O piso para restaurante precisa seguir as Normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), visto que será um espaço para segurança da equipe, manipulação de alimentos e tráfego de pessoas. É indispensável que o revestimento do piso do restaurante seja impermeável, antiderrapante, fácil de limpar e, claro, que combine com a estética do ambiente. Diante disso, muitas opções de materiais são indicados para esses ambientes, considerando sempre a estética e funcionalidade para o dia a dia. Algumas vezes, o piso do buffet não é o mesmo que o da cozinha industrial, pois as exigências para cada local muda.
No caso das cozinhas, além de ter segurança, conforto e fácil limpeza, o revestimento precisa ser de cor clara e estar em bom estado de conservação. Confira a seguir algumas das melhores opções de piso para restaurante, cada um deles com dicas e características específicas para saber onde usar.
Piso para restaurante – Conheça os melhores modelos para escolher
Diferente da cozinha industrial, o piso para restaurante possui variadas opções e cada uma delas pode ser encontrada em cores neutras ideais para estabelecimentos. Por exemplo, nas cozinhas de restaurante o piso precisa ter uma certa resistência ao tráfego intenso, suportar lavagens pesadas e mudanças de lugar dos equipamentos. A cor branca dos revestimentos não cria pontos escuros ou cantos que possam acumular sujeiras e não serem enxergadas durante as limpezas. Portanto, se você pretende escolher um piso para restaurante, veja a seguir uma lista com os melhores modelos para escolher.
Veja algumas ideias de projeto de piso para restaurante.
Cimento queimado como piso para restaurante
O cimento queimado como piso para restaurante tem grandes vantagens, entre elas a parte estética que está super na moda nas decorações. Com um toque minimalista, rústico e moderno, o cimento queimado fica incrível revestindo um salão de buffet e na cozinha industrial do espaço. Um dos benefícios é sua rápida aplicação, baixo custo e facilidade na hora da limpeza, desde que seja impermeabilizado. Para manter a segurança, sempre mantenha o piso seco para prevenir quedas durante o tráfego de pessoas. Com o tempo, o piso cimento queimado pode demandar reparos. Por isso, capriche no contrapiso e no acabamento para preservação do revestimento.
Piso cerâmico para restaurante
Um dos pisos mais populares é o cerâmico que também poderá ser usado no piso do restaurante e na cozinha industrial. Com baixo custo, o piso cerâmico é um queridinho dos orçamentos apertados, oferecendo muitas opções em cores e tamanhos. Grande parte dos pisos cerâmicos são antiderrapantes, promovendo maior segurança para o espaço da cozinha e dos próprios clientes. A durabilidade da cerâmica é mais um ponto alto, bem como a instalação simples e fácil manutenção. Porém, o rejunte entre os pisos podem apresentar um pouco mais dificuldade na hora de limpar durante as limpezas mais pesadas.
Vinílico como piso de restaurante
O vinílico como piso de restaurante oferece grandes vantagens, entre elas o conforto térmico, facilidade na limpeza e acessível instalação. Um dos pontos positivos é que o piso vinílico poderá ser instalado por cima de outro revestimento, sendo este um material ótimo para reformas. Além de apresentar esses benefícios acima, o piso vinílico para restaurante já vem impermeabilizado, pois é fabricado a partir de PVC.
Assim como a cerâmica, esse revestimento pode ser encontrado em diferentes espessuras e cores, inclusive as claras para serem instaladas em cozinhas industriais. No entanto, é preciso ter cuidado durante as limpezas, não podendo usar produtos corrosivos ou deixar molhado após a lavagem.
Piso Epóxi para restaurante
A instalação do piso epóxi para restaurante exige mão de obra qualificada, já que é um material monolítico, com apenas uma peça a ser instalada. Por ser instalado como um único piso, o epóxi é uma opção higiênica, fácil de limpar e resistente às infiltrações durante as lavagens do local. No entanto, é preciso que você conheça o fabricante e as especificidades do material antes de aplicar, para prevenir qualquer problema futuro após a instalação. De modo geral, os pisos epóxi resistem a produtos químicos e alto tráfego de pessoas, porém, a instalação deve ser feita com cuidado.
Como escolher o piso para restaurante?
Com as diversas opções de piso para restaurante fica difícil escolher qual o melhor. Pensando nisso, montamos algumas dicas para ajudar a escolher o piso do restaurante.
Material durável para o piso do restaurante
Um dos pontos principais na escolha do piso para restaurante é o material, ele precisa ser durável para tráfego de pessoas e mudanças no layout do local. Muitas vezes poderá ser preciso mudar as mesas de lugar, bem como, o uso diário de cadeiras pelos clientes que frequentam o espaço. Além disso, o revestimento precisa ter uma boa estética combinada com o estilo do ambiente e sua identidade visual como empresa.
Considere o tráfego seguro das pessoas
Outro ponto importante é considerar o tráfego seguro das pessoas, sejam os funcionários da sua equipe ou clientes. Os pisos para o restaurante e cozinha precisam ser antiderrapantes e deve ser instalado com qualidade para não criar desníveis que possam resultar em tropeços. Quando o piso é liso está propenso a criar um efeito escorregadio quando molhado, por isso, escolha o revestimento antiderrapante para restaurante.
Facilidade na hora da limpeza do espaço
Como se trata de um comércio de preparo e serviço de alimentação, um piso para restaurante com facilidade na hora da limpeza do espaço é a solução. No caso das cozinhas industriais, os pisos precisam ser claros e limpos com uma manutenção pesada de higienização. Por isso, escolha um material de piso resistente a produtos químicos e também fácil de limpeza diária. Para não errar, um piso que não acumule muita sujeira é uma ótima alternativa para manter o local sempre limpo.
Prefira um piso para restaurante com boa acústica
Talvez você nem tenha pensado muito, mas preferir um piso para restaurante com boa acústica tem suas vantagens. Uma delas é tornar o ambiente com menos ruídos possível, já que é um espaço para preparo e para fazer refeições. Ao arrastar uma mesa ou cadeira, dependendo do piso, terá um barulho estrondoso, assim como na queda de um prato, por exemplo. O conforto acústico é um ponto importante a se considerar quando for escolher o melhor piso para restaurante.
Deixe seu comentário