Muro de Arrimo: O que é, para que serve

Algumas pessoas procuram por meios de cercar suas casas, de formar um isolamento do terreno ou de sua casa. A maneira mais convencional de se fazer isso é através da construção de muros, cercas de madeira, porém há uma nova forma de construir um muro e ele se chama muro de arrimo. Mas esse muro não é um muro para cercar terreno ou casa e sim para fazer com que o terreno seja plano para uma construção de um imóvel. Saiba mais sobre esse tipo de muro logo abaixo.

Muro de Arrimo 2

O que é muro de arrimo

Esse tipo de muro é construído para isolar o terreno e também tem como tarefa, suportar a terra. O muro de arrimo pode ser conhecido também pelo nome de muro de sustentação e é construído em um terreno para que aconteça o aterramento do mesmo para nivelá-lo e assim poder construir uma casa. É uma preparação do terreno para a construção.

Muro de Arrimo 3

Há várias formas de construir um muro de arrimo e isso pode variar de construção para construção, pois vai depender muito do desnível do terreno. Mas geralmente esse tipo de muro é construído com concreto armado ou cerâmica, podendo ser feito inteiramente com concreto ou com blocos de cerâmica. Alguns muros de arrimo podem ser feitos também com pedras ou gabiões de pedra.


Quando o desnível do terreno é para o fundo ou para uma das laterais, é preciso fazer o muro de arrimo. É preciso manter o terreno plano para que a construção de um imóvel ou qualquer outra construção possa ser realizada no local.

Muro de Arrimo

Para que serve o muro de arrimo

O muro serve como uma estrutura de estabilização, que é construído no chão para segurar o mesmo que possa estar inclinado e também para evitar erosão e a movimentação do solo. O muro precisa ser projetado com orifícios de infiltração para que a água do solo seja recolhida e também como forma de liberar a pressão adicional que é criada pela água acumulada e ajuda a manter o muro arrimo estável.

Para terrenos que precisem de um corte, esse tipo de muro também pode ser usado, como por exemplo, quando temos uma escada. Para que essa escada seja construída, é preciso que as laterais da mesma estejam planas, pois se não houver o muro de arrimo para sustentar, a mesma ficará sem apoio nas laterais.

Se caso o terreno tiver pequenas elevações, formando pequenas montanhas, esse tipo de muro também pode ser construído. Pois ele ajuda a deixar o solo uniforme, plano para que a sua obra seja construída sem dificuldades, sem precisar ficar com uma parte elevada por conta do solo do terreno. Para quem tem dúvidas sobre esse tipo de muro e como construir, contrate um engenheiro.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *