Forno IGLU: Como montar e ter em casa

Que tal preparar pizzas saborosas em casa, além de outras delícias como bolos, pães e tortas? Para tanto, você vai precisar de um forno iglu, aquele encontrado em pizzarias e restaurantes, que possibilita o preparo de inúmeros pratos em poucos minutos.

Forno Iglu
Forno IGLU: Como montar e ter em casa (Foto: Reprodução Forno Flex)

Uma versão diferente do tradicional forno à lenha, ele tem o formato de um iglu, tipo de construção em forma de cúpula muito comum em regiões geladas e que é conhecida por funcionar como um ótimo isolante térmico, protegendo os ocupantes das baixas temperaturas na área externa.

Se você quer ter um forno desse tipo em sua residência, para preparar as mais variadas receitas, não deixe de conferir as dicas para montar forno iglu em casa que vamos passar a seguir!

Materiais necessários

O forno caipira, como ele também é chamado em algumas regiões, pode ser construído de maneira fácil para quem já possui alguma experiência nesse tipo de trabalho, utilizando itens simples e muito fáceis de encontrar.

Forno Iglu
Há várias versões do forno iglu (Foto: Reprodução Construarttis)

A lista de materiais para construir forno iglu inclui itens como:

  • 1 saco de cimento (20 kg)
  • 1 saco de cal
  • 8 latas de areia peneirada
  • 2 sacos de areia refratária
  • Tijolos refratários
  • Lã de vidro
  • Tela fina
  • 1 kg de açúcar (diminui a incidência de rachaduras devido às altas temperaturas)

Como fazer Forno Iglu

O primeiro passo para fazer forno iglu em casa é construir uma base de concreto, cuja altura deve ser confortável para quem vai utilizar o forno. A base será a fundação para o forno, e as medidas vão variar conforme o tamanho desejado para o forno (pequeno, médio ou grande).

Forno Iglu
Fazendo a base (Foto: Reprodução Yvy Porá)

Junto à base, faça também o arco, que será a entrada do forno, utilizando madeirite ou ferragem. Em seguida, é a hora de erguer a estrutura do forno, colocando tijolo sobre tijolo e usando a massa para uni-los, até a altura desejada.

O passo seguinte é a construção da cúpula do forno, que já deve estar coberta de concreto. Coloque a lã de vidro e por cima dela disponha a tela fina, cobrindo a seguir com a mesma massa usada na estrutura.

Forno Iglu
Fazendo a cúpula do forno (Foto: Reprodução Noticiado)

Enquanto estiver fazendo a cúpula, não se esqueça de deixar espaço para a saída da chaminé (use uma lata de 10cm e sobre ela coloque a chaminé, de inox ou tubo galvanizado), fazendo-a com uma estrutura mais grossa. Por cima da chaminé você pode usar um chapéu chinês, caso queira.

Para finalizar, lixe e faça a limpeza do forno. Aguarde a secagem completa para fazer um pré-aquecimento e testá-lo.

Dicas importantes

Viu como não é muito difícil fazer forno iglu? Caso você tenha dificuldades ou não possua experiência com construção, o melhor é contratar um profissional especializado, para evitar qualquer tipo de problema.

Forno Iglu
O forno deve estar em local coberto (Foto: Reprodução Shopping Grill)

Após o forno ficar pronto, espere de um a dois dias para usá-lo pela primeira vez, e tenha sempre à mão acessórios como rodo para espalhar a brasa, luvas térmicas, termômetro para verificar a temperatura do forno (o ideal é que ela fique em torno de 400 graus) e pá para colocar e retirar as pizzas e outros pratos.

Forno Iglu
Você pode assar pizzas e muitas outras delícias nele (Foto: Pixabay)

Outras dicas são instalar o forno em ambientes cobertos e internos, preferencialmente, e ficar atento às rachaduras que podem aparecer com o tempo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *