Porcelanato Líquido

Procurando um tipo de piso diferenciado e que pode deixar a aparência do imóvel ainda mais bonita e elegante? Então, você precisa conhecer o Porcelanato Líquido, opção que é cada vez mais utilizada nos projetos arquitetônicos modernos.

Porcelanato Líquido
Porcelanato Líquido (Foto: Pinterest)

Uma das sensações do momento no quesito revestimento, o piso monolítico, como ele também é conhecido, possui uma aparência lisa e uniforme, conferindo um acabamento estético lindo e que combina com praticamente qualquer tipo de ambiente, seja em casas, apartamentos, escritórios, lojas, indústrias ou no comércio em geral.

Diferentemente do porcelanato comum, que é feito de placas cerâmicas sólidas e unidas com rejunte, a versão líquida consiste em uma resina uniforme e impermeável, que cobre toda a área aplicável sem qualquer tipo de separação, podendo ser usada como revestimento para pisos de madeira, cimento, ardósia, cerâmicas ou pedras.

Tipos de Porcelanato Líquido

Bastante flexível, o piso de porcelanato líquido também se caracteriza pelo brilho intenso, que chama a atenção, e pela já citada ausência de emendas, o que evita o acúmulo de sujeiras e impurezas, reduzindo bastante a incidência de fungos.

Porcelanato Líquido
Esse tipo de piso está em alta (Foto: Pinterest)

Confira outras vantagens do porcelanato líquido:

  • Alta resistência a impactos;
  • Grande durabilidade;
  • Facilidade de aplicação;
  • Não absorve líquidos, gorduras e produtos químicos, ou seja, é impermeável;
  • Resistente a manchas;
  • Fácil de limpar;
  • Pode ser personalizado;
  • Pode ser aplicado sobre pisos já existentes ou no contrapiso;
  • É autonivelante.

Vale ressaltar que o nome desse piso se deve justamente ao seu brilho intenso e chamativo, que remete ao porcelanato. No entanto, ele é feito de uma resina (revestimento sintético), produzida a partir de diferentes tipos de materiais.

Os principais tipos de porcelanato líquido:

Poliuretano

Os pisos a base de resina em poliuretano têm alta resistência a componentes químicos e boa flexibilidade mecânica, além de se adaptarem facilmente a qualquer tipo de temperatura, evitando rachaduras, trincas e fissuras. No entanto, são encontradas poucas opções de cores nessa versão.

Porcelanato Líquido
Piso de Poliuretano (Foto: Pinterest)

Eles oferecem ainda proteção contra a incidência de raios UV e são resistentes à abrasão. Dessa forma, podem ser utilizados em áreas externas sem restrições, pois os raios solares, a chuva e o vento não irão causar manchas nem outros problemas.

Uretano

O porcelanato líquido uretano tem características similares às do revestimento em poliuretano, como a resistência às intempéries naturais, apesar de apresentar pequenas diferenças em relação à composição e à estética final, trazendo uma cara mais rústica.

Porcelanato Líquido
Piso de Uretano é muito usado em áreas industriais (Foto: Pinterest)

A sua utilização também é mais comum nos ambientes externos, aparecendo muito em áreas industriais que recebem um ataque químico mais forte na hora da limpeza, devido à sua grande resistência.

Epóxi

A versão mais conhecida é a que contém epóxi, devido ao belo acabamento que oferece, à impermeabilização, facilidade de manutenção e custos menores. Por outro lado, não é tão resistente às intempéries naturais como os pisos de poliuretano e uretano, podendo calcinar e amarelar se exposta ao sol por longos períodos.

Porcelanato Líquido
Resina de Epóxi (Foto: Pinterest)

Por causa disso, a resina epóxi é mais indicada para áreas internas, podendo ser aplicada em salas, quartos, banheiros e na cozinha, entre outros cômodos.

Está disponível em inúmeras opções de cores e até mesmo transparente, permitindo combinar com a aplicação de pedras, glitter, adesivos e outros materiais.

Porcelanato Líquido 3D

O porcelanato liso é o mais popular, mas quem pretende aplicar esse tipo de revestimento encontra outras alternativas, como os modelos coloridos e a versão com efeito tridimensional, essa última perfeita para criar visuais incríveis e bem diferentes.

Porcelanato Líquido
Veja o efeito incrível neste banheiro (Foto: Pinterest)

Importado de Dubai, o porcelanato líquido 3D consiste na aplicação de adesivo com ilustração na base selada, sendo coberta pela resina incolor, criando uma camada lisa, brilhante e que confere um efeito bem curioso no chão.

Porcelanato Líquido
Aqui, o quarto recebeu o piso 3D (Foto: Pinterest)

Conforme o ângulo que você olhar, terá a impressão de que as imagens são tridimensionais. Exemplos famosos de pisos 3D de porcelanato líquido são o fundo de oceano, que combina bem com o banheiro, e o adesivo imitando o céu, muito usado no quarto.

Como aplicar

Como aplicar porcelanato líquido? Antes de mais nada, o piso que vai receber a resina precisa estar limpo, sem poeira, manchas de gordura e outras impurezas. A superfície também deve estar livre de qualquer umidade e ser nivelada antes da aplicação.

O processo de aplicação varia conforme o tipo do porcelanato líquido e do efeito desejado, podendo requerer equipamentos específicos e métodos diferenciados. Em geral, o produto é aplicado com um rodo em toda a área, e a seguir são retiradas as bolhas de ar que se formam sobre a superfície e corrigidas as imperfeições que surgirem.

Porcelanato Líquido
Não há um método padrão de aplicação (Foto: Pinterest)

No caso do piso com múltiplas camadas (Multilayer), por exemplo, é preciso esperar uma camada secar para passar a outra, enquanto alguns tipos são aplicados com um rolo, como se fosse uma pintura. É necessário usar sapatos especiais durante a aplicação, para não deixar marcas, e tomar outros cuidados.

Como se trata de um trabalho meticuloso, é fundamental que ele seja feito por profissionais especializados nesse tipo de serviço.

Quanto custa

Qual é o preço do porcelanato líquido? Os valores variam conforme uma série de fatores, como o tipo do material, cores, efeitos e até mesmo a região. Mas em média, o metro quadrado do porcelanato líquido pode custar de R$ 180,00 a R$ 300,00 (incluindo a mão de obra).

Porcelanato Líquido
Diversos fatores podem influenciar o preço (Foto: Pinterest)

Você deve fazer vários orçamentos e comparar os valores cobrados, lembrando sempre de dar preferência a profissionais e empresas com experiência comprovada nesse serviço e que tenham boas referências.

Onde comprar Porcelanato Líquido

O piso de porcelanato líquido está à venda em casas de material de construção, lojas de pisos e revestimentos e outros estabelecimentos do tipo. Algumas lojas online também comercializam o produto.

Porcelanato Líquido
A decoração com porcelanato líquido resulta em uma estética perfeita (Foto: Pinterest)

Na hora de comprar, verifique se a empresa disponibiliza profissionais para fazer a aplicação e se o valor é cobrado à parte ou já está incluído no preço do piso.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *