Escada Suspensa / Flutuante – Como fazer, preço, modelos

A escada suspensa é a escolha perfeita para projetos de decoração mais ousados e elegantes, surgindo como uma excelente alternativa para modernizar o visual da sua residência. Quer saber mais a respeito desse modelo de escada? É só continuar a leitura!

Escada Suspensa

Escada Suspensa / Flutuante – Como fazer, preço, modelos (Foto: Pinterest)

O tempo em que a escada era apenas um elemento arquitetônico com a função de interligar um andar ao outro ficou para trás. Hoje em dia, ela se tornou um componente fundamental da decoração, ajudando a conferir muito estilo ao ambiente.

Entre os tipos de escada, um modelo que tem ganhado grande popularidade é a escada flutuante, que pode ser instalada em praticamente qualquer ambiente do imóvel, tanto na parte interna quanto na externa. Ela chama a atenção pelo seu design inovador, que dá a sensação de estar flutuando ao passar pelos degraus.

Como é feita

A escada flutuante pode ser feita de diferentes tipos de materiais, como concreto, madeira, vidro e ferro, entre outros. Mas independente do material escolhido, o processo de construção é basicamente o mesmo, para dar a impressão de que os degraus estão flutuando.

O segredo está na instalação da escada suspensa. Cada degrau é instalado individualmente e tem apenas um ponto de apoio, que é chumbado ou fixado à parede, fazendo parecer que eles estão suspensos no ar.

Escada Suspensa

A escada flutuante dá um toque especial à decoração (Foto: Pinterest)

Em geral, os modelos de escadas flutuantes não têm corrimão e guarda-corpo, justamente para ampliar a sensação de leveza e flutuação. Mas nada impede que se faça a instalação desses elementos para aumentar a segurança, ainda mais se há idosos e crianças na casa.

Na hora de fazer escada suspensa, o ideal é contratar um profissional especializado nesse tipo de trabalho, pois o modelo requer um maior planejamento e cuidado arquitetônico.

Preços

Quanto custa uma escada flutuante? O valor varia conforme uma série de fatores, como o material utilizado, o tamanho da escada e o estilo do projeto (se é uma escada caracol, reta, curvada, em L, etc.).

Escada Suspensa

Diferentes modelos de escada suspensa estão disponíveis (Foto: Pinterest)

Além disso, é preciso acrescentar ao preço final a contratação da equipe responsável por desenvolver o projeto e efetuar a instalação dos degraus suspensos, o que certamente vai aumentar o valor gasto.

Dessa forma, o preço da escada suspensa vai ficar um pouco acima do valor cobrado para a instalação de uma escada convencional. A dica é fazer vários orçamentos, escolhendo aquele com o melhor custo-benefício, priorizando profissionais de confiança e experientes.

Modelos de escadas suspensas

Se você está pensando em uma decoração clássica, a escada suspensa de madeira é uma boa alternativa, principalmente se já há outros itens de madeira no ambiente, como mesas, cadeiras, rack, estantes e outros objetos.

Escada Suspensa

Escada de madeira suspensa (Foto: Pinterest)

No caso de um estilo mais rústico, você pode investir na escada suspensa de concreto, que combina com paredes monocromáticas e feitas de pedras, além da possibilidade de instalação em ambientes que seguem outros tipos de projetos.

Escada Suspensa

Escada de concreto suspensa (Foto: Pinterest)

Em busca de uma decoração mais clean? Então, aposte na escada suspensa de vidro, cujo aspecto transparente vai valorizar bastante o estilo, ainda mais se combinado com cores claras nas paredes e no piso, além de aumentar a sensação de flutuar ao andar pelos degraus.

Escada Suspensa

Escada de vidro suspensa (Foto: Pinterest)

Já a escada flutuante de ferro é a melhor opção para a decoração industrial, podendo ser instalada em casas, apartamentos, lofts e escritórios.

Escada Suspensa

Escada de ferro suspensa (Foto: Pinterest)

Add Comment