Como fazer Alporquia: Passo a Passo

Antes de ensinar como fazer alporquia: passo a passo saiba que a alporquia trata-se de uma técnica usada na multiplicação das plantas que são usadas, na maior parte das vezes, em espécies que não tem uma facilidade de reprodução natural, com uso de estaquia. Quem aprende como fazer alporquia ganha em tempo de reprodução das plantas, pois apesar de ser uma técnica menos popular aqui no Brasil é eficiente.

Como fazer Alporquia Passo a Passo (Foto: Divulgação)

Como fazer Alporquia: Passo a Passo

A utilização da alorquia é recomendada em plantas que tem dificuldade de enraizar. Aprenda a fazer o passo a passo de uma alporquia e entenda como difundir a técnica:

Cuide do jardim com essa técnica (Foto: Divulgação)

Passo 1

Para começar o processo escolha um ramo de uma planta já na idade adulta. Esse raminho precisa ter entre 2 e 3 centímetros de diâmetro. A planta não pode ser também alguma que cresça muito.

Em primeiro lugar nós devemos escolher um ramo de uma planta adulta, um ramo que tenha de 2 a 3 centímetros de diâmetro, a não ser em plantas que naturalmente não cresçam muito.

Passo 2

Nesse galho você vai fazer o chamado “anelamento”, removendo a casca para que veja o caule interno. Deixe um anel de 3 a 5 cm, seguindo sempre o tamanho da planta escolhida.

Aprenda a fazer uma alporquia (Foto: Divulgação)

Passo 3

Essa parte anelada precisa ser coberta para que as raízes se desenvolva. O material tem que estar úmido e precisa ter o chamado substrato. Misture a ele o esterco com esfagno e serragem, como uma forma de auxiliar no momento que se matem a umidade. Algumas pessoas também usam hormônio em pó para ajudar no desenvolvimento da raiz.

Passo 4

Esse material precisa ser prendido com a ajuda de um plástico, ou até um pedaço de tecido.

Aprenda a cuidar melhor do seu jardim (Foto: Divulgação)

Passo 5

Quando a raiz começa a parecer de maneira razoável a base da planta deve ser cortada pouco a pouco. Se você fazer uso de um plástico para prender os substratos fica mais simples de verão longo do dia será possível cortar a base toda.

Passo 6

Passe a planta para um novo substrato aonde ela vai crescer e se desenvolver.

Agora que aprendeu como fazer a alporquia é só investir na plantação da sua casa.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *