Projeto hidráulico para piscinas

O projeto hidráulico para piscinas é um item indispensável para quem está pensando em construir uma área de lazer em casa e deseja garantir um bom funcionamento de todo o sistema, evitando uma série de problemas.

projeto para piscina

Projeto hidráulico para piscinas (Foto: Pixabay)

Ter uma piscina em casa é o sonho de muitos brasileiros, e na ânsia para transformar esse desejo em realidade, algumas pessoas acabam construindo a piscina de qualquer jeito, sem seguir as normas técnicas e de segurança, atitude que pode resultar em várias adversidades no futuro.

Além de analisar o solo, escolher o tamanho e o formato da piscina, definir o tipo de material (alvenaria, fibra, vinil, vidro, etc) e o local da obra, entre outras coisas, o processo de construção de piscina também precisa incluir a elaboração do projeto hidráulico.

A importância do projeto

Elaborada por profissionais especializados no assunto, a planta hidráulica da piscina traz informações muito importantes para quem vai realizar a obra, como a localização da bomba, da escumadeira, do filtro, do sistema de drenagem e de outras partes fundamentais para o bom funcionamento da piscina.

É com base no projeto que acontece a escavação e a construção da estrutura da piscina, além da instalação da tubulação e de todos os acessórios que fazem parte do sistema hidráulico, ou seja, a obra depende totalmente desses detalhes para que prossiga normalmente.

projeto para piscina

Não construa sua piscina antes de elaborar um bom projeto (Foto: Pixabay)

O projeto hidráulico também ajuda a evitar o desperdício de materiais e a aumentar a vida útil da piscina, diminuindo as possibilidades de problemas a curto e médio prazos, contribuindo para obter uma boa economia na obra.

Além disso, ele contém as orientações para a manutenção da piscina e deve ser utilizado sempre que se fizer necessária a realização de reparos.

O que ele deve trazer

Há inúmeras informações importantes no projeto, como já comentamos anteriormente. Entre elas, algumas chamam a atenção, como é o caso da localização dos dispositivos necessários para a piscina, cuja configuração vai depender do tipo, tamanho e formato da piscina.

projeto para piscina

A planta mostra a localização de todas as tubulações da piscina (Foto: Pixabay)

Veja alguns itens que não podem faltar no projeto hidráulico de piscina:

  • Dutos de entrada e saída de água;
  • Dreno de fundo/ralo, utilizado para escoar a água;
  • Skimmer, que é o dispositivo responsável pela aspiração da piscina, atuando na remoção de sujeiras (fios de cabelo, folhas, etc);
  • Dispositivo de retorno, que atua no direcionamento da água para o skimmer e na distribuição dos produtos utilizados na manutenção da piscina;
  • Casa de máquinas, onde fica a bomba e os demais equipamentos ligados à piscina.

Esses são apenas alguns dos itens que devem constar no projeto da piscina. Para desenvolvê-lo, você deve procurar projetistas com experiência nesse tipo de trabalho, dando preferência a profissionais com boas recomendações.

Outra dica é fazer vários orçamentos, pois os preços podem variar bastante.

Exemplos

Confira alguns modelos de projeto hidráulico para piscina.

projeto para piscina

(Foto: Pinterest)

projeto para piscina

(Foto: Pinterest)

projeto para piscina

(Foto: Pinterest)

projeto para piscina

(Foto: Pinterest)

projeto para piscina

(Foto: Pinterest)

projeto para piscina

(Foto: Pinterest)

Add Comment