10 dicas para montar sua planta de casa

Quando estamos construindo, sonhamos em ter uma casa personalizada e de acordo com as nossas necessidades, certo? Para realizar esse desejo, o primeiro passo é elaborar uma planta de casa bem feita e que oriente corretamente o responsável pela obra, para que tudo saia perfeito.

10 dicas para montar sua planta de casa

Na internet estão disponíveis inúmeras opções de projetos de casas online, mas nem sempre encontramos modelos que nos agradam. Nesse caso, uma ótima alternativa é criar o seu próprio desenho, de maneira simples e rápida, que servirá de base para o projeto definitivo, que precisa ser elaborado por um profissional especializado.

Para ajudar nessa tarefa inicial, apresentamos 10 dicas para montar sua planta de casa sem grandes dificuldades, de forma que a sua planta seja o projeto de imóvel que você sempre sonhou.

10 dicas para montar sua planta de casa

Além de fazer o desenho à mão, você também pode contar com a ajuda de vários sites e programas na internet para auxiliar na montagem da sua planta de casa. Confira algumas dicas que vão facilitar ainda mais esse trabalho.

1- Use um programa para plantas 3D

Para começar a desenhar  planta de casa, a melhor alternativa é usar um programa como o Floorplanner, que conta com diversas ferramentas para criar a casa dos seus sonhos.

dicas para montar planta de casa

2- Comece pela base

O primeiro passo para criar uma planta de casa é fazendo a base dela, ou seja, definindo o tamanho dela. Para isso, é preciso ter as medidas do terreno e da casa que quer construir.

dicas para montar planta de casa

3- Faça um esboço no papel

Antes de passar o desenho da planta para o computador, é preciso ter um esboço no papel. Desenhe o seu projeto de planta em uma folha, descrevendo cada um dos cômodos.

dicas para montar planta de casa

4- Passe o desenho para o Floorplanner

Passe o desenho que você fez no papel para o programa, colocando todas as medidas e descrições do seu esboço de planta da casa.

Planta de casa floor plans

5- Adicione os móveis

Depois de colocar todas os cômodos desenhados no programa, você poderá fazer uma simulação com os móveis colocados em cada canto da planta, para saber como sua casa ficará quando estiver montada.

dicas para montar planta de casa

6- Simule o piso

Agora, é a hora de acrescentar o piso, para saber se ele combinará com cada cômodo da sua futura residência.

dicas para montar planta de casa

7- Planta de sobrado

Algumas pessoas buscam por construção de sobrados e para isso é preciso desenhar uma planta ao lado da outra (planta superior ao lado da planta inferior).

dicas para montar planta de casa

8- Espaços adicionais

Quando a planta é composta por cômodos adicionais, como por exemplo a garagem e a área de lazer, basta deixar um espaço e acrescentar o desenho desses dois lugares.

Planta de casa

9- Portas e janelas

Não se esqueça de colocar as portas e janelas nos lugares desejados, para visualizar um desenho mais completo.

dicas para montar planta de casa

10- Salvando o projeto

Quando tiver sua planta de casa pronta, anote tudo o que fez e usou no desenho para não esquecer quando for construir sua casa. Salve o projeto no computador ou imprima a planta, para apresentar a um profissional da área, que irá utilizar o esboço para elaborar o desenho definitivo.

dicas para montar planta de casa

Construir a casa

Como dissemos anteriormente, a elaboração da planta de casa online grátis é apenas uma base para o projeto da sua futura casa, servindo de inspiração para o arquiteto ou engenheiro que você precisará contratar para fazer a planta definitiva. O processo inclui ainda a apresentação da planta para aprovação na prefeitura e o pagamento das taxas do CREA, entre outros detalhes.

Para construir a sua casa que ainda é um projeto, pesquise por materiais de construção de qualidade e com preços baixos. Contrate um bom profissional para auxiliar na construção de seu novo imóvel e combine um prazo de entrega.

5 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *