Tendências de construção para 2021 – 10 tendências para ficar por dentro!

As tendências de construção para 2021 estão repletas de tecnologias, praticidade, otimização de tempo e serviço. Isso tudo para que possamos iniciar um ano de uma maneira mais saudável e longe de tantas crises que possam ter assombrado os mais diversos mercados nos últimos meses.

Sendo assim, se você quer se preparar para impulsionar o seu negócio na engenharia civil, veja todas as nossas dicas de tendência.

tendências de construção para 2021
A construção civil estará aliada à inovação, tecnologia e sustentabilidade, em 2021.

Conheça as maiores tendências de construção para 2021

Em tese, são 10 tendências de construção para 2021 que mais estão em alta. Entretanto, ainda temos tempo para descobrir novas possibilidades nos próximos meses. Mas pode deixar que manteremos este conteúdo sempre atualizado para você! No entanto, conheça todas as tendências:

1- Pré-moldados: A construção modular como tendência

Sendo vista como uma grande inovação, a indústria da construção civil traz os pré-moldados como uma oportunidade de otimizar processos básicos da construção, além de elevar a qualidade.

Porém, vale salientarmos que os pré-moldados não são extremamente novos no mercado. Mas, apenas nos últimos tempos é que eles vêm sendo valorizado da forma que merecem.

Isso pois muito foi visto na pré-fabricação de módulos individuais, usando diversos materiais de construção, como madeira, concreto, aço, etc. Com isso, foi percebida a eficiência que este tipo de tecnologia pode trazer, a fim de fazer com que diversas etapas e partes da obra sejam desenvolvidas simultaneamente. O que, no curto e médio prazo, reduz custos e acelera a entrega.

tendências de construção para 2021
Os pré-moldados, apesar de antigos, estão aos poucos recebendo a merecida atenção.

Além disso, não há tantos relatos de desperdício e entulho de obra, uma vez que o material usado é planejado e posto na ponta do lápis, antes da execução.

2- Realidade aumentada e virtual no dia a dia

A realidade aumentada é uma estratégia que faz parte das tendências de construção para 2021. Isso porque essa ferramenta pode substituir a forma que os projetos são apresentados aos clientes, além de criar uma linha de interação entre o real e o virtual.

Assim, a realidade aumentada “coloca” os projetos em sintonia com a realidade, uma vez que os torna mais palpáveis e com uma leitura mais fácil.

Em contrapartida, temos ainda a realidade virtual. É importante ter em mente que ambas se diferenciam uma da outra, para assim saber escolher e valorizar cada tecnologia.

tendências de construção para 2021
Realidade aumentada e virtual chegam como porta de entrada para mais vendas.

Enquanto a realidade aumentada cria perspectivas do virtual no real, a realidade virtual leva o cliente para um “universo digital”. Aqui, óculos de VR serão utilizados, e o cliente entrará em outra dimensão digital, para poder experienciar e conhecer o projeto.

3- Building Information Modeling (BIM): Simulação do que pode ou não funcionar

O Building Information Modeling, conhecido como BIM, nada mais é do que um conjunto de metodologias e processos que agregam informações sobre o planejamento, construção, canteiro de obras, etc.

As informações contidas no BIM podem abarcar quantidade de materiais utilizados, mão de obra, localização de canos hidráulicos e tubos de gás, dimensões, entre outros.

Esta tecnologia lhe traz a possibilidade de simular tudo que pode dar certo e errado, antes mesmo de a sua obra iniciar os primeiros passos. E ainda: Tudo de uma maneira precisa e eficiente.

tendências de construção para 2021
Saiba planejar de acordo com o que a tecnologia tem a oferecer.
  • Importante: O governo brasileiro adotou uma exigência de que o BIM seja usado em todas as obras públicas, a partir de 2021.

4- Drones para inspeções visuais e marketing

Que os drones são muito utilizados para ser feito o marketing de grandes empreendimentos e corporações, isso nós já sabemos. Entretanto, ele pode ir muito além.

Se você quer apostar nas tendências de construção para 2021, entenda que visualizar a obra e acompanhá-la em diversas dimensões é crucial para fazer diagnósticos; intensificar resultados; encontrar soluções; entre outras medidas.

tendências de construção para 2021
Os drones podem – e devem – serem usados para além do marketing.

