Como reformar uma mesa de madeira? Passo a passo!

Se você quer aprender como reformar uma mesa de madeira, está no lugar certo! No artigo de hoje, nós vamos aprender como fazer a reforma de uma mesa de madeira de maneira simples e prática – sem precisar investir muito ou gastar muito tempo.

Tudo que você vai precisar é de algumas ferramentas de pedreiro simples e básicas. Elas podem ser encontradas em loja de materiais de construção ou, quem sabe, você já as têm em casa – aí fica tudo mais fácil.

Para aprender como fazer, pegue lápis e papel para anotar as dicas e continue lendo!

Veja como reformar uma mesa de madeira – Passo a passo

como reformar uma mesa de madeira

O passo a passo de como reformar uma mesa de madeira é muito simples. A parte mais demorada vai ser nos estágios iniciais, onde você deve fazer a preparação da mesa para que ela possa receber os novos acabamentos em um futuro breve.

É um trabalho de pelo menos um dia inteiro (ou mais). Pois você precisará deixar os acabamentos secarem e isto pode levar algum tempo.

Veja o passo a passo:

  1. Coloque a mesa em um ambiente aberto e ventilado;
  2. Tire o acabamento antigo da mesa com uma lixa ou espátula;
  3. Faça a selagem da mesa com enchimento de madeira;
  4. Lixe novamente para os acabamentos da selagem;
  5. Aplique um novo revestimento na mesa;

Se você ficou com alguma dúvida, não se preocupe. Vamos explorar e entender em detalhes cada um dos passos acima. Portanto, continue lendo atentamente.

Coloque a mesa em um ambiente aberto e ventilado

O primeiro passo é posicionar a sua mesa de madeira no local que vai ser o “canteiro de obras”. Ou seja, este local precisa ser aberto e ventilado, de modo que você possa trabalhar com segurança e sem sujar o interior da sua casa.

Pode ser no pátio ou na garagem. O importante é que você não faça o trabalho de reforma na cozinha ou no local que a mesa será instalada. Pois o trabalho pode levantar muito pó e, consequentemente, sujará sua casa.

Tire o acabamento antigo da mesa com uma lixa ou espátula

como reformar uma mesa de madeira

O primeiro passo prático de como reformar uma mesa de madeira, é justamente preparar o objeto para os novos acabamentos que estão por vir.

Para isso, você deverá lixar a mesa muito bem. Use uma lixa comum para fazer um trabalho manual ou, se preferir, poderá comprar uma lixadeira automática. Este investimento fará o trabalho ser mais rápido e menos pesado.

Lixe sempre na mesma direção dos veios da madeira, para não riscar demais a superfície.

Se você não quiser usar uma lixa, poderá usar uma espátula. Neste caso, você deverá aplicar, também, um removedor de acabamentos. Assim, bastará raspar a espátula na mesa depois de alguns minutos e você conseguirá remover as texturas antigas.

Aprenda também como pintar janela de madeira.

Faça a selagem da mesa com enchimento de madeira

Depois de fazer estes estágios iniciais, é hora de começar a preparar a estrutura da mesa para que ela receba o acabamento novo de forma mais uniforme.

Para isso, é recomendado que você utilize um enchimento de madeira para tapar os buracos e as frestas que a madeira apresentar. Caso queira, poderá utilizar, também, gesso. Esta opção só é válida se você pintar a mesa de uma cor escura, para fazer o gesso desaparecer.

Tape todos os buracos e relevos que você enxergar, de modo a deixar a mesa bem lisinha.

Lixe novamente para os acabamentos da selagem

como reformar uma mesa de madeira

Agora que a selagem da mesa já está pronta, o penúltimo passo de como reformar uma mesa de madeira é justamente lixar as superfícies novamente.

Esta segunda fase de lixamento servirá para fazer com que o enchimento na selagem fique bem lisinho e imperceptível. É muito simples de ser feito e você pode fazer manualmente nos locais pontuais.

Aplique um novo revestimento na mesa

E por fim, é hora de aplicar o novo revestimento na mesa. Este estágio é o mais esperado de todos, pois é ele que dará o novo acabamento para a sua mesa ficar novinha em folha.

Você pode optar por vários tipos de revestimentos diferentes. Pode ser uma tinta colorida, pode ser um verniz bem bonito ou o que for. O importante é revestir a mesa toda para que ela fique como nova.

Inclusive, leia este artigo sobre como aplicar verniz corretamente para aprender como fazer uma pintura bem legal na sua mesa.

Mãos a obra!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.