Zarcão: O Que é e Qual a Importância

Se você está por aqui buscando informações sobre o zarcão, então está no lugar certo. No artigo de hoje, você vai aprender o que é o zarcão e qual a sua real importância nos acabamentos da sua casa. No entanto, é preciso entender que zarcão, é apenas um nome conhecido para a substância. Ou seja, ela também é encontrada e reconhecida no mercado com outros nomes.

Zarcão, assim sendo, nada mais é do que um composto químico para a fabricação de tintas. A substância de forma primária por assim dizer, é uma pó vermelho, que, além de tintas, também é utilizado para produção de vidros e cristais.

 

 

Porque o zarcão é importante?

Quando você vai a loja de tintas pedir por uma tinta zarcão, geralmente o atendente vai questionar você para qual finalidade você deseja a tinta. Se ele entender do assunto, vai explicar pra você a função do mesmo. Mas pra que depender e esperar da boa vontade do atendente? Por isso, você vai entender a real importância desse produto na tinta que você vai comprar.

Já sabemos que o  mesmo é uma substância química que vai dentro de algumas tintas e é usado para produção de vidros e cristais. Mas, a sua real função é uma: proteger e prevenir problemas de ferrugem em paredes ou substâncias metálicas que podem receber a aplicação da substância. O zarcão é um inimigo da ferrugem. Pois seu processo químico impede ela de se proliferar.

Cuidado ao utilizar 

Todo bônus, tem um ônus, certo? E aqui, não é diferente. O zarcão pode ser um ótimo agente contra a ferrugem. Mas a utilização desta sustância deve sempre ser feita com cuidado, visto que ela pode ser altamente danosa a saúde.  Use sempre equipamentos de segurança individual para manusear produtos químicos, pois a sua saúde, claro, deve vir sempre em primeiro plano.

Como aplicar?

Agora que você já sabe o que é e qual sua real função em acabamentos e proteções de extremidades metálicas e paredes, está na hora de aprender a usar. Para aplicar, você precisará, além dos equipamentos de proteção individual que já falamos, de algumas ferramentas básicas, como:

  • Pincel;
  • Rolo;
  • Pistola de pressão;
  • Espátulas;

Tudo vai depender das características da superfície que você vai aplicar a substância. Cada uma, vai receber de uma forma diferente a ferramenta de aplicação. Lembre-se também de misturar bem a substância antes da aplicação, para que sua composição esteja uniformemente dissolvida e a aplicação seja melhor.

 

 

A secagem do zarcão também vai depender de superfície para superfície, além de depender também do clima que está no momento da pintura. Aliás, considere sempre aplicar com um clima mais ameno e seco, evitando umidades. Geralmente, a secagem varia de 4 a 24 horas. Sendo que, em 4 horas, você já pode tocar na superfície e, em 24 horas, estará completamente seco.

Agora que você já conhece todas as funcionalidades do zarcão e também, já sabe que deve tomar diversos cuidados, pois é uma substância química altamente tóxica, basta aproveitar nossas informações e começar a aplicação. Qualquer dúvida, basta deixar um comentário.

 

Add Comment