Dicas para escolher bons terrenos para compra

Para construir a casa dos sonhos é necessário ter um terreno que seja proporcional as medidas que deseja construir. Por isso, devemos escolher um bom terreno para desenvolver o seu projeto de arquitetura. As ofertas de terreno são muitas, portanto, pesquise em sites de classificados de compra e venda de imóveis. Confira algumas Dicas para escolher bons terrenos para compra.

Dicas para comprar um bom terreno
Saiba como escolher um bom terreno para construir o seu imóvel.

Como escolher um bom terreno para compra

Antes de procurar um terreno, priorize suas pretensões futuras, pois as vezes compramos um terreno que não é o que realmente queremos e futuramente temos que trocar para realizar novas obras ou privar de fazer algo novo por falta de espaço. Ao procurar um terreno, defina o que realmente lhe importa, como por exemplo, o silêncio, a localização, a vista, o contato com a natureza, e outras prioridades. Todos esses detalhes facilitam para escolher um bom terreno e com certeza fará toda a diferença.

Como escolher bons terrenos para compra


Se precisar de ajuda, contrate um corretor de imóveis ou um arquiteto para se informar sobre as limitações legais tanto para um projeto de arquitetura como para a construção. Atente-se ao zoneamento que divide a cidade, ou seja, que define os espaços residências dos comerciais, industriais, entre outros. Se caso o seu terreno for dentro de um condomínio fechado, não se esqueça de conferir as regras do condomínio para ter saber o que você poderá fazer ou não dentro desse local.

É importante observar os aspectos físicos do terreno, ou seja, a topografia, qualidade do solo, encostas, proximidades das aguas, entre outros aspectos. Nunca compre um terreno, sem antes visita-lo para checar todas as informações. Se for possível, leve um engenheiro ou um arquiteto para avaliar o terreno com mais precisão. Suspeite de terrenos cujo preço são abaixo da média, pois se está barato é que porque algo está errado. Pesquise muito bem antes de fechar negócio.

Como escolher um bom terreno

Contrato de compra e venda do Terreno

Quando for comprar qualquer tipo de terreno, leia atentamente ao contrato de compra do terreno, é importante que o mesmo seja seguro e contenha cláusulas que descrevam exatamente o que foi combinado com o vendedor. No contrato deve ter os dados pessoais tanto do comprador como do vendedor. Lembre-se de registrar o contrato no Cartório de Registro de Imóveis, uma cópia é sua e a outra do vendedor.
Procure pagar em dia as prestações do seu terreno, se caso a compra for parcelada. Se a compra for a vista, você poderá ir até o Cartório de Registro de Imóveis e registrar a escritura do terreno em seu nome e depois, na prefeitura peça a alteração do imposto territorial para o seu nome, peça para que seja por escrito. Não se esqueça de levar os seus documentos pessoais, o contrato e os recibos no Tabelionato de Notas. Alguns vendedores podem cobrar taxa de minuta ou termo de quitação, se caso isso acontecer, não pague essa taxa e procure um órgão de defesa do consumidor.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *