Como furar concreto com a furadeira?

Você sabe como furar concreto com a furadeira? Parece boba essa pergunta, mas furar a parede de concreto corretamente poupará tempo, poupará a ferramenta e você terá segurança. O processo de furar a parede é indicado para instalação de prateleiras, quadros decorativos, painel de tv e entre outras adaptações domésticas necessárias. 

Saiba que a escolha da furadeira é bem importante neste processo, principalmente porque o melhor modelo facilitará na perfuração do concreto. Para dicas de como furar concreto com a furadeira, continue a leitura deste post.

Como furar concreto com a furadeira – Veja o passo a passo

furadeira de concreto

A primeira coisa a se fazer antes de aprender como furar concreto com a furadeira é escolher o modelo da ferramenta. No mercado existem variadas opções que fica até difícil escolher. Uma dica é escolher um modelo de furadeira mais potente, como por exemplo, de marcas conhecidas e com potência de 7 a 10 A para impacto. 

Essas ferramentas costumam ter uma melhor velocidade, regulagem na profundidade na hora do furo e são confortáveis durante o uso. Após essas dicas de escolha para furadeira, aprenda abaixo um prático passo a passo de como furar concreto com a furadeira.

Coloque os EPI’s

Antes de começar a furar a parede com a furadeira, coloque os EPI’s que são os equipamentos de proteção individual como óculos, protetores auriculares e luvas para manter a segurança na hora de manusear a furadeira.

Escolha uma broca de qualidade 

Para furar o concreto com a furadeira escolha uma broca de qualidade para o trabalho. Neste caso, as brocas específicas para concreto são as mais indicadas. A broca de concreto com ponta carbureto, rotativa ou percussiva são as opções. Este modelo de broca para concreto costuma suportar fortes golpes em material denso. As características referentes às estrias da broca precisam ser longas a fim de puxar o pó de concreto para fora do furo.

homem furando concreto

Defina a profundidade do furo 

Dependendo do modelo de furadeira, algumas dessas ferramentas costumam ter um ajuste manual ideal para definir a profundidade do furo na parede de concreto. Caso o modelo não tenha essa funcionalidade, o indicado é fazer uma marcação com lápis ou fita na própria broca.

Se você não sabe o quanto de profundidade precisa, nossa dica é que você leia as instruções da embalagem do objeto. Muitas vezes é indicado o tipo de broca e instruções relevantes para fazer o furo com furadeira na parede de concreto.

Para pendurar objetos leves, geralmente uma profundidade de furo equivalente a 2,5 cm já é o suficiente. 

Marque o ponto no concreto 

Depois de colocar os EPI’s, escolher uma broca de concreto de qualidade e determinar a profundidade do furo com o equipamento, é hora de marcar o ponto no concreto a ser furado com a furadeira. Utilize um lápis para construção civil para fazer uma marcação em forma de cruz ou apenas um ponto no local desejado.

Posicione a furadeira corretamente no local 

Antes de posicionar a furadeira corretamente no local, segure o cabo do equipamento com segurança e posicione o dedo indicador no botão de acionar. Mantenha o braço firme para a próxima etapa, pois muitos modelos de furadeiras são pesados e podem escorregar da mão quando ligados. Portanto, evite acidentes com a furadeira em casa.

Comece fazendo o furo guia com a ponta da broca

O primeiro passo para furar o concreto é começar fazendo o furo guia com a ponta da broca. Para isso, ligue a furadeira em baixa velocidade ou curtas palpitações para fazer um furo guia de aproximadamente 3 a 6 mm de profundidade.

Esse furo guia na superfície de concreto ajuda na hora de guiar na perfuração. Caso a exigência do furo com a furadeira seja com uma broca com grande diâmetro, o recomendado é que você use uma broca mais fina para o furo guia. Com essa dica de furo guia para a perfuração do concreto você ajuda a aumentar a estabilidade da furadeira durante a perfuração.

Como furar concreto com a furadeira

Fure o local com mais potência 

Agora é o momento em que você fura o local com mais potência, colocando a ponta da broca dentro do furo guia. O processo de furo definitivo no concreto usando a furadeira começa com movimentos precisos empurrando a ferramenta contra a superfície. 

Faça movimentos mais potentes de pressão e força sobre a superfície quando necessário, até sentir que a profundidade já está no tamanho ideal, ou a marcação está sendo alcançada.

Movimente a broca dentro do furo

Com a furadeira sob seu controle, movimente a broca dentro do furo no concreto trazendo a ferramenta para frente e para trás. Esse gesto também ajuda a eliminar um pouco do pó que sai de dentro do furo no concreto. 

Se tiver dificuldades para fazer um furo mais profundo, uma dica é usar um martelo e um prego grande para quebrar o concreto mais duro. Depois é só colocar a broca novamente dentro do furo. Se por acaso atingir um vergalhão com a broca de concreto, troque a broca por um modelo de metal e continue a perfuração com a furadeira.  

Saiba que construções mais antigas costumam ter o concreto mais duro, por isso, tenha paciência e use as ferramentas corretas na execução do furo usando a furadeira.

Como furar concreto com a furadeira

Remova a poeira do furo no concreto

Com a finalização do trabalho, esse é o momento para remover a poeira do furo do concreto. Para essa tarefa utilize um spray de ar comprimido, a fim de assoprar a poeira para fora. Ou, ainda, você pode usar um aspirador de pó para puxar toda a poeira e depois prossiga com as próximas etapas do seu projeto.

Uma dica para limpar o local onde foi furado o concreto com a furadeira é usar um óculos para proteger os olhos do contato com a poeira e estilhaços de concreto. E para prevenir sujeiras de concreto e poeira no ambiente, pendure um saco plástico ou folha de papel com fita adesiva na parede. Faça o trabalho normalmente.

Durante o processo de furar o concreto com a furadeira, jamais empurre com força a máquina, pois isso pode quebrar a broca durante a execução do trabalho.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.