Escadas de Madeira: 28 Modelos para sua casa

As escadas são muito úteis para servir de acesso a outros andares de uma casa ou de qualquer outro lugar que é composto por um andar superior. As escadas fazem parte da decoração de um ambiente e por isso podemos contar com diversos modelos de escadas sejam elas de madeira ou de concreto.

A madeira é um dos materiais mais utilizados para a fabricação de escadas, pois é um material charmoso e que traz uma certa sofisticação quando são usadas dentro de casa. Por isso trouxemos algumas informações sobre Escadas de Madeira para quem está procurando por uma opção de escada de madeira e não sabe qual modelo escolher.

Modelos de escadas de madeira

Trouxemos alguns modelos de escadas de madeira que são dos mais diversos para você escolher e ter uma ideia de como esses modelos podem compor a decoração da sua casa. Confira:

Escada de madeira com degraus em forma triangular

escadas de madeira
Escada de madeira com estrutura metálica

Escada de madeira 2
Escada de madeira para área externa

Escada de madeira 3
Escada com cabos de aço

Escada de madeira 4
Escada em perobinha

Escada de madeira 5
Escada de madeira de demolição

Escada de madeira 6
Escada moderna

Escada de madeira 7
Escada de madeira com corrimão de madeira

Escada de madeira 8
Escada de madeira escura

Escada de madeira 9
Escada com guarda-corpo de vidro

Escada de madeira 10
Escada de madeira com degraus sem espelho

Escada de madeira 11
Escada de madeira com avanço nos primeiros degraus

Escada de madeira 12
Escada de madeira preso sobre estrutura metálica

Escada de madeira 13
Escada de madeira para residência minimalista

Escada de madeira 14
Escada com tapete nos degraus

Escada de madeira 15
Escada de madeira com painel de vidro fixado no degrau

Escada de madeira 16
Escada de madeira com prateleiras

Escada de madeira 17
Escada de madeira em carvalho natural

Escada de madeira 18
Escada de madeira com degraus intercalados por toras

Escada de madeira 19
Escada com suporte lateral

Escada de madeira 20
Escada de madeira com gavetas

Escada de madeira 21
Escada de madeira com espelho d’água

Escada de madeira 22
Escada de madeira com corrimão branco

Escada de madeira 23
Escada com iluminação por ponto de luz nos degraus

Escada de madeira 24
Escada de madeira com degraus preso na parede

Escada de madeira 25
Escada de madeira com guarda corpo de vidro

Escada de madeira 26
Escada com estilo rústico

Escada de madeira 27
Escada de madeira com leve inclinação

Escada de madeira 28

Manutenção das escadas de madeira

As escadas de madeira podem ficar lindas e com aspecto moderno e contemporâneo por muito mais tempo se forem cuidadas da forma correta. Para limpar o corrimão da sua escada de madeira, utilize sabão de óleo e um pouco de cera. Tenha muito cuidado com o material que irá usar para limpar os degraus de sua escada, pois se eles forem muito oleosos, podem deixar os degraus escorregadios e com isso causar acidentes. Por isso procure pesquisar muito bem os produtos para usar na sua escada.

O que fazer em uma escada de madeira

 Use um limpador de chão de madeira profissional para remover arranhões e marcas de sapato ocasionais (apenas spray de algum líquido de limpeza em um pano e esfregue a área manchada levemente), Limpe pontos pegajosos com um pano úmido ou esponja. Minimizar a exposição da água e derramamentos, lavar imediatamente.

O que não fazer em uma escada de madeira

Não encerar um assoalho de madeira com acabamento em poliuretano. Não use produtos de limpeza que deixam um filme ou resíduo. Não use limpadores de amônia ou sabonetes de óleo em um assoalho de madeira  que vai afetar sua capacidade de recobrir mais tarde. Não use um pano úmido  em excesso  de água para limpar o chão (madeira naturalmente se expande quando é molhada e pode causar lascas e rachaduras ao seu piso). 

Restaurar escadas de madeira

Para restaurar sua escada de madeira é muito simples, você pode seguir o passo a passo e realizar esse processo sozinha. O primeiro passo é raspar todo o piso da escada e aproveitar para remover a massa que geralmente fica entre as tábuas. Nesse processo é preciso tomar um certo cuidado, pois é muito perigoso riscar a madeira e depois ter um certo trabalho para removê-los, o que não é nada fácil.

O segundo passo é lixar todo o piso da escada com uma lixa média e depois com uma lixa bem fina para dar um acabamento para a madeira. Entre as aplicações das lixas, use uma massa de calafetar e espere secar para depois utilizar a lixa mais fina.

 

manutenção escadas de madeira

O terceiro passo é aplicar uma seladora e também o verniz, mas tome cuidado, pois estes produtos devem ser de qualidade para não prejudicar a madeira e deixá-la novinha. Se desejar, poderá aplicar um produto especifico para “queimar” a madeira e deixá-la com um aspecto mais claro, mas tenha muito cuidado com esse tipo de produto, pois ele pode ser tóxico. Por isso procure uma loja especializada em madeira e pergunte tudo o que precisa saber sobre o mesmo antes de comprar.

Para quem deseja ter um acabamento de madeira mais escura, poderá usar o que chamamos de ebonização que na verdade é a aplicação do verniz misturado com um pigmento preto. O resultado é incrível. É muito importante cuidar da madeira para que ela dure mais e esteja sempre bonita para combinar com a decoração da sua casa.

Como fazer escada de madeira

A construção de uma escada de madeira é um procedimento estético e claro funcional em um local com dois ou mais andares. Geralmente as escadas de madeira são utilizadas em áreas internas, pois para as áreas externas, recomenda-se escadas de alvenaria ou concreto que podem suportar a água da chuva sem estragar.

Hoje em dia podemos encontrar alguns modelos de escadas de madeira que são prontas, ou melhor, aquelas pré fabricadas que só precisam ser instaladas e com isso facilitam e muito o processo de instalagem de uma escada. Mas também podemos procurar um profissional que monte uma escada de madeira tendo como base troncos, como é o caso de um dos vídeos que trouxemos abaixo.

escadas de madeira

Para ter uma escada de madeira em casa é preciso pesquisar muito sobre a sua procedência, pois a escada precisa ser segura para que se evite acidentes. Portanto pesquise não só o tipo de madeira que a escada foi ou está sendo construída, como também a loja que está fornecendo o material ou então o profissional que está instalando a sua escada. Todo cuidado é pouco para ter uma escada segura e claro com madeira de qualidade.

Leia também:

1 comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.