Como aplicar Tijolo de Demolição

Os materiais de estilo rústico estão cada vez mais valorizados em projetos de decoração, conferindo um visual bastante peculiar e interessante. Entre eles, um dos maiores destaques é o tijolo de demolição, que pode ser usado em áreas internas e externas.

Tijolo de Demolição

Como aplicar Tijolo de Demolição (Foto: Pixabay)

Anteriormente deixado de lado e tido como uma opção nada agradável, o tijolo aparente virou o jogo e se tornou uma das principais tendências em decoração da atualidade, aparecendo nos mais variados tipos de projetos.

Seja na fachada do imóvel, na cozinha ou no quarto, ele virou uma grande estrela no universo do design, trazendo muito estilo às residências. Quer saber mais sobre esse material? Continue conosco!

O que é Tijolo de Demolição

O tijolo de demolição é uma versão do clássico tijolinho a vista cuja aparência apresenta um certo desgaste pelo uso, característica que dá à peça um ar bem mais rústico, parecendo que ele foi retirado de uma construção antiga e em ruínas.

decoração com tijolo de demolição

Os tijolos com aparência envelhecida são fáceis de encontrar (Foto: Reprodução internet)

À venda em lojas de material de construção, que comercializam versões novas em plaquetas que simulam a rusticidade da peça, esse tijolo de aparência envelhecida também pode ser encontrado em lojas especializadas em materiais de obras antigas.

Também é possível encontrá-lo nas paredes de construções mais velhas, bastando descascá-las. Outra possibilidade é aproveitar os tijolos aparentes já assentados na obra, deteriorando-os um pouco e com cuidado, para que eles ganhem a aparência rústica e envelhecida.

Onde usar

Conforme dissemos no início do texto, é possível usar tijolo de demolição em praticamente qualquer parte do imóvel, a começar pela fachada, que ganha um visual incrível com o revestimento de demolição. O estilo é muito comum em sobrados, lofts, casas de campo e pequenos prédios residenciais.

fachada com tijolo de demolição

Eles podem ser usados na área externa (Foto: Reprodução internet)

Ainda na parte externa, uma ótima opção é a área de lazer com tijolos de demolição, que fica muito charmosa, combinando com a churrasqueira de tijolinhos. As varandas também costumam receber esse tipo de material, uma boa pedida para quem não quer mudar toda a fachada.

cozinha com tijolo de demolição

A cozinha fica mais charmosa (Foto: Reprodução internet)

Já na parte interna, um dos destaques é a cozinha com tijolos de demolição, fazendo com que esse tradicional cômodo ganhe um ar mais nostálgico e intimista, criando um ambiente diferenciado para preparar as refeições e receber os amigos.

quarto com tijolo de demolição

Que estilo desse quarto rústico (Foto: Reprodução internet)

Para quem quer uma decoração rústica, também é possível usar tijolos de demolição na sala, nos quartos e até no banheiro, aplicando o revestimento em toda a parede ou em apenas uma parte dela.

Como aplicar

O assentamento de tijolo de demolição deve ser feito com a utilização de areia peneirada, evitando que as pedrinhas interfiram no acabamento. Também é preciso ter cuidado com os excessos de massa do rejunte, pois ela pode endurecer sobre as peças.

banheiro com tijolo de demolição

Os banheiros também podem receber o material (Foto: Reprodução internet)

Dá para fazer as juntas de três maneiras: frisada (cria uma pequena profundidade entre os tijolos, retirando a massa entre eles); cheia (nivela-se a massa na superfície da peça); e seca (os tijolos se apoiam uns sobre os outros).

sala com tijolo de demolição

Nesse caso, apenas uma parte da parede recebeu o material (Foto: Reprodução internet)

Ao finalizar a aplicação, recomenda-se impermeabilizar os tijolos, para retardar o desgaste e protegê-los das intempéries. Para tanto, você pode usar resina, verniz acrílico ou silicone líquido.

Add Comment