durabilidade (dependendo da qualidade da madeira e outros fatores, a casa pode ficar de pé por centenas de anos);
  • Evitam o acúmulo de pó, graças às propriedades eletrostáticas da madeira;
  • Se adaptam facilmente a qualquer clima e diferentes temperaturas.

10 tipos de plantas de casas de madeira

Mas é preciso destacar também algumas desvantagens das casas de madeira, como os cuidados com a manutenção. Elas devem receber uma atenção especial, para ter maior durabilidade e resistência.

Além disso, elas não são recomendáveis para regiões que sofrem com enchentes, deslizamentos e outros desastres naturais, pois a madeira pode não oferecer a estabilidade necessária para tais situações.

Os ruídos típicos da madeira, ao pisar em certas partes ou abrir portas e janelas, também podem ser um incômodo.

Plantas de Casas de Madeira

Agora, vamos a alguns modelos de plantas de casas de madeira, que você pode usar de inspiração para o seu projeto!

Casa de Madeira com 2 dormitórios

Nessa imagem, vemos uma planta de casa de madeira bem simples. Contém apenas dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e uma varanda. O telhado se estende até a varanda, formando uma cobertura.

plantas de casas de madeira

Casa de Madeira com Cômodos Grandes

Essa casa é uma boa opção para ser construída como casa de campo com cômodos grandes, para passar o fim de semana. Se preferir, você pode usar o modelo para uma casa urbana, não há nenhuma restrição.

10 tipos de plantas de casas de madeira

Quitinete de madeira

Essa outra imagem de plantas de casas de madeira nos mostra um imóvel ideal para um casal ou até mesmo um casal com filhos. Vemos que a madeira foi utilizada também no chão.

10 tipos de plantas de casas de madeira

10 tipos de plantas de casas de madeira

Sobrado de Madeira

Na planta de sobrado de madeira, percebemos que o imóvel é grande e possui vários cômodos. Vale a pena analisar e quem sabe construir um modelo parecido com este.

10 tipos de plantas de casas de madeira

Casa Grande de Madeira

Aqui, temos um modelo de planta de casa grande de madeira, perfeita para quem deseja construir uma residência maior, para comportar várias pessoas.

10 tipos de plantas de casas de madeira

Casa de Madeira com Sotão

Agora, temos o exemplo de uma plataforma de casa pré-moldada. Se preferir, você poderá usar a plataforma com outro material, como o cimento.10 tipos de plantas de casas de madeira

Plantas de Madeira Simples

Por fim, temos quatro opções de plantas de casas simples de madeira, que se encaixam em diferentes situações. Em uma delas, a casa é feita com madeira pré-moldada.10 tipos de plantas de casas de madeira10 tipos de plantas de casas de madeira

10 tipos de plantas de casas de madeira

Construindo uma casa de madeira

Antes de construir uma casa de madeira, pesquise os materiais a serem usados. Algumas construtoras oferecem casas pré-moldadas. Esse sistema facilita que a casa seja construída em até sete dias.

10 tipos de plantas de casas de madeira

Caso não se identifique com nenhuma das plantas acima, procure um engenheiro, ele auxiliará na construção da casa dos seus sonhos. O engenheiro também é útil no processo de registro do imóvel (ele precisa assinar o projeto para que o imóvel seja registrado na prefeitura de sua cidade).

Cuidados com a manutenção da madeira

A manutenção da casa de madeira é essencial, como dissemos acima, se você quiser que o imóvel dure bastante e se mantenha com um belo visual. Para começar, o proprietário deve tratar o solo do terreno antes de iniciar as obras, para evitar a infestação de cupins.

10 tipos de plantas de casas de madeira

Para manter a casa bem cuidada, é necessário que ela receba um tratamento especial, tanto interna quanto externamente, com o uso de verniz para revestir a madeira, a cada três ou quatro anos.

Verificar o estado da madeira é outro cuidado constante.

16 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *