Como montar uma serralheria: O que você precisa para abrir uma

O Brasil está em uma ótima fase na área de construção civil e materiais de construção. Para acompanhar e impulsionar ainda mais essa evolução, muitos são os empresários que estão achando uma excelente oportunidade na área de serralheria.

Como montar uma serralheria

Abrir uma serralheria, geralmente voltada para pequenos e micro mercados, é uma boa área de investimento, principalmente para aqueles que vão começar agora. Se você tem o desejo de apostar nesse segmento, leia esse artigo e veja o passo a passo para montar uma serralheria.

Público-alvo da serralheria

O trabalho de serralheria, basicamente, é feito sob encomenda. Portanto, o empresário deve ter em mente que dependerá da demanda, fabricando as mercadorias somente quando eles forem encomendados.

O negócio pode ser tanto de pessoas jurídicas, quanto para pessoas físicas, ou seja, donos de casas que têm em vista reformar ou montar a casa com novas mercadorias.

No caso do atendimento a pessoas jurídicas, a serralheria acaba se tornando uma parceira da empresa, fabricando mercadorias sob encomenda com alta demanda. Por outro lado, quando se escolhe por atender pessoas físicas, o número de clientes costuma ser maior. Existe ainda a chance ainda de atender sua persona.

Quais serão os produtos comercializados?

Um dos pontos mais interessantes ao abrir uma serralheria é a grande número de produtos que podem ser comercializados. Quem escolhe por essa área pode atuar com a construção de portas, corrimãos, grades, janelas, esquadrias, sacadas, fechaduras, basculantes, cercas, escadas, guarnições, prateleiras e vários outros.

Não comece sem um diferencial

Antes de abrir sua serralheria, tenha em mente que inovação é a palavra-chave. Disponibilizar algo novo e exclusivo para seu público é a garantia de que dará tudo certo para seu negócio.

Portanto, já inicie com um diferencial e sabia quem irá se interessar por ele: Homens? Estudantes? Famílias? Desenhe as mercadorias baseado no que os clientes querem e o êxito estará praticamente garantido.

Existe ainda as serralherias que escolhem também pela proposta de outros artigos para diferenciá-la na área. Entre eles destacamos: luminárias, artigos de decoração para casas e móveis de ferro ou alumínio.

Onde você atuará?

O local onde você irá montar sua serralheria é uma questão que pesa bastante. Isso porque se ela estiver instalada em um bairro nobre, isso quer dizer que seus clientes serão de alto padrão. Por outro lado, montar uma serralheria em um bairro de classe baixa/média deverá refletir em mercadorias mais simples, e consequentemente, mais baratas.

Quais são os equipamentos necessários para começar?

Antes de iniciar também é necessário determina, um por um, quais serão as ferramentas necessárias para que a serralheria abra as portas.

A seguir, veja uma lista com os principais equipamentos que será necessário para você abrir a sua. São eles: lixadeiras, serra modelo “tico-tico”, moto esmeril, furadeiras de alto impacto, transformador de solda, esmerilhadora, jogos de chaves combinadas, jogo de chaves de fenda, dobradores de cano/tubo, chave Philips, eletrodos, arames, tesouras e assim por diante.

É claro que outros equipamentos também pode ser necessários. Isso dependerá, das mercadorias que você produzirá em sua serralheria.

Não negligencie seu controle financeiro para crescer de forma planejada

Se você ainda não tem conhecimento financeiro, é recomendado contratar uma consultoria financeira especializada em serralheria para conseguir gerir as finanças do seu negócio e crescer de forma planejada.

Conclusão

Nesse artigo, você viu que investir em uma serralheria pode ser algo lucrativo. Em um bom momento de produtividade do país no segmento de construção civil e materiais de construção, a demanda é garantida. Mas é necessário se organizar. Realizar uma determinação correta do público-alvo de sua serralheria, mostrar ao público um fator diferencial das outras serralherias, contratar profissionais qualificados, são algumas das medidas fundamentais para o sucesso do empreendimento.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.