Como montar pele de vidro – Passo a passo, dicas e vantagens

Como montar pele de vidro? No artigo de hoje, você vai aprender como instalar esse tipo de estrutura, ideal para usar como fachada de casa, deixando ela mais clean e bonita.

A pele de vidro também é conhecida como fachada de vidro, uma esquadria de alumínio que faz a sustentação de paredes de vidros externos, deixando um resultado moderno e sofisticado para a frente da casa ou prédio.

Ao continuar a leitura deste conteúdo, você também vai descobrir quais os tipos de instalações de pele de vidro que existem, além de ficar por dentro de todas as vantagens e desvantagens desse projeto.

Então, continue lendo!

Como montar pele de vidro?

como montar pele de vidro

A instalação de pele de vidro é uma das instalações preferidas para compor fachadas de prédios e residências. Existem diversos tipos de vidros para fachada que podem interferir no processo de instalação na sua obra. Entre os tipos de materiais estão os vidros autolimpantes, polarizados, vidros refletivos, vidros duplos ou insulados.

O projeto executivo e estrutural possui um nível de dificuldade técnica alta, necessitando neste tipo de estrutura, a contratação de uma empresa especializada na execução do projeto. 

Quer conhecer quais as principais etapas de como montar pele de vidro? Confira o passo a passo de instalação abaixo. 

Planejamento da montagem de pele de vidro 

O primeiro passo para montar a pele de vidro é planejar o projeto. Determine quais serão as formas de reunir as propriedades térmicas, acústicas e segurança para o serviço. Defina qual será o tamanho dos quadros, tipos de vidros utilizados, linha de alumínio, paginação da fachada entre outros elementos importantes.

Esse é um tipo de projeto que precisa de aprovação dos órgãos competentes. Por isso, siga todas as regras de segurança e execução para iniciar a instalação da fachada de vidro. Faça um estudo da melhor utilização das chapas de vidros, pesquisando as diferentes dimensões e vantagens que agregam ao resultado final. 

como montar pele de vidro

Escolha dos materiais

Após a aprovação do projeto, a segunda etapa é a escolha dos materiais que serão usados na montagem, como por exemplo, as esquadrias de alumínio, tipos de vidros, acessórios e entre outros elementos. Escolha bons fornecedores de pele de vidro para sua obra, considerando a reputação da empresa e o custo-benefício dos produtos.

Medição do local

A etapa da medição inicia no local onde as peles de vidros serão instaladas. Os profissionais contratados precisam fazer o nivelamento dos vãos, avaliar se há possíveis problemas que podem interferir no processo de implantação, entre outras coisas. Essa etapa é bem importante para o próximo tópico – do projeto executivo.

Projeto executivo

Para esse processo será necessário um profissional técnico da área para criação do projeto executivo, onde serão colocadas em prática as especificações para as dimensões dos cortes do alumínio, dos quadros e das folgas.

As medidas para os vidros também serão determinadas nessa etapa. Inclusive, as distâncias dos eixos e das colunas de estruturação.  

como montar pele de vidro

Montagem da estrutura 

Ao todo existem três tipos de montagem das estruturas com peles de vidro, sendo o processo “unitizado” o mais usado em prédios. A colagem do vidro na estrutura de alumínio é realizada na empresa contratada, chegando ao local da instalação com tudo já pronto.

A montagem é feita através da colagem com fita adesiva específica ou silicone industrial. Depois será feita a fixação dos quadros, vedação do material e acabamento. 

Fiscalização da obra

Após montar a estrutura de pele de vidro, será preciso solicitar a fiscalização de um profissional na obra. Este profissional terá que fazer todas as liberações, analisando as etapas da montagem da pele de vidro e cumprimento das regras referentes ao projeto inicial.

Tipos de instalações para pele de vidro

Depois de aprender como montar pele de vidro em uma obra, conheça quais os tipos de instalações da fachada que existem. 

Modelo Stick/Grid 

O modelo Stick ou Grid de montagem de pele de vidro é realizado no canteiro da obra, começando pela instalação da estrutura de alumínio e depois a fixação dos vidros na estrutura.

Unitizado 

A instalação unitizada é uma das mais indicadas para fachada de vidro em prédios, sendo feito todo o processo de construção da estrutura na fábrica. Aqui os vidros e estruturas já são fixados, podendo ser levados para o canteiro de obra já prontos. Nesse tipo de montagem será preciso ferramentas e guindastes para a instalação das peças prontas na fachada.

Híbrido

Esse estilo de instalação de pele de vidro faz a mistura dos dois processos explicados acima, podendo distribuir as etapas da obra com a colagem de vidro na obra ou na fábrica contratada.

como montar pele de vidro

Vantagens e desvantagens em instalar pele de vidro

Para quem está em dúvida sobre a instalação da fachada de vidro, confira quais são as vantagens e desvantagens de investir nesse tipo de estrutura.

Economiza energia 

Um dos pontos positivos de instalar pele de vidro é que esse tipo de fachada economiza energia. Isto é, as placas não bloqueiam a luz solar, dispensando o uso de lâmpadas ligadas durante o dia.

Controla a luminosidade 

Em contrapartida, essas fachadas também controlam a luminosidade – isso se você escolher um vidro refletivo ou fumê para a estrutura. Desse modo, em alguns casos nem será preciso o uso de cortinas e persianas durante o dia, sendo que o vidro já controla a entrada de luz em excesso.

Promove conforto térmico 

Com a escolha do vidro adequado para a estrutura, na instalação da pele de vidro você estará investindo em conforto térmico. Os vidros refletivos são ótimas sugestões para controle da temperatura, dispensando, em muitos casos, o uso de ar condicionado.

Valoriza a fachada 

A pele de vidro dispensa pintura e outros tipos de revestimentos para fachadas, promovendo uma valorização com a instalação de um material resistente e sofisticado.

Isolamento acústico

O vidro, além de valorizar a fachada, promove um isolamento acústico, amenizando barulhos e ruídos externos que possam adentrar ao ambiente.

Custo do projeto 

Uma das desvantagens da pele de vidro é o custo do projeto, que pesa bastante pela falta de empresas especializadas no Brasil.

Limpeza da pele de vidro 

A limpeza da fachada de vidro pode ser um pouco dificultosa quando feita de forma manual. Por isso, ao instalar esse tipo de estrutura será necessário contratar uma empresa especializada em limpeza de vidros.

Com todos os benefícios em montar pele de vidro na fachada, as desvantagens são poucas. Por isso, vale a pena investir nesse tipo de instalação.

E você, já conhecia os processos de como montar pele de vidro em residências e empresas? Comenta aqui embaixo o que achou deste artigo!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.