Cubas para Cozinha: 5 dicas para escolher a melhor opção

As cubas para cozinha são um acessório indispensável para tornar essa importante área do imóvel ainda mais bonita e funcional. Mas na hora de escolher a melhor opção para a sua a casa, é preciso levar em conta uma série de fatores e características.

Cubas para Cozinha
Cubas para Cozinha: 5 dicas para escolher a melhor opção (Foto: Reprodução internet)

A cuba deve ser simples ou dupla? Qual o melhor material? E o formato, influencia em alguma coisa? Essas são apenas algumas das dúvidas que podem aparecer na hora de construir ou reformar a cozinha.

Pensando em quem possui tais questionamentos a respeito da utilização deste acessório, preparamos 5 dicas para escolher a melhor opção de cubas para cozinha, que podem ajudar bastante a solucionar muitas dúvidas. Confira a seguir!

1- Escolhendo uma cuba simples

Existem diversos modelos de cubas para cozinhas, e entre eles o da cuba simples é o mais tradicional nas casas brasileiras. Ideal para as cozinhas pequenas, onde é preciso dividir o espaço do balcão com a pia, ela apresenta apenas um compartimento.

Cubas para Cozinha
Modelo simples (Foto: Reprodução internet)

Mesmo se tratando de uma versão mais compacta, ela pode trazer acessórios extras que facilitam a sua utilização, garantindo mais funcionalidade ao lavar louças, higienizar e preparar alimentos.

2- Quando a cuba dupla é a melhor opção

Já para cozinhas grandes e com bancada espaçosa, a melhor opção é a cuba dupla, modelo que traz dois compartimentos para oferecer mais conforto ao usar a pia, principalmente se a família é grande e usa muitas louças.

Cubas para Cozinha
Modelo duplo (Foto: Reprodução internet)

Essa versão permite separar as louças em cada pia ou então realizar duas atividades ao mesmo tempo, como lavá-las e higienizar os alimentos, caso haja duas torneiras na bancada. O modelo pode ser usado até em cozinhas pequenas, escolhendo a versão em que as cubas têm tamanhos diferentes.

Cubas para Cozinha
Cuba tripla (Foto: Reprodução internet)

Precisa de mais espaço? Há a cuba tripla, versão ainda mais funcional e uma ótima escolha para quem usa bastante a cozinha. Nesse caso, geralmente as cubas das extremidades são maiores, enquanto a parte central é reduzida, permitindo acabar com a bagunça da cozinha.

3- Escolhendo o modelo

Os formatos mais encontrados no mercado são a cuba redonda, que oferece um visual mais descolado para a cozinha, é ótima para usar nos cantos e prática para ganhar espaço, e o retangular, que comporta uma maior quantidade de louças.

Cubas para Cozinha
Cuba redonda (Foto: Reprodução internet)

Entre os modelos de cubas, vale destacar ainda as versões de sobrepor, semi-encaixe e embutir, que são as mais fáceis de instalar. Com relação ao material, a cuba de aço inox é a mais procurada.

4- Cuba com acessórios

Há diversos acessórios para cubas, que deixam o item muito mais prático, como o cesto coador (auxilia no escoamento da água das louças, no descongelamento dos alimentos, etc.), a tábua para ajudar na preparação de alimentos e até um triturador de alimentos.

Cubas para Cozinha
Acessórios para cubas (Foto: Reprodução internet)

Esses acessórios podem ser usados mesmo nas versões simples.

5- Verifique as instalações da sua cozinha

Entre as dicas para escolher cuba de cozinha, um lembrete importante é averiguar se o modelo desejado possui compatibilidade com as instalações da sua cozinha, como com o tampo da pia e se ele tem furo para torneira.

Cubas para Cozinha
O modelo deve ser compatível com a bancada (Foto: Reprodução internet)

Atenção também com o tamanho da cuba, que precisa ser compatível com as dimensões da sua bancada.

Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil escolher a melhor cuba para a sua cozinha.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *