Aquecimento Solar: Qual a melhor solução?

Com a conta de energia elétrica cada vez mais cara, muitas pessoas buscam alternativas para reduzir e gastar menos. Uma delas é a instalação de um sistema de aquecimento solar, que além de diminuir os gastos, traz diversas outras vantagens.

Aquecimento Solar
Aquecimento Solar: Qual a melhor solução? (Foto: Reprodução internet)

Em um país tropical como o Brasil, onde a luz solar tem grande incidência durante todo o ano, praticamente, aproveitar o sol para gerar energia é uma escolha sustentável e inteligente, que possibilita aquecer a água do banho, da torneira e da piscina de uma maneira bem prática.

Mas antes de instalar esse sistema de energia solar, é preciso conhecer melhor o seu funcionamento, os tipos de aquecedor solar e as suas características, para fazer a escolha mais adequada ao seu caso e aproveitar bem os benefícios oferecidos por eles.

Como funciona

O aquecimento solar é o uso da energia da luz do sol para aquecer a água do banho, da piscina e para a utilização em diversos processos industriais, sistema que pode ajudar a ter uma grande economia na conta de luz.

Com a possibilidade de uso em residências, hotéis, hospitais, escritórios, no comércio e na indústria, o sistema conta com placas coletoras de radiação solar que permitem a transferência do calor do sol para a água que circula por suas tubulações.

placa de aquecimento solar
As placas planas são a versão mais conhecida (Foto: Pixabay)

A água aquecida fica armazenada em um grande reservatório térmico, também chamado de boiler, e daí é levada para abastecer os pontos de consumo do imóvel. O boiler tem um termostato que serve para verificar a temperatura da água e ainda acionar uma resistência elétrica para aquecer o líquido nos dias de baixa insolação.

Tipos de aquecedor solar

Existem dois tipos de coletores solares. O mais conhecido é o sistema por placa plana, que consiste na instalação de placas escuras no telhado ou em outra parte da construção, responsáveis pela captação do calor do sol.

O aquecimento solar por placa plana, que é mais antigo, tem um custo de instalação menor e uma vida útil maior, com a temperatura máxima da água dentro do boiler chegando aos 70ºC. Trata-se de uma opção para aquecimento de água residencial.

aquecimento solar a vácuo
Já o coletor solar tubo a vácuo é uma versão mais moderna e eficiente da tecnologia (Foto: Reprodução internet)

Já o aquecimento solar a vácuo é uma versão mais moderna e de tecnologia avançada, que não precisa de placas de captação. Esse modelo é composto por tubos coletores com ampla capacidade de absorção da radiação solar, que ajudam a reduzir as perdas por reflexão.

Bastante indicado para processos industriais que exigem temperaturas mais elevadas da água, o coletor solar a vácuo possibilita aquecer a água a temperaturas superiores aos 80ºC. No entanto, esse sistema apresenta uma aparência considerada “feia” por muitas pessoas, devido ao fato de os tubos ficarem expostos.

A melhor solução

Qual a melhor solução de aquecimento solar? Para escolher entre as placas planas e o aquecedor a vácuo, é preciso começar analisando o perfil de consumo e a demanda de água quente do imóvel.

Para uso residencial, o sistema plano se encaixa perfeitamente, servindo bem para aquecer a água do chuveiro, da piscina e das torneiras, lembrando que o seu rendimento pode ser reduzido em regiões que apresentam temperaturas baixas durante o inverno.

Mas se você precisa de água aquecida a temperaturas mais altas (acima de 80ºC), o aquecimento solar com tubo a vácuo aparece como a melhor alternativa. Ele também é uma boa pedida para regiões de clima mais frio, devido ao seu maior rendimento.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *