Custo Total de Construção: Como calcular

Quando estamos construindo, seja qualquer obra, sempre temos que fazer um orçamento antes para saber quanto iremos gastar com a mesma. Mas ainda há quem tenha dúvidas de como calcular o custo total de construção e foi por isso que vamos falar um pouco mais sobre esse cálculo e sobre todos os processos que precisam ser executados para que o cálculo seja feito e de quais maneiras podem ser realizados.

Como calcular Custo Total de Construção

Como calcular Custo Total de Construção

Há alguns fatores que podem influenciar no seu cálculo, como por exemplo o custo do material de construção que geralmente sofre reajuste e para que o cálculo seja exato, é preciso que o preço seja verificado. Um dos cálculos que podemos utilizar para realizar o nosso custo de construção é a tabela CUB, conhecida também como Custo Unitário Básico ou podemos contratar um engenheiro ou arquiteto para realizar esses cálculos.
Uma forma bem simples e rápida para calcular o custo de uma construção é usando os dados do CUB que é uma pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil, conhecido pelas siglas Sinduscon. Esse sindicato é responsável por coletar todas as informações a respeito do preços de materiais de construção, variação de mão de obra, custos de impostos e custos de projetos com obras. Portanto é preciso prestar atenção do CUB de cada estado, pois os valores variam de um estado para o outro.

Custo de construção
Essa planilha CUB é excelente para ajudar muitas pessoas quando se trata de pesquisar os conhecimentos que são relativos a mão de obra, tais como obter um orçamento que seja mais próximo do real. O exemplo de cálculo CUB é o que temos abaixo. Damos o exemplo de tabela CUB de  897,89 reais.

O cálculo usado será:

Área x R1 (CUB) = Custo total da casa

95m² x 897,89 = R$ 85.299,55

Calcular o custo de uma construção com auxilio de engenheiro e/ou arquiteto

Para quem desejar, poderá contratar um profissional de arquitetura ou engenharia para auxiliar nesses cálculos. É muito simples, para isso o profissional deverá elaborar um projeto de construção, de acordo com a necessidade do proprietário do imóvel.  Como o profissional contratado será o da região, fica mais fácil de ter acesso a informações sobre o CUB, sobre os valores de materiais de construção, entre outros.

Custo de mão de obra

É importante fazer esse orçamento para obter um cálculo de quanto irá gastar com a sua obra. Para isso é preciso saber sobre o preço tanto de materiais de construção como da mão de obra utilizada. A Tabela CUB ou até mesmo o engenheiro e/ou arquiteto são essenciais para quem está pensando em construir sua casa própria. Antes de construir, pesquise também os materiais de construção para adquiri-los com um bom preço.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *