Projeto hidráulico para esgoto

Na hora de construir, você não pode abrir mão do projeto hidráulico para esgoto, que é um dos mais importantes e fundamentais em qualquer obra, trazendo uma série de informações e orientações para os profissionais que irão realizar o trabalho.

projeto de esgoto

Projeto hidráulico para esgoto (Foto: Pixabay)

Os projetos hidráulicos incluem detalhes a respeito de todos os subsistemas que compõem a parte hidráulica do imóvel, como as tubulações de água fria, água quente, água pluvial, esgoto e reuso da água, devendo ser elaborados antes do início da obra.

Basicamente, eles são divididos em duas partes, incluindo o diagrama da rede de distribuição (colunas, barriletes, ramais e sub-ramais) e a especificação dos materiais que compõem o sistema (tubos, válvulas, conectores, medidores, bombas, etc).

Para que serve

Entre as instalações hidráulicas, o projeto para esgoto é um dos destaques. O objetivo desse tipo de planta é contribuir para que a instalação do esgoto doméstico seja realizada corretamente, permitindo coletar e afastar do imóvel os dejetos provenientes do uso da água para fins higiênicos, encaminhando-os para o local adequado.

Seguindo as orientações da planta para esgoto, é possível realizar o rápido escoamento do esgoto, facilitando a desobstrução das tubulações, além de impedir a passagem de gases e animais dos encanamentos para o interior da casa. O projeto também tem a finalidade de evitar a poluição ambiental, especialmente dos mananciais de água.

projeto de esgoto

A planta do esgoto serve de guia para os trabalhadores da obra (Foto: Pixabay)

Nesse tipo de projeto encontramos todas as informações necessárias para quem vai construir, e é fundamental que ele siga algumas normas técnicas específicas para que aconteça a ligação do esgoto à rede coletora municipal (por isso, é preciso contratar profissionais que conheçam a legislação local).

Além disso, o projeto pode ajudar a economizar na obra e a garantir uma maior vida útil para o sistema. Ele também deve ser sempre utilizado em qualquer reforma feita no imóvel e para as manutenções periódicas.

O que ele deve apresentar

O projeto de esgoto doméstico traz a localização de todos os itens que fazem parte desse importante sistema, mostrando como acontece a ligação entre as instalações hidráulico-sanitárias de áreas como a cozinha, lavatório, pia, tanque, vaso sanitário, máquina de lavar roupa, ralos, chuveiro e banheira, entre outras.

projeto de esgoto

Ralos, pias, chuveiro, sanitário e outras áreas são interligadas pelo sistema de esgoto (Foto: Pixabay)

Ele também deve apresentar detalhes sobre acessórios como caixa de gordura, caixa de inspeção, caixa sifonada, tubos, conexões, tubo de ventilação e tubo de queda, além de outros, que são indispensáveis para o bom funcionamento do sistema de esgoto.

A planta traz ainda as dimensões e medidas de cada peça, podendo apresentar até mesmo as marcas utilizadas (essa informação é muito útil na hora de efetuar a manutenção do sistema, pois assim você compra as peças certas em caso de substituição).

Exemplos de projetos

Há diferentes modelos de projeto hidráulico para esgoto, que variam de acordo com as características de cada edificação. O projeto para uma casa residencial possui diferenças em relação a um projeto para planta industrial, por exemplo.

Veja alguns exemplos:

projeto de esgoto

(Foto: Pinterest)

projeto de esgoto

(Foto: Pinterest)

projeto de esgoto

(Foto: Pinterest)

projeto de esgoto

(Foto: Pinterest)

projeto de esgoto

(Foto: Pinterest)

projeto de esgoto

(Foto: Pinterest)

Add Comment