Fachadas de lojas pequenas: Inspirações e dicas

Existem fachadas de lojas pequenas de diversos estilos, umas com um destaque mais moderno, opções de retrô e coloridas. Aqui você vai encontrar várias inspirações, inclusive com dicas de como escolher a melhor ideia para seu negócio.

Não basta criar um conceito com identidade visual, logotipo e demais informações relevantes para sua loja. É preciso ser criativo a ponto de criar uma boa primeira impressão.

Se você é do grupo das pessoas que acreditam que a “primeira impressão é a que fica”, apostar em uma fachada que agrega valor ao seu negócio é um bom começo, já que muitos clientes podem querer entrar na sua loja apenas com a visibilidade atrativa da fachada.

Não importa se a loja é pequena ou grande, a primeira impressão é bem importante e pode ajudar a fidelizar os seus clientes. Veja abaixo 4 tipos de fachadas de lojas pequenas diferentes em conceito, estilo e ideais para qualquer tipo de negócio.

1- Fachadas de lojas pequenas simples

As fachadas de lojas pequenas simples não precisam ser sem graça, elas podem esbanjar estilo em uma identidade visual que agrega valor para o seu negócio. Você poderá escolher entre investir em iluminação, cores chamativas ou uma visão mais clean para sua fachada. 

O conceito minimalista na decoração também pode ser aplicado neste tipo de fachada de loja, com elementos mais neutros e cores que combinam com a logo. Uma dica é usar elementos naturais como madeira para uma decoração mais simples, reutilizando materiais como caixotes, pallets e nichos criativos.

A opção de loja de cupcakes abaixo recebeu uma logo mais minimalista e cores candy color em seu conceito. A vitrine abriu espaço para um ambiente mais limpo, como deve ser um estabelecimento alimentício. Os detalhes com flores transmitem um aspecto de vida ao ambiente, combinando com elementos simples como as prateleiras de cupcake com acrílico e a simplicidade da placa na entrada.

fachadas de lojas pequenas

Outras ideias como os revestimentos naturais com pedras também podem funcionar nesse estilo de fachada para lojas pequenas.

2- Fachadas de lojas pequenas coloridas

Se você é do grupo das fachadas de lojas chamativas, aposte nas cores e luzes para chamar atenção no seu estabelecimento. Porém, é preciso muito cuidado com a escolha da paleta de cores da fachada.

Mesmo sendo uma loja de pouca metragem é possível criar um conceito chamativo e divertido, com cores e estampas que enaltecem a sua marca. Essa ideia é ideal para lojas infantis, bijuterias e sorveterias. Aliás, com a paleta de cores escolhida fica mais fácil escolher os melhores elementos para sua fachada de loja.

Nessa ideia de loja de aviamentos, foram usados diversos detalhes que transmitem o conceito do negócio, como por exemplo, a decoração com as linhas e bordados. 

fachadas de lojas pequenas

Essa pode ser apenas uma sugestão para usar em eventos, mas note que as cores se harmonizam entre si, sendo esta uma inspiração para usar na sua fachada de loja pequena.

3- Fachadas de lojas pequenas modernas

As fachadas de lojas pequenas modernas são inspirações para negócios como venda de produtos eletrônicos, celulares, games e roupas em um conceito de marca que preza a moda moderna. Uma loja moderna possui uma arquitetura com detalhes cubistas, geométricos e com poucos elementos. Apenas o nome da sua marca já transmite aspecto de sofisticação.

As cores como o branco e preto podem funcionar como base para o restante da paleta de cores, deixando evidente o nome da loja na fachada.

fachadas de lojas pequenas

No exemplo da imagem de restaurante acima, foram usados o preto e branco como base central da marca, combinando com os elementos naturais das plantas, que proporcionaram uma visão mais clean e limpa para o conceito.

4- Fachadas de lojas pequenas estilo vintage 

Para um estilo de loja mais clássica, as fachadas de lojas pequenas vintage podem contribuir para essa ideia, principalmente se o seu negócio for um cabeleireiro, esmaltaria ou cafeteria.

A ideia da fachada vintage ou clássica para lojas é aproveitar a arquitetura do espaço para criar um conceito elegante e charmoso. As pessoas são curiosas e este estilo de fachada desperta curiosidade.

Imagine você, está andando em uma avenida movimentada e se depara com uma cafeteria aconchegante, com uma fachada com cores pastéis e decoração interna charmosa. Aposto que você vai querer entrar e relaxar tomando um bom café.

Esse tipo de fachada é bem comum na Europa, mais uma vantagem para quem deseja despertar sensações únicas em seu estabelecimento.

fachadas de lojas pequenas

Dicas para criar uma fachada de loja pequena

Para causar uma primeira e boa impressão, separamos 3 dicas para criar uma fachada de loja pequena e estilosa e que agrega valor a sua marca. Confira! 

Verifique a legislação da sua cidade 

Um ponto muito importante na escolha da fachada da sua loja será adotar as legislações vigentes da sua cidade, verificando as leis de paisagem da sua região.

Siga as adequações, se houver, quanto à normatização de placas, letreiros luminosos e demais detalhes relacionados ao seu projeto arquitetônico.

Construções que são consideradas patrimônio histórico, muitas vezes não podem ser modificadas, sendo esta uma alternativa para usar a arquitetura à seu favor.

Alinhe a estrutura com a identidade do negócio

A estrutura precisa alinhar com a identidade do negócio, ambas são influenciadas por um conceito de design. Uma fachada, apesar de pequena, não precisa ser sem graça. Alguns detalhes como boa iluminação, escolha de cores e construção do layout da entrada podem ajudar a destacar o seu empreendimento.

Se necessário, contrate um profissional para auxiliar na construção da estruturação da fachada da loja. 

Cuidado com as informações em excesso 

Mesmo com a escolha de um estilo mais colorido para fachada de loja pequena, é preciso harmonizar e não apenas colorir a entrada com cores aleatórias. Essa dica também vale para o excesso de informações como telefones, email e demais escritas na fachada, nem sempre as pessoas terão tempo para ler essas informações.

Para uma fachada chamativa e bonita, centralize uma cor em predominância, depois escolha os demais tons para combinar com a fachada. E lembre-se: sem exageros. 

Seja criativo e pesquise o comportamento do consumidor. Nem sempre locais movimentados necessitam de cores vibrantes. Mesmo para fachadas de lojas pequenas é possível criar um estilo que salte aos olhos dos consumidores, apesar da concorrência.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.