Como cuidar das orquídeas é a sua grande dúvida? Pois saiba que existem formas bem simples que qualquer pessoa pode fazer. Essas flores podem ser elegantes e ter saúde com preciosos produtos químicos. Para isso, basta reunir alguns ingredientes que estão na sua casa mesmo, como por exemplo: canela em pó e sabão de coco. Também é preciso ficar de olho na mudança que a planta tem e nos seus sinais.
Como cuidar de Orquídeas: Modelos, dicas
Para te ajudar a cuidar dessa flor que é o sonho de consumo de muita gente, separamos algumas dicas:

As cores das orquídeas são variadas e você pode escolher qual é a mais adequada para o ambiente que deseja criar (Foto: Divulgação)
Tipo de vasos
As orquídeas gostam dos vasos de barro em vez dos de plástico. Mesmo sendo mais caro, os e barro tem mais porosidade. Além disso esse tipo de vaso drena melhor a água. Mas mesmo assim você quiser o vaso de plástico, tenha cuidado ao regar, pois se não vai matar a planta de tanta água, já que esse vaso não suga os excessos.

Orquídeas mais escuras são lindas e você pode usar na composição do seu orquidário (Foto: Divulgação)
Outro detalhe importante com relação ao vaso é que a orquídea precisa estar ao menos a um dedo da boca do vaso. Se isso não acontecer é necessário mudar a planta de vaso. O ideal é deixar a orquídea a dois dedos de altura abaixo da boca do vaso.
Antes de acomodar a orquídea em um vaso novo preste atenção aonde que os brotos saem. Isso ajuda a fazer a escolha coreta do lado do vaso mais apropriado. A parte dos brotos é o lado da frente da orquídea.
A parte de trás da planta precisa ser encostada em um dos lados do vaso. Somente assim ela terá força e firmeza para crescer.
E a dica final com relação ao vaso e plantio é que quando for trocar a flor de vaso é necessário adicionar chips de fibra de coco ou musgo. O musgo necessita ser lavado antes de ser colocado no vaso. Dessa forma o excesso de área do item é removido.
Poda e cuidados com a folhagem da orquídea
Antes de fazer o corte da orquídea é recomendado que esterilize a tesoura que for usar. Passe ela em um maçarico portátil ou na boca do fogão. Depois que a tesoura esfriar você pode usá-la. Sempre que for podar outra orquídea faça o mesmo. Assim evita passar doenças no seu orquidário todo.

Como cuidar de Orquídeas: Modelos, dicas – As orquídeas brancas são as mais comuns, no entanto, existem várias espécies (Foto: Divulgação)
Se for remover uma folha é recomendado que você passe canela no local em que cortou. Isso porque a canela ajuda na cicatrização da planta. Se algumas manchas aparecerem nas orquídeas o fumo de corda pode ser a solução.
Coloque o fumo em água fervente por uma hora. Depois que virar uma solução bem densa diluída ela em água. Aplique essa solução nas folhas várias vezes até que dê resultado.