5- Automatização do canteiro de obras

Sabemos que uma das maiores dificuldades que podemos encontrar na gestão de uma obra é, na essência, a comunicação. Pois não importa quantos maquinários tecnológicos e quantas tendências temos dentro de nossas construtoras. Se a comunicação for truncada, sempre haverá falhas.

Sendo assim, uma das melhores formas de solucionar o problema de comunicação ruim, é justamente através da automatização do canteiro de obras. Desse modo, é possível trabalhar informações entre o escritório e o canteiro de obras em tempo real.

tendências de construção para 2021
A automatização acelera a compreensão dos resultados já obtidos.

Para isso, é possível utilizar aplicativos e programas de relatórios diários, através de imagens, vídeos, textos, mapeamento de fluxo de trabalho, entre outros fatores.

6- BI (Business Intelligence): Acompanhe dados quantitativos de forma eficiente

Business Intelligence, também conhecido apenas por BI, é um sistema que tem por objetivo traduzir dados de forma precisa e direta.

Desse modo, você poderá desenhar estratégias, criar intervenções em ações que possam estar impactando negativamente o seu projeto, além de analisar suas perdas e ganhos.

Você poderá acompanhar profundamente o desenvolvimento do seu projeto de casa, identificando falhas, soluções e visualizando os próximos passos.

tendências de construção para 2021
Mensure todos os dados quantitativos e saiba traduzi-los, além de visualizar o futuro de uma forma mais saudável.

7- Impressão 3D: Uma realidade otimizadora

A impressão 3D já é uma realidade em muitos setores, e na construção civil não seria diferente. Isso porque ela é capaz de trazer benefícios não apenas no sentido de material, como também, de mão de obra. Afinal, haverá menos investimentos em pessoas, e o trabalho automatizado trará resultados impecáveis e sem desperdícios.

Isso pois, nos dias atuais, já é possível imprimir uma casa inteira em apenas 24 horas! O que nos dá a entender que com a impressão 3D será possível criar empreendimentos incríveis e completos, gastando pouco no longo prazo, e tendo resultados efetivos.

tendências de construção para 2021
A impressão em 3D nas obras é eficiente e ágil.

8- Sustentabilidade: Uma tendência para milhares de anos

A sustentabilidade nas obras já é tendência de muitos anos, evidentemente. Porém, quanto mais o tempo passa, maiores são as necessidades de levar em consideração este fator.

Primeiro porque precisamos cuidar de nosso planeta, e as energias limpas são fundamentais para isso. Segundo porque é preciso sempre pensarmos em formas de otimizar o trabalho e diminuir os custos. Tudo isso sempre levando em conta a experiência do cliente final.

tendências de construção para 2021
Sustentabilidade é o “sobrenome” da construção nos próximos anos.

Desse modo, apostar em energia solar; coleta de água; materiais de construção que sejam sustentáveis e até mesmo usufruir da reciclagem, são meios de melhorar os resultados na obra.

9- Novos materiais: Tijolos de lã e telhas solares

Dentre as tendências de construção para 2021, não podemos deixar de lado a inovação com novos materiais. Dentre eles, as inteligentes telhas solares, que são capazes de apostar em economia, inovação, energia limpa e sustentabilidade.

Além disso, os tijolos de lã também causam menos impactos no meio ambiente, gerando assim um planeta mais bem cuidado e protegido por todos nós. Afinal, para que não tornemos nossa espécie insustentável, precisamos pensar em medidas que menos impactem o mundo.

tendências de construção para 2021
A energia solar estará em alta e faz parte das tendências de construção para 2021.

10- Aplicativos e softwares: Armazenamento de dados e gestão de projetos estruturais

Por fim, dentre as tendências de construção para 2021, temos ainda os aplicativos e softwares que unem tudo que uma construção necessita para gerar bons resultados.

tendências de construção para 2021
Aposte em aplicativos que efetivem a gestão da sua obra de uma forma mais atrativa.

Para isso, é preciso apostar em software de gestão de negócio; de fluxo de caixa e até mesmo de gestão de pessoas. Isso pois quanto mais “na ponta do lápis” estiverem nossos investimentos, melhor e mais controlado tudo estará.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.