Como Instalar Suspiro da Caixa D’água – Passo a Passo

Você sabe como instalar suspiro da caixa d’água? Este é um processo extremamente simples. Porém, importante e que muitas vezes não é feito da forma correta ou sequer é feito. O suspiro da caixa d’água é uma ligação de canos que possui uma função muito específica: fazer com que não haja ar nas instalações hidráulicas principais da casa.

Se você em algum momento abriu a torneira da pia da cozinha, chuveiro ou mesmo do tanque de lavar roupas e percebeu que a água saiu de forma “picotada”, saiba que isto acontece pois há ar no encanamento. Há quem sugira o simples processo de deixar a torneira correndo até que o ar saia completamente. Mas isto é inviável, uma vez que sempre ocorrerá ar interno e você gastará muita água à toa.

Vamos explicar o passo a passo de como fazer isso de forma responsável, simples, barata e prática, instalando um simples suspiro na sua caixa. Acompanhe!

como instalar suspiro da caixa d'água

Como instalar suspiro da caixa d’água – Passo a passo

Para entender como instalar suspiro da caixa d’água de forma simples e prática, basta ter as ferramentas certas e, claro, o passo a passo correto. São apenas 4 simples passos que você deverá considerar para conseguir fazer suas torneiras terem uma água corrente mais eficiente e sem ar, fazendo o seguinte:

  1. Tire as medidas dos canos para fazer o suspiro;
  2. Faça os cortes;
  3. Faça a colagem de cada peça separadamente;
  4. Abra o registro da caixa d’água e observe o ar saindo;

Parece complicado? Acredite: não é! É claro que vamos entender este passo a passo de forma detalhada no decorrer deste texto. Mas antes, é fundamental que você tenha também os materiais certos para que tudo funcione na sua casa. Vamos lá?

Separe os seguintes materiais para realizar o serviço

Antes mesmo de começar a fazer a instalação do suspiro na sua caixa d’água, recomendamos que você separe todos os materiais necessários. Afinal, parar o serviço no meio do caminho para ter que sair e comprar algo que faltou não é recomendável, pois o trabalho parecerá complicado, quando na verdade, é muito simples.

Recomendamos que você adquira os seguintes materiais:

  • Cano de 25mm (de 1 a 2 metros);
  • 1 Joelho de 25mm;
  • T na largura do cano principal com saída de 25mm;
  • Uma falange de 25mm para instalar na parte de cima da caixa;
  • Serrinha para cortar canos;
  • Serra copo para serrar a caixa d’água;
  • Lixa;
  • Cola de contato para canos;
  • Trena para tirar as medidas;

Agora já temos o passo passo em mente e também os materiais na mesa. Vamos, então, partir para os detalhes de como instalar suspiro da caixa d’água? Vamos! Acompanhe as 4 simples etapas.

como instalar suspiro da caixa d'água

1- Tirando as medidas do suspiro

O primeiro passo, então, é tirar as medidas do suspiro. Não há necessidade do suspiro ser mais grosso do que 25mm. Afinal, você só precisa tirar o ar do encanamento principal, e 25mm está ótimo para isso! O cano para o suspiro deve ser acoplado logo após o registro principal da caixa, cerca de 10cm de distância. Esta seria a primeira medida a se considerar.

A segunda medida, é do suspiro em si. Ele precisa ser da altura da caixa d’água, superior a altura da bóia, para que não haja vazamento. Em uma caixa de 500l isto é que vale cerca de 45cm de altura.

E a terceira medida, então, trata-se do cano que será acoplado de volta a caixa, formando um “L” de cabeça para baixo. Esta deve ter a medida suficiente para ser acoplado no joelho e na caixa, cerca de 30cm (dependendo da distância que você cortou após o registro geral).

2- Faça os cortes

Agora, então, é hora de fazer os cortes. O primeiro deles, é o corte no cano principal, que tira a água da caixa. Faça um corte reto na medida que você tirou anteriormente. Este será o local em que o cano do suspiro será instalado. O próximo corte, é no cano do suspiro. Corte-o nas medidas que você tirou, de modo que ele seja alto o suficiente para ficar em cima da bóia. E também, corte o pedaço que formará o “L” de cabeça para baixo (que devolverá o ar para dentro da caixa).

Você terá de cortar também a parte superior da caixa d’água com a serra copos, de forma que abra um buraco redondo na parte superior (acima da bóia). É neste local também que será instalada a falange de conexão com o cano de 25mm, que será a saída de ar do suspiro.

como instalar suspiro da caixa d'água

3- Faça a colagem de cada peça separadamente

Medidas e cortes feitos, é hora de colar tudo! Este é o processo mais simples. Porém, é preciso tomar cuidado para que a colagem seja feita da forma certa. Então, antes mesmo de colar, recomendamos que você lixe cada uma das superfícies dos canos para que a cola grude de uma forma mais eficiente. Além de lixar, limpe muito bem a área em que a cola será aplicada. De preferência, o cano precisa estar seco, de modo que tudo tenha muito mais aderência.

A cola pode ser uma cola básica para canos, aquelas que você encontra em qualquer loja de materiais de construção baratos. Aplique com um pincel para certificar-se de que está bem espalhado. E, somente então, cole o T (emenda) com a saída para canos de 25mm no corte que você fez no cano principal da caixa.

Depois, basta colar o cano de 25mm nesta saída do T, colar o joelho na parte de cima e o cano de retorno de modo que encaixe no buraco superior que você fez na caixa d’água, onde está a falange (saída de ar do suspiro).

Lembre-se sempre de usar equipamentos de proteção para manusear colas tóxicas, ok?

4- Abra o registro da caixa d’água e observe o ar saindo

Pronto! Agora você já sabe como instalar suspiro na caixa d’água de forma barata, rápida e sem a necessidade de contratação de mão de obra. Basta fazer os processos todos na ordem certa, fazer os cortes e a colagem corretas. Depois, basta abrir o registro e reparar a água que sairá na parte de cima do suspiro. Isto acontece pelo fato de ter ar no cano e, agora, este ar possui uma saída melhor, que não às torneiras da sua casa.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.