Planilha de controle de obra: Modelos, como fazer

Os gastos com as obras podem se tornar um problema se não forem bem planejados e controlados. O planejamento é o primeiro item que deve ser seguido quando se trata de uma construção ou reforma. A Planilha de controle de obra se encaixa perfeitamente nesse planejamento, pois é através dela que você poderá conferir onde está investindo o seu dinheiro e se caso precisar economizar em determinados detalhes ou então se sobrar algum dinheiro, você poderá ver qual cômodo precisa de um detalhe a mais e colocar no seu orçamento. Para quem precisa de um modelo de planilha de controle de obra, veja logo abaixo como fazer a sua própria planilha.

Planilha de controle de obra

Modelos de Planilha de controle de obra

Primeiro passo para montar sua planilha é abrir o Excel no seu computador. Selecione todos os cômodos que deseja fazer em sua casa e coloque um em cada linha do Excel.

Como podemos ver na planilha abaixo, tudo está descrito da seguinte forma para controle da obra: Controle/Obra onde foi colocado o propósito da construção, no caso a obra que estava sendo feito era a casa, Empresa/Fornecedor que é onde o proprietário da casa está comprando todos os materiais de construção que precisa para realizar sua construção, é importante colocar todas as notas fiscais ou número do pedido, data do pedido, data do vencimento se a compra não foi realizada a vista e mesmo se for, é interessante colocar esse item para controle, data da entrega da mercadoria e a descrição/serviço especificando o tipo de produto que entrou na sua obra ou o serviço que foi realizado. Essa planilha é muito simples e fácil de ser feita para o controle da sua obra.

É interessante colocar o valor de cada compra para saber quanto está gastando com todo o material de construção.


Planilha de controle de obra

Outro modelo de planilha que podemos utilizar seria esse modelo abaixo que é feito um detalhamento de cada item que está sendo construindo e os valores que precisamos para construir os mesmos, contando também a porcentagem do valor desse item para saber o quanto estamos gastando; colocar o orçamento em uma planilha ao lado e o saldo disponível para a realização dessa obra.

Essa é uma planilha bem mais simples, apenas para quem deseja saber sobre os valores, no entanto recomendamos a outra planilha acima que é mais detalhada e permite que você tenha todos os dados que precisa caso venha a ocorrer um problema com os materiais de construção ou com o orçamento.

Planilha de obra

Montar planilha com a internet

Alguns sites na internet como é o caso do site http://www.planilhasdeobra.com/ permitem que você crie a sua planilha online com todo o recurso que o site pode oferecer. Para quem tem dificuldades em mexer com o Excel, poderá utilizar esse recurso.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *