Dama da Noite CESTRUM NOCTURNUM | Como Cuidar

A dama da noite, ou de nome científico Cestrum Nocturnum, é uma flor que pode ser encontrada em diversos locais. Ela geralmente pode crescer sem muita manutenção e requer alguns cuidados básicos para manter-se florida. Assim sendo, acompanhe o texto para entender tudo sobre a flor e cultivá-la da forma correta.

Dama da noite – Cestrum Nocturnum

A dama da noite é uma flor que pode chegar até 3 metros de altura. É um arbusto que forma pequenas flores coloridas na tonalidade creme. Como falamos, ela pode crescer em diversos locais, mas tem uma certa resistência para vingar em climas mais frios.

 

dama da noite

Foto: Pinterest

 

Se você está querendo plantar a dama da noite, saiba que ela floresce em épocas específicas, embora longas. Na maioria das regiões, ela acontece do final da primavera ao final do verão, as flores começam a aparecer e na planta. Este é um critério que precisa ser observado desde o início do cultivo, pois você não quer se frustrar após o plantio, não é mesmo?

Desta forma, separamos uma série de itens que precisam ser observados para que a dama da noite ou, cestrum nocturnum cresça e faça lindas flores no se quintal ou apartamento.

Como e onde plantar a dama da noite?

Como falamos, a dama da noite pode crescer em diversos locais, com exceção do frio. Em locais amenos, com temperaturas razoáveis e na época certa, com certeza você terá ótimos resultados no cultivo. No entanto, alguns critérios devem ser levados em consideração para que tenhamos sucesso.

  • O sol é o primeiro critério. A dama da noite é sedenta por sol e precisa ficar exposta em locais em que ela receba bastante. Assim como a vitamina D (provinda do sol) é importante no corpo humano, algumas plantas também precisam dele para sobreviver. Que é este caso. Por isso, plante-a no seu jardim externo.
  • Além de sol, a planta precisa também receber matéria orgânica enriquecida para que seus nutrientes e minerais se desenvolvam e ela possa crescer com saúde. Estas matérias orgânicas podem ser derivadas de adubo animal, de preferência de curral, composto orgânico específico para plantas e cerca de 100g de farinha de ossos.
  • Além disso, o indicado é que você coloque areia na parte de baixo do adubo e da matéria orgânica. Esta areia terá muita serventia para drenar as águas e deixar o cultivo mais equilibrado.
  • Após preparar a terra do plantio, você poderá inserir a planta de forma que fixe-a com as raízes na matéria orgânica. Se você comprar a planta em uma floricultura, provavelmente ela virá com algum solo já preparado na raiz. Você pode, então, aproveitar este torrão para manter os nutrientes já conquistados, fixando a planta no novo terreno do seu canteiro.
  • Assim sendo, agora você terá que ter alguns cuidados iniciais para que a planta cresça corretamente. E um destes cuidados, é regar de forma consistente todos os dias. No entanto, tome cuidado para não afogá-la. A água não pode ser em abundância. Depois de alguns dias, você pode fazer as regas com mais espaçamento. Ou seja, não precisa ser todos os dias.

 

dama da noite

Foto: Pinterest

 

Plantio em apartamentos

Para plantar a dama da noite em apartamentos, você pode seguir os mesmos critérios. Entretanto, é recomendável que você tenha alguns cuidados extras relacionados a manutenção. Por exemplo, como esta é uma planta que cresce muito, é recomendável que você faça as podas no tempo certo, para não criar problemas.

Ou então, você pode indicar o caminho para que ela cresça. Isto pode ser feito com a ajuda de um tutor ou guia, que será a base do crescimento da planta. E você poderá montar o caminho a ser seguido, como se fosse uma planta trepadeira.

É importante entender também que, caso alguém da casa tenha problemas respiratórios ou alergias, o indicado é que a planta não seja colocada dentro de casa. Pois devido ao forte perfume que ela solta, principalmente a noite, irritações podem ocorrer.

Assim sendo, a melhor maneira de cultivar a dama da noite, é deixando-a ser ela mesma, em um local indicado, com o solo correto e a manutenção em dia. Aproveite nossas dicas e boa sorte.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.