Fissuras Na Parede De Concreto – Como Evitar?

As fissuras na parede de concreto podem ser vistas de duas formas: como algo comum e inofensivo, bem como um aviso de que algo grave está acontecendo com a estruturação da sua casa. De todo modo, é muito importante conhecer a real causa do problema, além de aprender a como evitar a rachadura.

Por essas razões preparamos este guia para você. Nele vamos lhe mostrar quais são as causas mais comuns das rachaduras na parede e como evitar que o problema surja ou se agrave. Acompanhe o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema:

 

fissuras na parede de concreto

 

Causas das fissuras na parede de concreto

Abaixo listamos as principais causas das fissuras na parede de concreto, bem como em quais casos ela é considerada grave:

  • Estrutura cedendo devido à fundação: Rachaduras diagonais e muito profundas são causadas pela fundação mal feita, que faz com que a estrutura comece a ceder. Esse tipo de rachadura normalmente acontece porque o peso sobre a estrutura aumentou, como a inclusão de uma nova caixa d’água ou a construção do segundo andar. Se algo mudou na sua casa, e logo após este episódio a rachadura começou a surgir, procure imediatamente a Defesa Civil.
  • Fissura vertical e rasa: Essas fissuras são causadas pelo tempo e, normalmente, não apresentam grandes riscos para os moradores. Porém, caso você tenha dúvidas, não hesite em contatar a Defesa Civil da sua cidade.
  • Solo instável: Esta é outra causa preocupante que pode ocasionar em fissuras na parede de concreto. Os principais sinais, além da rachadura em si, são as janelas e portas apresentando dificuldades para serem fechadas, bem como o piso aparenta entortar. Esta causa é considerada grave, e você deverá buscar auxílio profissional imediatamente.
  • Materiais ruins: Outra causa importante é o uso de produtos com baixa qualidade.
  • Juntas: Quando há o encontro de dois tipos de tijolos, por exemplo, e a construção não foi feita de forma adequada, os materiais podem se “separar” com o tempo, ocasionando as fissuras na parede de concreto.

 

 

Como evitar as fissuras na parede de concreto?

Agora que você já conheceu as principais causas das rachaduras na parede de concreto, vamos às nossas dicas de como evitar este problema:

  • Traço de acordo com as condições ambientais: O tecnologista precisa ser contatado para decidir qual o melhor traço, considerando todas as condições ambientais (como vento, chuva, temperatura, umidade, etc).
  • Dosagem correta do concreto: A dosagem do concreto precisa ser elaborada a fim de garantir o bom funcionamento no que tange a retração e o acabamento da obra.
  • Cura úmida regularmente: A cura úmida é indispensável para manter o concreto hidratado, principalmente nos primeiros dias após a sua concretagem. Assim o mesmo atingirá a consistência e resistência necessária.
  • Encontre um profissional qualificado: Este é, sem dúvidas, o fator mais importante. Não hesite em procurar um profissional qualificado e de confiança quando for escolher alguém para guiar a sua reforma ou construção. Assim você poderá evitar grandes dores de cabeça que poderiam atrapalhar o seu sossego no futuro.

Com essas medidas certamente você poderá desfrutar de uma vida tranquila, com uma construção consistente e de qualidade.

Add Comment