Como limpar persianas: Passo a passo simples

Limpar persianas é algo que você deve fazer com frequência, pois esse modelo de cortina pode acumular uma grande quantidade de poeira com o passar do tempo, criando um ambiente nada agradável para quem possui algum tipo de alergia, além de atrapalhar a decoração, já que elas ficam com aparência ruim quando sujas.

Como limpar persianas
Como limpar persianas: Passo a passo simples (Foto: Pixabay)

Ao contrário do que se pensa, fazer a limpeza de persianas não é uma tarefa difícil, mas é necessário ter muito cuidado e atenção, principalmente quando se trata de um material mais frágil, que pode acabar quebrando ou amassando durante o processo.

Quer saber como limpar persianas? Continue a leitura e veja um passo a passo simples para realizar a limpeza de diferentes modelos de persianas.

Persiana horizontal

Para limpar persianas horizontais, faça o seguinte:

  • Para eliminar a poeira, utilize um aspirador de pó com bocal pequeno, em forma de “T”, sem encostar na persiana e em baixa velocidade.
  • Feche as lâminas e passe o aspirador suavemente em cada uma delas, depois gire a persiana e repita o procedimento do outro lado. Se não tiver o aparelho, use um espanador.
  • Em seguida, faça uma mistura de água e sabão neutro e limpe cada uma das lâminas, com a persiana fechada, de um lado e do outro. Para tanto, use a mistura em um pano ou esponja macia, passando suavemente nas lâminas.

Esse procedimento pode ser feito a cada 15 ou 30 dias.

Limpeza de persianas
Os métodos de limpeza dependem do tipo de persiana (Foto: Reprodução internet)

Persiana vertical

No caso da limpeza de persianas verticais, as dicas são as seguintes:

  • Comece retirando lâmina por lâmina, com muito cuidado para não entortá-las.
  • Coloque todas elas em um balde ou bacia grande e deixe de molho em uma mistura de sabão neutro com água, durante 30 minutos.
  • A seguir, use uma escova de cerdas macias para limpar as lâminas da persiana, de ambos os lados.
  • Leve as lâminas de volta à bacia ou balde, agora somente com água limpa, e deixe-as lá por 30 minutos.
  • Depois disso, seque-as com um pano limpo e pendure no trilho.

Como essa limpeza dá mais trabalho, pode ser feita a cada 3 meses ou até em um intervalo maior, dependendo da sujeira à qual a cortina está exposta (se houver muita gordura no ambiente, por exemplo, é indicado limpá-la com maior frequência).

lavar persiana
Alguns tipos de persianas podem ser lavadas (Foto: Reprodução internet)

Persiana de madeira

A limpeza de persianas de madeira segue os mesmos passos para limpar os modelos horizontais de PVC. E após as lâminas estarem livres da sujeira, você pode passar lustra-móveis nelas, para hidratar e deixá-las com um brilho bem bonito.

Outros tipos de persianas

Conforme vimos, os métodos de limpeza variam conforme os tipos de persianas. Há ainda outras versões, como a persiana de alumínio ou vinil, cujos passos para limpeza são os mesmos dos modelos horizontais e verticais.

Já para a limpeza da persiana romana ou de rolo, é recomendável contratar uma empresa especializada nesse serviço, para não estragar a cortina. O que você pode fazer para mantê-la limpa é usar um pano, espanador ou aspirador para tirar o pó.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *