Manta Líquida – O que é, Benefícios, Como Aplicar

Você certamente já deve ter ouvido falar em manta líquida. Porém, com tantos produtos que vemos no mercado da construção, conhecer cada um deles e compreender a sua importância é praticamente impossível. Portanto, nada melhor do que recorrer a artigos informativos para, dessa forma, conhecer as melhores opções para a sua obra, não é mesmo?

Ainda mais quando falamos de um assunto tão importante para qualquer projeto: a impermeabilização. E é, portanto, exatamente sobre isso que vamos falar no nosso artigo de hoje. Conheça, a seguir, o que é a manta líquida, por que ela é importante para a sua obra, quais são as suas vantagens e como funciona a sua aplicação. Acompanhe:

 

 

O que é manta líquida?

A manta líquida, em linhas gerais, nada mais é do que um impermeabilizante com alto teor de sólidos, sendo feito a partir de resina acrílica. Sua superfície seca é muito importante, pois é capaz de formar um tipo de “membrana” impermeável e totalmente flexível e elástica, sobre a superfície aplicada.

Desse modo, forma uma potente camada protetora, por exemplo, na sua laje ou telhado, mantendo-os resistente à chuva e ao sol. Isto é, ela é capaz de manter protegidas estas importantes áreas que recebem a sua aplicação, protegendo a sua obra contra infiltrações e problemas causados pela falta de impermeabilização.

Quais as vantagens da manta líquida?

As vantagens de utilizar a manta líquida em sua obra são inúmeras. Abaixo listamos os benefícios mais marcantes:

  • O produto já chega em sua casa pronto para o uso. Isto é, você só precisará misturar um pouquinho, para deixar a sua manta mais uniforme.
  • A aplicação não apresenta grandes complicações, como algumas opções de produtos diferentes, uma vez que a sua aplicação é a frio.
  • A sua aderência é uma das maiores vantagens do produto, independente da superfície que você for aplicar.
  • Existem alguns tipos de cores para a sua manta líquida, proporcionando assim o acabamento de acordo com o seu gosto pessoal.
  • Além de proteger a área que receberá a aplicação, a manta ainda proporciona um equilíbrio para o excesso de calor.
  • Sua composição não apresenta nenhum tipo de solvente inflamável.
  • Pode ser utilizada como um bom corretivo.

Como aplicar a manta líquida?

Agora que você já sabe quais são os benefícios da manta, bem como qual é a sua real funcionalidade, é hora de aprender a fazer a aplicação em casa. Veja o passo a passo:

 

 

  1. Primeiramente, é muito importante que você se atente a superfície que irá receber a manta líquida. No caso do concreto, é importante que você faça uma preparação com uma camada fina de argamassa feita de cimento e areia média. No caso dos telhados, é muito importante que você faça uma boa higienização no local, eliminando todos os resíduos, principalmente os de gordura.
  2. É muito importante que, para a aplicação da primeira demão você utilize um a um para diluir a sua manta líquida, a fim de melhorar a aderência desde a primeira aplicação.
  3. Utilize o auxílio de uma trincha ou de um rolo de lã, como você preferir, para aplicar a sua manta na superfície desejada.
  4. Feita a primeira demão, espere o tempo informado na embalagem do produto, até aplicar outras camadas. Pois sim, é possível que você tenha que aplica mais do que duas vezes, para o acabamento ficar impecável.

Na dúvida, converse com um profissional

Você deve ter notado que a aplicação da manta líquida parece ser bem simples e rápida. Porém, nós lhe damos o conselho de sempre conversar com um profissional qualificado para tal serviço, a fim de evitar contratempos. Afinal, mesmo que a aplicação em si seja facilitada, é muito importante ter a experiência adequada para o efeito ser satisfatório. Ou seja, nestes casos, um pequeno “deslize” pode prejudicar todo o seu projeto.

A impermeabilização é extremamente importante

Acredito que nem precisamos, de fato, afirmar esta colocação. Afinal, é imprescindível que você conheça a importância da impermeabilização no seu projeto, a fim de evitar problemas e dores de cabeça no futuro, como infiltrações por exemplo. Visto isso, é hora então de encontrar um bom produto no mercado, com credibilidade, para conquistar o resultado que você tanto espera. Depois é só nos contar como foi a sua experiência.

Add Comment