Qual o tamanho de lavabo ideal para sua casa?

Você sabe qual o tamanho de lavabo ideal para sua casa? No artigo de hoje vamos trazer as medidas mínimas para a construção de um lavabo em casa ou apartamento, além de dicas de decoração e implantação de elementos para valorizar o seu espaço.

Afinal, os lavabos são espaços com pia e vaso sanitário, por isso podem ser bem pequenos em metragem. São ideais para construir perto da sala de TV, cozinhas, churrasqueiras e quartos. É um ambiente ideal para uso comum de visitas e dos próprios moradores da residência. Saiba que é possível montar um espaço com uma decoração bem bonita, incluindo as versões de jardim de inverno pequeno.

Portanto, continue lendo e saiba mais sobre o tamanho de lavabo ideal!

Tamanho de lavabo ideal – Confira as dicas para escolher o seu

tamanho de lavabo ideal

Muita gente têm dúvidas sobre qual o melhor tamanho para lavabo, pois com as novas estruturas e plantas de casas, as metragens estão mais limitadas. Mas nada que um bom planejamento não resolva.

Qual a medida mínima recomendada para o lavabo?

Em geral, a medida ideal para tamanho de lavabo é a partir de 1,5 m². Mas com apenas 80 cm por 1,20 m você consegue montar um lavabo com lavatório e vaso sanitário incluso. Com os elementos certos, você constrói um espaço aconchegante e com tudo que precisa para usufruir do local. A partir de um planejamento de espaço, é possível colocar um móvel planejado, cuba pequenas e vaso conforme o seu gosto pessoal para decorar o lavabo.

Considerando a decoração do lavabo 

Além de usar todo o espaço mínimo do tamanho do lavabo, considere também a decoração do ambiente que deve abranger o estilo da casa. Pense em todos os itens importantes para a usabilidade do ambiente, como por exemplo, a colocação de um espelho, armário com bancada para pia, kit para pendurar as toalhas e demais itens decorativos.

Em um espaço de lavabo pequeno, você consegue decorar com plantas, apostando em um canteiro com jardim de inverno, jardim verde vertical ou vasos com flores. Outra dica é apostar nos nichos decorativos que servem também como espaço para armazenamento de estoque de produtos embaixo do lavatório.

Busque posicionar a cuba e vaso para manter a circulação das pessoas, deixando as peças na mesma parede para facilitar o acesso. Na parede, adicione quadros que combinam e ajudam na decoração do seu ambiente.

tamanho de lavabo ideal

Modelos de portas para lavabo pequeno

Com um espaço mais limitado, os modelos de portas para lavabo pequeno também precisam ser planejados de forma que apresentam sua funcionalidade ideal para o espaço. Uma ideia para aproveitar o tamanho de um lavabo pequeno é optar pelas portas sanfonadas e porta camarão que abrem para lateral. 

Existem modelos de portas sanfonadas bem bonitas, com cores que imitam madeira e combinam com um visual mais rústico do lavabo. Um ponto positivo do modelo em PVC de porta sanfona é que elas são mais baratas se comparadas às portas camarões. Agora, se você pretende fazer uma decoração mais moderna para seu lavabo, aposte na porta camarão de vidro, uma versão sofisticada para criar o seu espaço.

Mais uma opção de porta para lavabo pequeno é o modelo de correr, encontrado em diversos materiais como vidro, madeira e também de alumínio. Mas caso você não curta esse estilo de porta (sanfonada ou de correr), a dica é que você projete uma porta que abra para fora, melhorando o acesso ao tamanho do lavabo.

tamanho de lavabo ideal

Revestimentos para tamanho de lavabo ideal

Os revestimentos prometem agregar valor ao tamanho de lavabo ideal, considerando as versões mais clean para aumentar o espaço, bem como a aplicação de espelhos e revestimentos com cores vibrantes. Como o espaço do lavabo pequeno é mais reduzido, a dica é investir nos revestimentos verticais nas paredes e móveis. Aposte nas bancadas suspensas revestidas com mármore para um toque requintado no ambiente.

Você pode colocar o mesmo revestimento no piso e na parede, aproveitando para criar um espaço fácil de manter a limpeza. Também aposte em azulejos, pastilhas adesivas e cerâmica com estampas que combinem com seu lavabo. O papel de parede é um revestimento econômico para revestir paredes. E que tal investir em um modelo combinando com lavabo?

Já o gesso no teto, este permite criar um acabamento mais sofisticado, com detalhes desenhados e modelo de teto baixo de gesso para banheiros aconchegantes e modernos.

Iluminação para lavabo

A iluminação para lavabo é um ponto importante a se considerar, sendo que a iluminação também conta com o estilo do espaço. As iluminações frias e quentes são indicadas para este espaço, podendo escolher entre uma iluminação mais baixa com fita de LED nos móveis e colocação de um pendente se o lavabo tiver um teto mais alto.

A ideia é apostar em uma iluminação que contribui para seu espaço, tornando aconchegante, funcional e bonito. Ainda sobre luz baixa no lavabo, uma dica é apostar em lanternas decorativas na bancada ou abaixo dela, dando um toque mais iluminado no espaço.

Inspirações e modelos para tamanho de lavabo ideal

tamanho de lavabo ideal

Veja também algumas inspirações em modelos para tamanho de lavabo que compreende o seu projeto e necessidade.

Lavabos embaixo da escada 

Saiba que outra ideia de espaço criativo para fazer um lavabo é embaixo da escada. Mesmo com pouca metragem, o projeto pode ser encantador.  Posicione a planta com o vaso na parte mais baixa do teto e crie uma decoração aconchegante para o ambiente.

Lavabo com pia externa 

Se preferir, construa um lavabo com pia externa, ideal para áreas com churrasqueira e para projetos mais privados. Essa dica é para uma área maior de lavabo, pois será preciso projetar os dois espaços com uma boa margem de conforto e funcionalidade.

Lavabo planta retangular 

O lavabo planta retangular é perfeito para áreas estreitas e corredores, a porta de entrada pode se posicionar no meio da planta ou em um dos lados do lavabo. Preste atenção também onde será colocada a janela, um ponto bem importante para esse modelo de projeto.

Lavabo tamanho quadrado

Os modelos de lavabo tamanho quadrado é uma ideia mais versátil e liberal para variados tipos de projetos. Aqui você pode montar vários estilos de decoração, combinar revestimentos e ainda construir móveis planejados conforme o tamanho do lavabo.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.